Início > Noticias > Alunos do curso de Engenharia Civil realizam visita técnica na Dicico
Visita Técnica

Alunos do curso de Engenharia Civil realizam visita técnica na Dicico

Publicado: Segunda, 09 de Abril de 2018, 13h09 | Última atualização em Segunda, 09 de Abril de 2018, 13h09

No dia 04 de abril, quarta-feira, os alunos do 3º semestre do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Caraguatatuba, realizaram visita técnica na Dicico unidade Caraguatatuba. A visita foi conduzida pelo professor Samir Fagury, responsável pela disciplina Materiais de Construção I, sendo orientada pelo gerente da empresa, Sr. Masahide Nishikawa Junior e demais colaboradores da empresa.

A visita teve o objetivo de conhecer os diversos produtos de acabamento e equipamentos utilizados na construção civil comercializados pela Dicico, complementando os conhecimentos teóricos e práticos apresentados em classe nas disciplinas do curso. O professor responsável pela visita orientou os alunos quanto à importância do conhecimento acerca dos novos materiais e tecnologias na construção civil.

A Dicico unidade Caraguatatuba é uma empresa consolidada no mercado nacional de materiais de construção. Contando com diversas linhas de produtos desde materiais para acabamento, materiais elétricos, hidráulicos, cimentos e argamassas, tintas e vernizes, sendo assim, uma importante oportunidade para os alunos do curso conhecerem novidades na área da construção civil.

Inicialmente os alunos foram convidados a conhecer a sala de treinamento dos colaboradores, onde o gerente Masahide, que é ex-aluno do curso de Processos gerenciais do IFSP Câmpus Caraguatatuba, proferiu algumas orientações sobre a dinâmica de funcionamento da unidade de Caraguatatuba. Nesta oportunidade Masahide informou também que haverá uma ampliação na unidade, que atualmente conta com 1500m² de área funcional. Durante a visita, os alunos puderam conhecer uma grande variedade de produtos e suas aplicações. Os revestimentos cerâmicos geralmente causam dúvidas sobre aplicações com isso houve uma busca por informações sobre estes produtos com os colaboradores.

Como a visita foi realizada no período da disciplina Materiais de Construção I, ministrada pelo professor Samir Fagury, e o período da aula é limitado, infelizmente não houve tempo hábil para a turma conhecer todos os produtos da empresa, mas certamente todos tiveram a experiência de visitar uma das grandes lojas do ramo, percebendo a importância da oportunidade.

O professor Samir Fagury complementa dizendo que, "as visitas técnicas proporcionam aos alunos experiências práticas de vivência e interação com o meio profissional, e sob este prisma percebe-se a grande importância das visitas técnicas no processo de formação acadêmica dos estudantes, visto que as informações obtidas durante as visitas fixam-se como uma espécie de base de dados complementar ao entendimento da carga teórica aprendida em classe”.

O IFSP Câmpus Caraguatatuba, através dos professores do curso de Engenharia Civil, agradecem ao Gerente, Sr. Masahide Nishikawa Junior, e demais colaboradores da Dicico, a oportunidade da visita, e ensinamentos compartilhados com nossos alunos e futuros profissionais da região.

Fonte: Prof. Me. Samir Costa Fagury