CONSTRUÇÃO CIVIL

Alunos do Curso de Edificações fazem Visita Técnica à Ouro Preto

Publicado: Terça, 26 de Setembro de 2023, 17h16 | Última atualização em Terça, 26 de Setembro de 2023, 17h17

Alunos do Curso Técnico em Edificações do Campus Caraguatatuba do IFSP realizaram uma visita técnica nos dias 14, 15 e 16 de setembro à cidade histórica de Ouro Preto, em Minas Gerais.

Dentre as atividades da visita, destacaram-se: passeios guiados sobre a história e arquitetura do Centro histórico, visita à obra de restauro da Casa da Ópera, visita ao Palácio D´Ouro, tour guiado no Museu da Inconfidência, visita ao Parque e Casa dos Contos, visita à cidade de Mariana/ MG, além da visita em diversos prédios, igrejas históricas e emblemáticas da cidade, passando por inúmeras construções clássicas de época. A viagem contou até com um passeio noturno guiado, chamado de Caminhada Assombrada, com lendas urbanas curiosas e divertidas sobre a cidade.

De acordo com o Prof. Dr. Ricardo Abdalla, professor organizador, a visita é uma excelente oportunidade para que os alunos conheçam as técnicas vernaculares das edificações coloniais, bem como possam tomar contato com a expressão artística e cultural desse período, trazendo um diferencial e incremento à formação dos alunos. Segundo o Prof. Dr. Adriano Barbosa, coordenador do curso, a visita técnica permitiu uma importante imersão em história da arte e da arquitetura dentro dos propósitos disciplinares.

O evento está agendado para constar no calendário do campus junto aos cursos de Edificações e Engenharia Civil, a fim de continuar proporcionando periodicamente uma rica experiência teórico-prática aos alunos do campus.

Textos e Fotos: Prof. Adriano A R Barbosa e Prof. Ricardo A. Abdalla