Alunos de Engenharia Civil são aprovados em curso de mestrado

Publicado: Terça, 28 de Fevereiro de 2023, 12h09 | Última atualização em Terça, 28 de Fevereiro de 2023, 12h10

Dois alunos formandos de 2022 do curso de engenharia civil do Campus Caraguatatuba foram aprovados para o mestrado na Universidade Federal de São Carlos.

Os alunos Felipe Felix Silveira dos Santos e Urânia Tuan Cardozo, formandos do curso de Engenharia Civil do IFSP Campus Caraguatatuba, foram aprovados em primeiro lugar em seus respectivos subtemas de pesquisa no mestrado em Engenharia Civil na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).

Figura 1 – Discentes Urânia Cardozo e Felipe FelixFigura 1 – Discentes Urânia Cardozo e Felipe Felix

O mestrado acadêmico ou mestrado strictu sensu oferecido pela UFSCAR possui duração de dois anos e tem o objetivo de desenvolvimento, adaptação, avaliação de elementos, componentes e sistemas construtivos de edificações e infraestrutura, sempre com foco na racionalização, qualidade, desempenho, eficiência e economia de processos e produtos, contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento da Engenharia Civil brasileira.

Os alunos iniciaram o processo seletivo do mestrado em dezembro de 2022 e finalizaram em fevereiro de 2023, com a publicação dos classificados para matrícula. Todo o processo envolveu a análise de dois principais pontos, o desempenho dos alunos durante a graduação e o currículo acadêmico. O desempenho durante a graduação considera fatores como a média ponderada de notas das disciplinas na graduação e a universidade de origem. Já o currículo acadêmico dos candidatos considera a produção científica dos candidatos, ou seja, as publicações de artigos e/ou resumos em periódicos ou eventos e participações em congressos e eventos científicos, conforme os critérios específicos de pontuação pré-definidos em edital.

Ambos as alunos foram classificados para a área de concentração em construção civil com foco no estudo sistêmico da produção de edificações sob os aspectos de gestão, tecnologia e desempenho de sistemas construtivos, desenvolvimento de projetos, sistemas prediais, conforto ambiental e uso de materiais eco-eficientes na construção civil e na infraestrutura e ambiente urbano.

Figura 2 – Classificação dos estudantes em suas linhas de pesquisa.Figura 2 – Classificação dos estudantes em suas linhas de pesquisa.

O aluno Felipe Felix irá centralizar seu estudo dentro da área de gestão, tecnologia e sustentabilidade na construção civil, sobre a temática da Construção 4.0. A aluna Urânia Cardozo abordará em seus estudos a temática Construção Sustentável, com foco no gerenciamento de resíduos de construção e demolição.

A conquista dos alunos demonstra os resultados positivos do empenho e dedicação dos professores do curso de Engenharia Civil em garantir que os alunos egressos do curso estejam capacitados e aptos para exercer suas carreiras profissionais e acadêmicas.

Fonte: Discentes Urânia Cardozo e Felipe Felix, Prof. Elaine Barreto (Construção Civil – Caraguatatuba/SP)