Engenharia

Alunos de Engenharia Civil do IFSP CAR Apresentam Trabalhos no III CONGRESA

Publicado: Quarta, 25 de Agosto de 2021, 15h44 | Última atualização em Sexta, 09 de Setembro de 2022, 17h00

No dia 13 de agosto de 2021, os alunos do Curso de Bacharelado em Engenharia Civil do IFSP Câmpus Caraguatatuba (IFSP CAR) tiveram a oportunidade de apresentar os seus trabalhos no III Congresso de Engenharia Civil da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), de Mossoró, RN. Cinco grupos de alunos do IFSP CAR tiveram seus artigos aprovados para apresentação oral no evento, que ocorreu de forma virtual e transmitido ao vivo pelo canal da organização no YouTube. Uma banca de avaliadores participou do evento fazendo a arguição de cada trabalho apresentado.

O primeiro grupo do IFSP CAR a se apresentar foi o do aluno Vitor Villarrazzo, do trabalho intitulado “Análise de estudos de caso para drenagem urbana com adoção de medidas estruturais, não-estruturais e compensatórias” na temática do Meio Ambiente, com ênfase na drenagem urbana sustentável. O trabalho foi orientado pela Profª Drª. Vassiliki Boulomytis e teve coautoria dos seus colegas do 7º semestre: Thalita Panegasse Caporali, Alexandre Anastácio Koumoulentzos e Lucas Henrique Nascimento Araújo Silva;

Figura 1. Apresentação do aluno Vitor Villarrazzo.Figura 1. Apresentação do aluno Vitor Villarrazzo.

Em seguida foi a feita a apresentação da aluna do 5º semestre, Letícia Victoria Rodrigues Barbosa, orientada pela Profª Drª. Vassiliki Boulomytis, do trabalho intitulado “Análise do processo de internacionalização como subsídio ao ensino na área de recursos hídricos: caso do curso de engenharia civil do IFSP CAR”. Esse trabalho foi fruto de parte dos resultado obtidos no programa de iniciação científica da aluna do programa PIBIFSP 2021, referente às ações de internacionalização relacionadas à temática de recursos hídricos, as quais foram realizadas a partir de 2017 no curso de engenharia civil do IFSP CAR.

Figura 2: Apresentação da aluna Letícia Barbosa.Figura 2: Apresentação da aluna Letícia Barbosa.

Ainda na temática de saneamento ambiental, o grupo formado pelos alunos ao 7º semestre de engenharia civil, Ana Julia Vilar Vieira, Felipe Felix Silveira dos Santos, Leonan Malaguti Ferreira, Urânia Tuan Cardozo e Wagner Petterson dos Santos Junior, também orientados pela Profª Drª, Vassiliki Boulomytis, apresentou o artigo “Drenagem urbana: uma revisão das práticas e técnicas sustentáveis na gestão de águas pluviais”.

Figura 3. Apresentação da aluna Ana Julia Vilar.Figura 3. Apresentação da aluna Ana Julia Vilar.

O próximo grupo, composto pelos alunos Matheus Henrique Vieira Rocha, Lucas de Souza Santos e Lais Milene Mitsuko Afuso, sob a orientação da Profª Drª. Vassiliki Boulomytis, apresentou o artigo “Medidas de drenagem urbana: um panorama nacional e internacional”.

Figura 4. Apresentação do aluno Matheus Rocha.Figura 4. Apresentação do aluno Matheus Rocha.

A última apresentação dos alunos do IFSP CAR no evento, foi a do aluno Jocimir Matos da Silva (do 7º semestre), em coautoria com aluno Giovani Fonseca Ferreira (do 9º semestre) sob a orientação da Profª. Drª. Vassiliki Boulomytis O trabalho intitulado “Importância dos experimentos laboratoriais de hidráulica para a formação do aluno de engenharia” foi fruto da pesquisa do Programa de Iniciação Científica PIBIFSP 2020, que foi iniciada pelo aluno Giovani e finalizada pelo aluno Jocimir. Nele, os alunos discorrem sobre as atividades práticas realizadas no laboratório de hidráulica do IFSP CAR e sobre a importância destas atividades para a compreensão dos conceitos de hidráulica pelos alunos.

Figura 5. Apresentação do aluno Jocimir Matos.Figura 5. Apresentação do aluno Jocimir Matos.

Os trabalhos apresentados estão disponíveis no canal YouTube do III CONGRESA. Os artigos foram avaliados e aprovados para publicação nos Anais do III CONGRESA da Revista Atena.

Participar de um evento externo de âmbito nacional foi um grande desafio para todos os alunos de Engenharia Civil do IFSP CAR. Muitos alunos de graduação finalizam os seus cursos sem nunca passar por uma experiência tão enriquecedora como essa. Sendo assim, os professores da área de construção civil sentiram-se muito orgulhosos e parabenizam aos seus alunos pela coragem e ousadia.

Por fim, os alunos e professores do IFSP CAR agradecem imensamente à UFERSA pela oportunidade e pelo incentivo à produção de trabalhos acadêmicos com o nível de excelência exigido pelo evento.

Autores: Ana Julia Vilar Vieira e Profª Drª Vassiliki Terezinha Galvão Boulomytis