Início > Noticias > Alunos de eng.civil do IFSP-CAR em palestra técnica no Parque Estadual da Serra do Mar
Palestra Técnica

Publicado: Segunda, 25 de Junho de 2018, 11h43 | Última atualização em Segunda, 25 de Junho de 2018, 15h46

No dia 08 de junho de 2018, a Profª Vassiliki Boulomytis e os alunos de engenharia civil do IFSP Câmpus Cararaguatatuba participaram da palestra técnica sobre o programa municipal de coleta seletiva, ministrada pelo gestor ambiental Reinaldo Gomes, da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca da Prefeitura de Caraguatatuba (SMAAP). Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, a palestra foi realizada no Parque Estadual da Serra do Mar (PESM), o que propiciou uma grande oportunidade aos alunos que ainda não conheciam o local de apreciarem a beleza natural da exuberante Mata Atlântica.

Profª Vassiliki com os alunos no PESM.

A palestra contou com a presença de membros de diferentes setores da sociedade, os quais participaram ativamente do debate técnico sobre o Plano Municipal de Resíduos Sólidos e Coleta Seletiva. Além de aprimorar os seus conhecimentos na temática da palestra, os alunos verificaram como a atuação na área de engenharia civil é abrangente. Segundo o aluno Vitor da Cruz Santos, do 2º ano de engenharia civil, a palestra teve grande impacto na sua visão em relação à engenharia, pois não sabia que também poderia atuar no segmento de logística (área de transportes), muito importante no planejamento da coleta seletiva. O aluno também ressaltou a importância na educação dos futuros engenheiros em relação à preservação do meio ambiente e promoção de medidas visando a diminuição de resíduos.

Alunos na palestra de resíduos com o gestor ambiental Reinaldo Gomes, da SMAAP.

Descontração e aprendizado dos alunos após a palestra no PESM.
(Fonte: Arquivo pessoal da aluna Márcia Regina Correa Vieira Garcia)

Como parte da programação, a Profª Vassiliki e a maioria dos alunos deslocaram-se ao parque de bicicleta. Adicionalmente, as condições técnicas das ciclovias foram observadas para futura avaliação, em subsidio ao projeto de pesquisa nessa linha temática que vem sendo desenvolvido pela Profª Vassiliki, Prof Leandro Peixoto e pelos alunos Michele Kozoroski Alves de Almeida Torres e Gustavo Bicudo Letcooviski do 2º ano de engenharia civil.

Uso de bicicletas no trajeto sustentável ao PESM.

No projeto em questão pretende-se avaliar a desejada pegada ecológica no que se refere ao uso das bicicletas como alternativa sustentável para o transporte urbano. Conceitualmente, a pegada ecológica foi definida por Rees e Wackernagel (1996) como sendo um instrumento de medição do desenvolvimento sustentável em uma região. A partir desse método torna-se possível avaliar o impacto das atividades humanas no ambiente por meio da correlação entre o consumo de matéria-rima de um sistema populacional em uma determinada área ou água produtiva (CHAMBERS et al., 2000).

O escopo da atividade foi obtido com sucesso, pois além dos alunos aprimorarem o seu conhecimento na área de saneamento, também observaram a abrangência na atuação da futura profissão e de forma muito positiva contribuíram com a pesquisa técnico-cientifica dos colegas, em uma integração harmoniosa entre ensino, pesquisa e extensão.

Referências:

CHAMBERS, N.; SIMMONS, C.; WACKERNAGEL, M. Sharing Nature´s Interest: Ecological Footprints as an indicator of sustainability. London: Earthscan Publishing, 2000.

WACKERNAGEL, M; REES, W. Our ecological footprint: reducing human impact on the earth. 6. ed. Canada: New Society Pulishers, 1996.

Fonte: Profª Dra. Vassiliki Terezinha Galvão Boulomytis