Início > Noticias > Alunos de Eng. Civil do IFSP-CAR visitam as obras do Fórum de Caraguatatuba
Visita Técnica

Alunos de Eng. Civil do IFSP-CAR visitam as obras do Fórum de Caraguatatuba

Publicado: Terça, 23 de Abril de 2019, 11h08 | Última atualização em Terça, 23 de Abril de 2019, 11h08

Na tarde de 10 de abril de 2019, os alunos do quinto semestre do curso bacharelado em Engenharia Civil do IFSP - Campus Caraguatatuba realizaram uma visita técnica nas obras do Fórum Estadual, localizado no bairro Indaiá.

Acompanhados e orientados pelos professores de área, Elaine Barreto e João Bittencourt, os alunos foram recebidos na entrada do empreendimento (com o terreno já cercado e isolado) pelo simpático Sr. Severino, que explanou algumas considerações cotidianas iniciais da obra.

Ressalta-se que a obra do Fórum estava paralisada desde 2014, após complicações com a antiga empresa terceirizada. Sendo assim, abriu-se uma nova licitação possuindo a empresa JHD Construções e Comércio Ltda. como vencedora, que terá 18 meses para a execução do empreendimento.

O novo Fórum de Caraguatatuba terá mais de 5 mil m² de construção, que será dividida em três pavimentos. Até o presente momento a obra se encontra na fase de implementação dos pilares e vigas pré-moldados. Tal fase teve início em outubro de 2018 e possui ainda o desafio da utilização ou não da estrutura de fundação pré-existente das obras paradas em 2014, este ponto está em análise pela equipe de engenharia da JHD. O uso de pré-moldados foi uma estratégia pensada em relação à economia de tempo de construção, que no fim das contas resulta em uma economia no preço final.

Implementação dos pilares e vigas pré-moldados.

É importante destacar que a Açovia (empresa responsável pelos pré-moldados) possui trabalho de implementar 78 estacas a uma profundidade média de 20m (previsto em projeto), contando com um terreno de 70cm acima do nível da calçada, cota que foi definida levando em conta o volume de chuvas na região caraguatatubense.

Todos estes fatos foram explicados pelo Encarregado da Obra Sr. Santana, que recebeu a turma juntamente com Sr. Severino.

O Sr. Santana conta hoje com um efetivo de oito funcionários, todavia em 2 a 3 meses contará com um contingente de 60 a 70 pessoas envolvidas no canteiro de obra.

A visita no empreendimento do Fórum foi de extrema importância para que os alunos visualizassem na prática os conhecimentos de Topografia e de Mecânica dos Solos, além de demais áreas exploradas no curso de Engenharia Civil. É nítido o desejo dos alunos visitantes de voltar em breve às obras do Fórum para acompanhar as demais fases que estão por vir.

Visita às obras do Fórum, à esquerda o Sr. Severino e ao seu lado o Sr. Santana.

Fonte: Andrews da S. Gouvea - Bacharelando em Engenharia Civil – 5º Semestre