Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > Noticias > Alunos de Eng. Civil apresentam no 10º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos
Início do conteúdo da página
Fórum Internacional

Alunos de Eng. Civil apresentam no 10º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos

Publicado: Quinta, 04 de Julho de 2019, 13h00 | Última atualização em Quinta, 04 de Julho de 2019, 13h01

De 12 a 14 de junho de 2019, os alunos do 2º ano de Engenharia Civil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Câmpus Caraguatatuba, Cláudia dos Santos Paulino, Leonan Malaguti Ferreira, Rafael Ferreira de Morais, Victor Vagetti Santos e Urânia Tuan Cardozo, participaram do 10º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos (FIRS), realizado em João Pessoa, Paraíba.

 

Figura 1: Alunos Leonan, Urânia, Cláudia, Rafael e Victor (da esquerda para a direita na 10ª edição do FIRS, em João Pessoa, PB.

 

O FIRS vem sendo realizado desde 2007, e tem como objetivo principal apresentar métodos, tecnologias e boas práticas de redução, reuso, reciclagem, tratamento e disposição de resíduos sólidos, além de promover a discussão sobre as políticas de saneamento atualmente empregadas. O grupo organizador tem a cooperação acadêmica entre docentes da Universidade de Brasília (UnB), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Para o evento, os trabalhos de pesquisa realizados no IFSP CAR, foram aceitos para apresentação e publicação nos anais do evento (que em breve estarão disponíveis aqui. Os artigos apresentados no 10º FIRS foram os seguintes:

 

1)    ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DO SANEAMENTO BÁSICO NO LITORAL NORTE À LUZ DOS PLANOS DE SANEAMENTO MUNICIPAIS - de Rafael Ferreira de Morais, Victor Vagetti Santos, Fernanda Rodrigues Marcondes, orientados pela Profa. Dra. Vassiliki T. G. Boulomytis.

 

Figura 2: Alunos Rafael e Victor na apresentação do seu trabalho de pesquisa no 10º FIRS.

 

2)    GESTÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM CARAGUATATUBA, SÃO PAULO - de Urânia Tuan Cardozo, Leonan Malaguti Ferreira, Cláudia dos Santos Paulino, orientados pelo Prof. Me. Samir Fagury e pela Profa. Dra. Vassiliki T. G. Boulomytis.

 

Figura 3: Alunos Cláudia, Urânia e Leonan na apresentação do seu trabalho de pesquisa no 10º FIRS.

 

3) PANORAMA DO SANEAMENTO BÁSICO DO MUNICÍPIO DE ILHABELA - de Cláudia dos Santos Paulino, orientada pela Profa. Dra. Vassiliki T. G. Boulomytis.

Segundo as alunas Cláudia Paulino e Urânia Cardozo, a participação do evento foi uma experiência enriquecedora, pois além de aprimorarem os seus conhecimentos na área de saneamento, particularmente no seguimento de gestão de resíduos sólidos, foi possível ampliarem a sua rede de contatos com estudantes, professores e profissionais renomados, que vêm atuando em diversas localidades nacional e internacionalmente. Urânia relata que, atualmente, ela se sente ainda mais estimulada para levar à diante a sua pesquisa acadêmica. Já para Cláudia,  a vivência de pesquisar, escrever, apresentar e assistir a apresentação de outros trabalhos, lhe trouxe um aprimoramento significativo, tanto no quesito pessoal como no profissional.

 

Figura 4: Aluna Cláudia na apresentação do seu trabalho de pesquisa no 10º FIRS.

 

Para angariar fundos, visando a participação no evento, os alunos realizaram a Noite do Cachorro Quente no dia 06 de junho de 2019 no IFSP CAR. As vendas foram um sucesso e já contribuíram com algumas das suas despesas. Para a compra de mantimentos para a Noite do Cachorro Quente e confecção dos banners para apresentarem no evento, os alunos contaram com a colaboração de diversos professores da área de Construção Civil (Elaine, Emerson, Jéssica, Jonathan, José Américo, Júlio, Nicole, Vassiliki e Samir, que atualmente atua no Câmpus Jacareí).

 

Figura 5: Profª Vassiliki e seus alunos durante a Noite do Cachorro Quente.

 

A Pedreira Massaguaçú, que sempre recebe com muita satisfação os alunos de engenharia civil e edificações em visitas técnicas, atua regularmente em parceria com o IFSP CAR, e contribuiu significativamente com o custeio de parte da missão acadêmica dos alunos envolvidos.

Novas atividades serão realizadas a partir do retorno das férias, para ajudar a cobrir o restante das despesas que os alunos tiveram durante a viagem. A prestação de contas vem sendo repassada para a orientadora, Profa. Dra. Vassiliki Boulomytis, e será apressentada para os professores de construção civil na primeira reunião de área de agosto de 2019. Os alunos participantes agradecem imensamente pelo apoio de todos os colaboradores.

Autoria: Profa. Dra. Vassiliki Terezinha Galvão Boulomytis

registrado em:
Fim do conteúdo da página