Física

Alunos da Licenciatura realizaram uma oficina sobre Física Aeroespacial

Publicado: Quinta, 31 de Outubro de 2019, 15h47 | Última atualização em Quinta, 31 de Outubro de 2019, 15h49

Em 22 de outubro de 2019, pela noite, entre 21h e 22h30, quatro alunos do 2º semestre do curso de Licenciatura em Física do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Yeté Abunã Marques Labarca, André da Silva Mendes, Vinicius Amaral Sousa Abrahão e Higor Felipe Gonçalves de Arruda – realizaram uma oficina educacional intitulada “Conhecimentos de Física Aeroespacial”, durante a 3ª Jornada da Licenciatura em Física que aconteceu concomitantemente à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2019 do IFSP-Caraguatatuba. Esses quatro estudantes são orientados em projetos de pesquisa e de extensão pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba).

Yeté em uma apresentação durante a oficina Conhecimentos de Física AeroespacialYeté em uma apresentação durante a oficina Conhecimentos de Física Aeroespacial

Yeté Abunã Marques Labarca atualmente é bolsista de iniciação científica no projeto de pesquisa “Física, Tecnologia e Satélites Artificiais: Tecnociência na educação” com bolsa PIBITI do CNPq. André da Silva Mendes é bolsista do projeto de extensão “Apresentações Científicas e Culturais” com bolsa custeada pela coordenação de extensão do cãmpus de Caraguatatuba do IFSP. Vinicius Amaral Sousa Abrahão é bolsista do projeto de extensão “Cinedebate” com bolsa custeada pela Pró-Reitoria de Extensão do IFSP. Higor Felipe Gonçalves de Arruda é orientado de forma voluntária pelo professor Ricardo Plaza em atividades de divulgação científica e de pesquisa relacionadas à astrofísica das galáxias, além de ser bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba.

André em apresentação durante a oficina Conhecimentos de Física AeroespacialAndré em apresentação durante a oficina Conhecimentos de Física Aeroespacial

Essa oficina pedagógica teve como público alvo os estudantes das turmas do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. Para ser viabilizada ela ocorreu na sala 209 do prédio do IFSP-Caraguatatuba, sala esta que está equipada com muitos computadores que puderam ser usados pelos alunos inscritos para participar da oficina.

Vinicius expõe ideia a respeito da força da gravidade durante a oficinaVinicius expõe ideia a respeito da força da gravidade durante a oficina

Nesta oficina foram trabalhados conhecimentos de física aeroespacial relacionados às tecnologias e à ciência envolvida no estudo de satélites, foguetes e sondas espaciais, bem como sobre a história da ciência associada à corrida espacial da segunda metade do século XX.

Higor em apresentação durante a oficina Conhecimentos de Física AeroespacialHigor em apresentação durante a oficina Conhecimentos de Física Aeroespacial

Para coletar dados e motivar discussões interessantes os participantes tiveram que responder a um questionário do tipo “quiz” pelo “Kahoot!”, uma plataforma de aprendizado baseada em jogos e que é usada como tecnologia educacional em instituições de ensino. Alguns dos participantes após o final da oficina relataram que ela foi bastante produtiva no que diz respeito às condições de aprendizagem que propiciou.

Yeté, Higor, Vinicius, André e professor RicardoYeté, Higor, Vinicius, André e professor Ricardo

Atividades educacionais deste tipo são realizadas pela equipe de bolsistas do IFSP-Caraguatatuba orientados pelo professor Ricardo Plaza e estão abertas também para a comunidade de alunos de escolas de educação básica da região do litoral norte paulista e municípios situados nas proximidades. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas escolas participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.