Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Alunos da Física realizaram apresentações educacionais na Escola Bernardino

Publicado: Sexta, 11 de Outubro de 2019, 19h10 | Última atualização em Sexta, 11 de Outubro de 2019, 19h14

Na manhã do dia 07 de outubro de 2019, segunda-feira, entre 10h00 e 12h20, quatro estudantes do curso de Licenciatura em Física do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) estiveram presentes na Escola Estadual Antônio Alves Bernardino, localizada no bairro do Tinga, no município de Caraguatatuba, na qual realizaram apresentações educacionais sobre diferentes temas científicos, acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) que orienta as suas atividades de extensão, ensino e pesquisa.

Foto: Alunos da Escola Bernardino assistem as apresentações realizadasFoto: Alunos da Escola Bernardino assistem as apresentações realizadas

Estas atividades foram realizadas pelo bolsista do projeto de extensão “Cinedebate” Vinicius Amaral Sousa Abrahão, pelo bolsista do projeto de extensão “Apresentações Científicas e Culturais” André da Silva Mendes, pela bolsista de iniciação científica Amanda Gabriela Ribeiro (que tem uma bolsa PIBIFSP no projeto intitulado “Atividades educacionais sobre Cultura e Ciência como ferramentas para refletir sobre diferentes formas de preconceitos”) e pela bolsista de iniciação científica Nicoli Rocha Santos (que tem uma bolsa PIBIFSP no projeto intitulado “Vídeos de curta duração como ferramentas educacionais contra discursos de ódio e fake news”), todos eles orientados pelo professor Ricardo Plaza.

Foto: Ricardo, Amanda, Nicoli, André e ViniciusFoto: Ricardo, Amanda, Nicoli, André e Vinicius

Estas atividades educacionais foram organizadas a partir do contato estabelecido previamente entre o professor Ricardo Plaza e a diretora da escola Bernardino, Lenira Ferreira Gomes Redondaro. A atividade teve também o apoio do professor Osmar Ramos da Silva (coordenador) e da professora Suely Cristina dos Santos (mediadora).

Foto: Professores Osmar, Lenira e RicardoFoto: Professores Osmar, Lenira e Ricardo

O professor Ricardo Plaza, ao chegar com a sua equipe de bolsistas na Escola Bernardino, teve a oportunidade de visitar a sala dos professores, na qual pode explicar rapidamente a respeito das atividades que seriam realizadas pelos seus orientados após o intervalo de aulas do período matutino.

 Foto: Professor Ricardo com docentes da Escola Bernardino, na sala dos professores Foto: Professor Ricardo com docentes da Escola Bernardino, na sala dos professores

Assistiram as apresentações diversos alunos selecionados de diferentes classes da Escola Bernardino a partir de seus maiores interesses por ciência. Durante todo o período em que estiveram presentes nas palestras, esses alunos manifestaram uma grande curiosidade por temas científicos os mais variados possíveis.

Foto: Amanda juntamente com a professora SuelyFoto: Amanda juntamente com a professora Suely

 O professor Ricardo Plaza antes do início das apresentações fez um breve relato da história e dos cursos existentes no câmpus de Caraguatatuba do IFSP, ressaltando que essa é uma instituição voltada para jovens que gostam de estudar.

Foto: Alunos presentes vistos dos fundos da sala, durante uma das palestrasFoto: Alunos presentes vistos dos fundos da sala, durante uma das palestras

Durante as apresentações foram apresentados aos alunos da Escola Bernardino alguns experimentos de física, como o globo de plasma, de modo a destacar o caráter experimental desta ciência.

Foto: Alunos da Escola Bernardino interagem com um globo de plasmaFoto: Alunos da Escola Bernardino interagem com um globo de plasma

A primeira apresentação da manhã foi feita pelo estudante da licenciatura em física Vinicius Amaral que teve como eixo temático a “Matéria Escura”, um dos grandes enigmas existentes sem respostas definitivas na área de astrofísica nos dias atuais.

Foto: Vinicius em sua apresentação na Escola BernardinoFoto: Vinicius em sua apresentação na Escola Bernardino

A segunda apresentação foi realizada pela estudante de licenciatura em Física Nicoli Santos e teve como título “Alan Turing: Ciência, História e Homofobia”; no seu transcorrer, foi explicada a importância do matemático Alan Turing na história da computação em meados do século XX, com um especial destaque sobre como ele foi vítima de preconceitos devido à sua homossexualidade. Durante a sua apresentação, Nicoli exibiu o vídeo de animação de 6 minutos intitulado “Alan Turing – Traído pelo país que salvou!” que está disponível para ser assistido no link <https://www.youtube.com/watch?v=YDZHMyztjUo&t=22s>, no canal “Educação Científica IFSP-Caraguatatuba” do Youtube.

Foto: Nicoli em sua apresentação na Escola BernardinoFoto: Nicoli em sua apresentação na Escola Bernardino

A terceira apresentação da manhã foi realizada pela estudante de licenciatura em física Amanda Ribeiro que fez uma introdução à área de pesquisa da Astrobiologia que estuda as possibilidades de existência de vida fora da Terra a partir de evidências experimentais e usando-se o método científico.

Foto: Amanda na sua apresentação na Escola BernardinoFoto: Amanda na sua apresentação na Escola Bernardino

A última apresentação desta manhã foi feita pelo estudante da licenciatura em física André Mendes que teve como eixo temático o estudo dos conceitos e leis da física presentes em diversos esportes, tais como o futebol e o basquete.

Foto: André em sua apresentação na Escola BernardinoFoto: André em sua apresentação na Escola Bernardino

Ao final da manhã, após as apresentações, alguns dos estudantes do IFSP (Vinicius, Amanda e Nicoli), juntamente com o professor Ricardo Plaza, almoçaram na própria Escola Bernardino, a convite da direção da instituição; eles agradeceram muitos os gestores e professores da Bernardino pelo apoio dado para a organização deste evento de divulgação científica.

Foto: André, Amanda, Nicoli e Vinicius em frente à Escola BernardinoFoto: André, Amanda, Nicoli e Vinicius em frente à Escola Bernardino

Alguns alunos da Escola Bernardino procuraram os membros da equipe do IFSP para fazer perguntas e esclarecer algumas dúvidas, após as apresentações de encerrarem. Dentre eles, o aluno Weslley Henrique manifestou um grande interesse pelos temas abordados nas palestras e foi convidado – assim como ocorreu com os seus outros colegas presentes – a visitar o IFSP-Caraguatatuba; o professor Ricardo Plaza inclusive salientou que se ele quisesse poderia assistir algumas de suas aulas como “ouvinte” de modo a compreender melhor como funcionam os cursos superiores do IFSP.

Foto: Weslley Henrique juntamente com o professor Ricardo PlazaFoto: Weslley Henrique juntamente com o professor Ricardo Plaza

Estas são atividades de educação e divulgação científica que projetos de iniciação científica e os projetos de extensão “Cinedebate” e “Apresentações científicas e culturais” do IFSP-Caraguatatuba propiciam para a comunidade de alunos de escolas da região do litoral norte paulista e municípios situados nas proximidades. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas escolas participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página