Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Ciência na Escola

Alunos da Física realizaram apresentações científicas na Escola Maria Ester

Publicado: Segunda, 30 de Setembro de 2019, 15h38 | Última atualização em Segunda, 30 de Setembro de 2019, 15h39

Na manhã do dia 23 de setembro de 2019, segunda-feira, pela manhã, entre 10h00 e 12h20, quatro estudantes do curso de Licenciatura em Física do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) estiveram presentes na Escola Estadual Professora Maria Ester das Neves Dutra Damasio, localizada no Morro do Algodão, no município de Caraguatatuba, na qual realizaram atividades educacionais de extensão de divulgação científica, acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) que orienta as suas atividades de extensão, ensino e pesquisa.

Foto: Alunos da Escola Maira Ester assistem as apresentações realizadasFoto: Alunos da Escola Maira Ester assistem as apresentações realizadas

Estas atividades foram realizadas pelos bolsista do projeto de extensão “Cinedebate” Vinicius Amaral Sousa Abrahão, pelo bolsista do projeto de extensão “Apresentações Científicas e Culturais” André da Silva Mendes e por Higor Felipe Gonçalves de Arruda e Amanda Gabriela Ribeiro, estudantes que estão participando de forma voluntária das atividades de divulgação científica realizadas pelo grupo de alunos orientados pelo professor Ricardo Plaza.

Foto: André, Amanda, Vinicius, Higor e professor Ricardo PlazaFoto: André, Amanda, Vinicius, Higor e professor Ricardo Plaza

Estas atividades educacionais foram organizadas a partir do contato estabelecido previamente entre o professor Ricardo Plaza e a professora Eliane Conceição de Souza Stoppa que é coordenadora na Escola Maria Ester. A professora Eliane Stoppa tem sido uma parceira das atividades de divulgação científica realizadas pelos estudantes do IFSP-Caraguatatuba, o que tem colaborado para que as ações realizadas ajudem a ampliar o interesse por temas científicos entre os alunos da Escola Maria Ester. Além disso, é importante lembrar que a Escola Maria Ester também é uma escola parceira do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, com estudantes de graduação deste curso colaborando com as aulas ministradas nessa instituição pelo professor de física Roberto Galvani Felipe.

Foto: Professores Eliane e RicardoFoto: Professores Eliane e Ricardo

Ao chegarem na Escola, a equipe constituída pelos estudantes do IFSP-Caraguatatuba e pelo professor Ricardo Plaza foi recebida pela professora Eliane Stoppa e pela vice-diretora da instituição, professora Alessandra Mendes da Silva.

Foto: Professores Ricardo e AlessandraFoto: Professores Ricardo e Alessandra

O professor Carlos Bruno Pereira Andrade, docente da Escola Maria Ester, também esteve com os estudantes do IFSP, logo após a sua chegada, externando o seu apoio às atividades que seriam realizadas durante a manhã.

Foto: Professores Ricardo Plaza e Carlos BrunoFoto: Professores Ricardo Plaza e Carlos Bruno

Os estudantes do IFSP-Caraguatatuba foram encaminhados para uma sala equipada com diversos computadores, projetor datashow e caixa de som, bastante adequada para as apresentações que aconteceram. Este já o terceiro ano consecutivo em que a equipe de extensionistas orientados pelo professor Ricardo Plaza realiza atividades educacionais na Escola Maria Ester; em 2017 e 2018 foram realizadas palestras do mesmo gênero que tiveram também um impacto muito positivo junto aos alunos dessa escola. O IFSP agradece pelo espaço concedido para atividades como estas que têm o objetivo de despertar o interesse dos alunos da educação básica por estudar e se aprofundar em temas científicos. Antes do início das apresentações, no horário do intervalo das aulas da manhã, o professor Ricardo Plaza esteve na sala dos professores e explicou rapidamente aos docentes da Escola Maria Ester quais os assuntos que das quatro apresentações realizadas pelos estudantes de física sob a sua orientação.

Foto: Professor Ricardo com docentes da Escola Maria Ester na sala dos professoresFoto: Professor Ricardo com docentes da Escola Maria Ester na sala dos professores

Os gestores e professores da escola Maria Ester selecionaram os alunos de turmas do primeiro ano do ensino médio e do nono ano do ensino fundamental que participaram destas atividades.

Foto: Professor Carlos Bruno com alunos da Escola Maria Ester que assistiram as apresentaçõesFoto: Professor Carlos Bruno com alunos da Escola Maria Ester que assistiram as apresentações

No início, antes das apresentações, o professor Ricardo Plaza apresentou os quatro estudantes de física presentes e explicou um pouco acerca do IFSP e de seus cursos superiores e técnicos.

Foto: Alunos da Escola Maria Ester durante as apresentaçõesFoto: Alunos da Escola Maria Ester durante as apresentações

A primeira apresentação da manhã foi feita pelo estudante de física Higor de Arruda e teve como tema central o estudo das galáxias, de suas características e da forma como elas são formadas.

Foto: Apresentação de Higor na Escola Maria EsterFoto: Apresentação de Higor na Escola Maria Ester

A segunda apresentação da manhã coube à estudante de física Amanda Ribeiro que versou sobre Astrobiologia, o estudo científico das possibilidades de existência de vida fora da Terra.

Foto: Apresentação de Amanda na Escola Maria EsterFoto: Apresentação de Amanda na Escola Maria Ester

A terceira apresentação da manhã foi realizada pelo estudante de física Vinicius Abrahão que teceu algumas considerações a respeito da matéria escura, um dos grandes mistérios da atualidade na área da astrofísica.

Foto: Apresentação de Vinicius na Escola Maria EsterFoto: Apresentação de Vinicius na Escola Maria Ester

A quarta e última apresentação foi feita pelo estudante de física André Mendes que basicamente abordou os conceitos de física relacionados a diferentes prática esportivas, tais como o futebol, o basquete e competições (como corridas) de atletismo.

Foto: Apresentação de André na Escola Maria EsterFoto: Apresentação de André na Escola Maria Ester

Ao final da manhã, após as apresentações, os estudantes do IFSP, bem como o professor Ricardo Plaza, almoçaram na própria instituição escolar visitada; eles agradeceram imensamente os gestores, professores e estudantes da Escola Maria Ester pela recepção e pelo espaço concedido para estas atividades de divulgação que são importantes para a valorização de áreas científicas como a física e a astronomia.

Estas são atividades de educação e divulgação científica que os projetos de extensão “Cinedebate” e “Apresentações científicas e culturais” do IFSP-Caraguatatuba propiciam para a comunidade de alunos de escolas da região do litoral norte paulista e municípios situados nas proximidades. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas escolas participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página