Alunos da Física realizaram apresentações científicas na Escola Avelino
Na manhã do dia 17 de setembro de 2019, terça-feira, entre 10h e 12h20, os estudantes universitários Yeté Abunã Marques Labarca, Nicoli Rocha Santos, Vinicius Amaral Sousa Abrahão e Higor Felipe Gonçalves de Arruda, do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), realizaram quatro apresentações científicas e educacionais na Escola Estadual Avelino Ferreira, localizada no bairro Porto Novo, no município de Caraguatatuba. Todos eles estudam no 2º semestre do curso de Licenciatura em Física e foram à escola Avelino acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) que orienta as suas atividades de pesquisa, extensão e ensino no âmbito do IFSP.
Os estudantes do IFSP-Caraguatatuba orientados pelo professor Ricardo Plaza realizaram essas atividades educacionais e científicas na Escola Avelino tendo como um de seus objetivos, o de estimular os alunos secundaristas desta escola para a continuidade de seus estudos em nível de graduação após a conclusão do ensino médio.
Essas atividades foram agendadas a partir do contato que a professora Graziela Pinheiro Alves da Escola Avelino realizou com o professor Ricardo Plaza, ainda no mês de agosto de 2019. Após este contato ficou definido que quatro estudantes da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba iriam à Escola Avelino para realizar apresentações de caráter científico, nos moldes daquelas que tinham sido realizadas em 2018.
Ao chegarem na Escola Avelino, a equipe de estudantes universitários do IFSP foi recebida inicialmente pela professora Kely Cristina Cordeiro que os conduziu pelo prédio da instituição.
Durante o intervalo das aulas do período matutino, a equipe do IFSP-Caraguatatuba ficou na sala dos professores da Escola Avelino onde eles puderam conversar com diversos professores.
Em particular, eles dialogaram com os professores Perla Martins (de filosofia) e Edilton Nascimento (de português) que foram bastante gentis e, inclusive, forneceram orientações a respeito da escola e dos seus alunos.
Os cerca de 30 estudantes selecionados para a atividade foram encaminhados para uma sala com uma tela grande de televisão que foi usada pelos graduandos do IFSP para projetar imagens e vídeos de suas apresentações.
Antes das quatro apresentações iniciarem-se, o professor Ricardo Plaza apresentou a equipe de licenciandos em física presente e explanou um pouco sobre os cursos que existem no câmpus de Caraguatatuba do IFSP, bem como sobre a forma como ocorre a seleção de alunos desses cursos.
A primeira apresentação da manhã foi realizada pelo estudante Yeté Labarca e abordou a área da Física Aeroespacial. Yeté apontou quem foram alguns dos pioneiros dessa área e explicou como ocorreu a corrida espacial no século XX. Adicionalmente, foi apresentada a diferença existente entre satélite espacial e sonda espacial, bem como foi analisado como se dão as órbitas de satélites em torno da Terra. Yeté é bolsista de iniciação científica com bolsa financiada pelo CNPq (bolsa PIBITI) no projeto de pesquisa intitulado “Física, Tecnologia e Satélites Artificiais: Tecnociência na educação”.
A segundo apresentação da manhã foi realizada pelo estudante Higor Arruda e teve como tema central o estudo das galáxias. Higor procurou explicar o que são galáxias e como elas podem ser classificadas. Além disso, ele abordou um pouco das características da nossa galáxia (a Via Láctea) e da galáxia mais próxima da nossa (a galáxia de Andrômeda) que está situada a uma distância de cerca de 2,5 milhões de anos-luz de nós. Higor está atualmente desenvolvendo um trabalho de investigação sobre divulgação e educação científica em astrofísica, particularmente no estudo das características e propriedades das galáxias.
A terceira apresentação dessa manhã foi feita pelo estudante Vinicius Amaral e versou sobre a chamada matéria escura, um dos maiores mistérios da astrofísica atual. Vinicius tratou dos estudos de cientistas como Fritz Zwicky e Vera Rubin (ao longo do século XX) que levaram à conclusão de que haveria uma quantidade faltante de matéria que provocava efeitos gravitacionais mensuráveis, mas que não era observada por qualquer tipo de interação eletromagnética. Vinicius é bolsista do projeto de extensão “Cinedebate” sob a orientação do professor Ricardo Plaza.
A quarta e última apresentação dessa manhã foi realizada pela estudante Nicoli Santos e teve como tema básico a Teoria do Big Bang. Nicoli explicou como esse paradigma científico foi sendo construído e se consolidando desde a primeira metade do século XX, a partir dos trabalhos de cientistas como Georges Lemaitre, Edwin Hubble e George Gamow. Nicoli está desenvolvendo pesquisas sobre divulgação científica em astrofísica e cosmologia sob a orientação do professor Ricardo Plaza.
Antes que o evento terminasse, os professores Ricardo e Graziela, juntamente com os alunos de ensino médio da Escola Avelino e os estudantes de graduação do IFSP-Caraguatatuba, tiraram uma foto em conjunto.
Após o final das atividades, alguns alunos da Escola Avelino procuraram os membros da equipe do IFSP presentes para obterem maiores esclarecimentos acerca dos temas abordados: este foi, por exemplo, o caso dos estudantes Natan Oliveira e Vasti Vasconcelos que se mostraram muito interessados por temas de áreas científicas, em geral.
Estas são atividades de educação, extensão e divulgação científica que a equipe de bolsistas e voluntários do IFSP-Caraguatatuba orientados pelo professor Ricardo Plaza propicia para a comunidade de alunos de escolas da região do litoral norte paulista e municípios situados nas proximidades. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas escolas participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.
Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira
Redes Sociais