Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Física

Alunos da Física realizaram apresentações científicas na Escola Avelino

Publicado: Terça, 24 de Setembro de 2019, 15h52 | Última atualização em Terça, 24 de Setembro de 2019, 15h53

Na manhã do dia 17 de setembro de 2019, terça-feira, entre 10h e 12h20, os estudantes universitários Yeté Abunã Marques Labarca, Nicoli Rocha Santos, Vinicius Amaral Sousa Abrahão e Higor Felipe Gonçalves de Arruda, do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), realizaram quatro apresentações científicas e educacionais na Escola Estadual Avelino Ferreira, localizada no bairro Porto Novo, no município de Caraguatatuba. Todos eles estudam no 2º semestre do curso de Licenciatura em Física e foram à escola Avelino acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) que orienta as suas atividades de pesquisa, extensão e ensino no âmbito do IFSP.

Ricardo, Higor, Yeté, Vinicius e Nicoli na entrada da Escola AvelinoRicardo, Higor, Yeté, Vinicius e Nicoli na entrada da Escola Avelino

Os estudantes do IFSP-Caraguatatuba orientados pelo professor Ricardo Plaza realizaram essas atividades educacionais e científicas na Escola Avelino tendo como um de seus objetivos, o de estimular os alunos secundaristas desta escola para a continuidade de seus estudos em nível de graduação após a conclusão do ensino médio.

Alguns dos alunos da Escola Avelino presentes nas apresentaçõesAlguns dos alunos da Escola Avelino presentes nas apresentações

Essas atividades foram agendadas a partir do contato que a professora Graziela Pinheiro Alves da Escola Avelino realizou com o professor Ricardo Plaza, ainda no mês de agosto de 2019. Após este contato ficou definido que quatro estudantes da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba iriam à Escola Avelino para realizar apresentações de caráter científico, nos moldes daquelas que tinham sido realizadas em 2018.

Professores Ricardo e GrazielaProfessores Ricardo e Graziela

Ao chegarem na Escola Avelino, a equipe de estudantes universitários do IFSP foi recebida inicialmente pela professora Kely Cristina Cordeiro que os conduziu pelo prédio da instituição.

Professores Ricardo e KelyProfessores Ricardo e Kely

Durante o intervalo das aulas do período matutino, a equipe do IFSP-Caraguatatuba ficou na sala dos professores da Escola Avelino onde eles puderam conversar com diversos professores.

Professor Ricardo junto com docentes na sala dos professores da Escola AvelinoProfessor Ricardo junto com docentes na sala dos professores da Escola Avelino

Em particular, eles dialogaram com os professores Perla Martins (de filosofia) e Edilton Nascimento (de português) que foram bastante gentis e, inclusive, forneceram orientações a respeito da escola e dos seus alunos.

Professores Edilton Nascimento e Ricardo PlazaProfessores Edilton Nascimento e Ricardo Plaza

Os cerca de 30 estudantes selecionados para a atividade foram encaminhados para uma sala com uma tela grande de televisão que foi usada pelos graduandos do IFSP para projetar imagens e vídeos de suas apresentações.

Alunos da Escola Avelino assistem as apresentações realizadasAlunos da Escola Avelino assistem as apresentações realizadas

Antes das quatro apresentações iniciarem-se, o professor Ricardo Plaza apresentou a equipe de licenciandos em física presente e explanou um pouco sobre os cursos que existem no câmpus de Caraguatatuba do IFSP, bem como sobre a forma como ocorre a seleção de alunos desses cursos.

Professor Ricardo Plaza explica um pouco a respeito do IFSP para os presentesProfessor Ricardo Plaza explica um pouco a respeito do IFSP para os presentes

A primeira apresentação da manhã foi realizada pelo estudante Yeté Labarca e abordou a área da Física Aeroespacial. Yeté apontou quem foram alguns dos pioneiros dessa área e explicou como ocorreu a corrida espacial no século XX. Adicionalmente, foi apresentada a diferença existente entre satélite espacial e sonda espacial, bem como foi analisado como se dão as órbitas de satélites em torno da Terra. Yeté é bolsista de iniciação científica com bolsa financiada pelo CNPq (bolsa PIBITI) no projeto de pesquisa intitulado “Física, Tecnologia e Satélites Artificiais: Tecnociência na educação”.

Yeté em sua apresentação na escola AvelinoYeté em sua apresentação na escola Avelino

A segundo apresentação da manhã foi realizada pelo estudante Higor Arruda e teve como tema central o estudo das galáxias. Higor procurou explicar o que são galáxias e como elas podem ser classificadas. Além disso, ele abordou um pouco das características da nossa galáxia (a Via Láctea) e da galáxia mais próxima da nossa (a galáxia de Andrômeda) que está situada a uma distância de cerca de 2,5 milhões de anos-luz de nós. Higor está atualmente desenvolvendo um trabalho de investigação sobre divulgação e educação científica em astrofísica, particularmente no estudo das características e propriedades das galáxias.

Apresentação de Higor na escola AvelinoApresentação de Higor na escola Avelino

A terceira apresentação dessa manhã foi feita pelo estudante Vinicius Amaral e versou sobre a chamada matéria escura, um dos maiores mistérios da astrofísica atual. Vinicius tratou dos estudos de cientistas como Fritz Zwicky e Vera Rubin (ao longo do século XX) que levaram à conclusão de que haveria uma quantidade faltante de matéria que provocava efeitos gravitacionais mensuráveis, mas que não era observada por qualquer tipo de interação eletromagnética. Vinicius é bolsista do projeto de extensão “Cinedebate” sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Apresentação de Vinicius Amaral na Escola AvelinoApresentação de Vinicius Amaral na Escola Avelino

A quarta e última apresentação dessa manhã foi realizada pela estudante Nicoli Santos e teve como tema básico a Teoria do Big Bang. Nicoli explicou como esse paradigma científico foi sendo construído e se consolidando desde a primeira metade do século XX, a partir dos trabalhos de cientistas como Georges Lemaitre, Edwin Hubble e George Gamow. Nicoli está desenvolvendo pesquisas sobre divulgação científica em astrofísica e cosmologia sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Apresentação de Nicoli Santos na Escola AvelinoApresentação de Nicoli Santos na Escola Avelino

Antes que o evento terminasse, os professores Ricardo e Graziela, juntamente com os alunos de ensino médio da Escola Avelino e os estudantes de graduação do IFSP-Caraguatatuba, tiraram uma foto em conjunto.

Professores Graziela e Ricardo com estudantes da Escola Avelino e do IFSPProfessores Graziela e Ricardo com estudantes da Escola Avelino e do IFSP

Após o final das atividades, alguns alunos da Escola Avelino procuraram os membros da equipe do IFSP presentes para obterem maiores esclarecimentos acerca dos temas abordados: este foi, por exemplo, o caso dos estudantes Natan Oliveira e Vasti Vasconcelos que se mostraram muito interessados por temas de áreas científicas, em geral.

Professor Ricardo Plaza e estudante Natan OliveiraProfessor Ricardo Plaza e estudante Natan Oliveira

Estas são atividades de educação, extensão e divulgação científica que a equipe de bolsistas e voluntários do IFSP-Caraguatatuba orientados pelo professor Ricardo Plaza propicia para a comunidade de alunos de escolas da região do litoral norte paulista e municípios situados nas proximidades. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas escolas participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página