Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Física

Alunos da Física realizam atividade de formação junto a professores da Ilhabela

Publicado: Quinta, 11 de Novembro de 2021, 15h18 | Última atualização em Quinta, 11 de Novembro de 2021, 15h18

No dia 09 de novembro de 2021, terça-feira, a partir das 17h, quatro alunos do curso de Licenciatura em Física do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Rodrigo de Siqueira Bicudo, Nicoli Rocha Santos, Higor Felipe Gonçalves de Arruda e Indalecio Luiz Borges – juntamente com seu orientador, o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, realizaram uma atividade remota de formação continuada, sobre os temas do negacionismo da ciência e da disseminação de notícias falsas, para professores de ciências da rede municipal de educação da Ilhabela. A atividade foi realizada com o apoio das professoras Aline Gonçalves Pereira Marques de Souza e Ivani Ferreira de Souza Oliveira da rede municipal de educação da Ilhabela e contou com o suporte, para a sua realização, de Pedro Daniel dos Santos Nardo, do setor de TI (Tecnologia da Informação) da Secretaria Municipal de Educação da Ilhabela. O vídeo gravado dessa atividade com duração de 1 hora e 31 minutos pode ser assistido pelo link <https://youtu.be/Q7SwdOF4t6U>.

Imagem 1 – Indalecio, Rodrigo, Ricardo, Higor, Aline, Ivani e NicoliImagem 1 – Indalecio, Rodrigo, Ricardo, Higor, Aline, Ivani e Nicoli

Esta atividade de formação continuada foi organizada pela plataforma do “Google Meet” e assistida de forma remota pelos professores da área das Ciências Naturais das escolas municipais da Ilhabela, cidade situada no litoral norte paulista.

Imagem 2 – Professoras Aline e IvaniImagem 2 – Professoras Aline e Ivani

O convite para o professor Ricardo Plaza e seus orientados participarem da atividade partiu da professora Lídia Anita Dória Goedert que também trabalha na rede municipal de educação da Ilhabela.

No início, após as informações iniciais fornecidas pelas professoras Aline e Ivani, o professor Ricardo Plaza agradeceu o convite para o evento e fez uma descrição geral das apresentações estruturadas pelos seus quatro orientados. Ele também discorreu sobre a Agnotologia, a área de pesquisa que estuda a produção da ignorância de forma intencional. Mais informações a respeito deste campo podem ser encontradas no artigo “Agnotologia, uma nova ciência que estuda a ‘produção da ignorância’ de forma intencional” publicado no site da “Carta Campinas” no link <https://cartacampinas.com.br/2021/10/agnotologia-uma-nova-ciencia-que-estuda-a-producao-da-ignorancia-de-forma-intencional/>.

Imagem 3 - Slide apresentado pelo professor Ricardo Plaza no início do eventoImagem 3 - Slide apresentado pelo professor Ricardo Plaza no início do evento

A primeira apresentação foi feita por Rodrigo de Siqueira Bicudo que é estudante do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e bolsista do projeto de pesquisa de iniciação científica (com bolsa da FAPESP) intitulado “Alfabetização científica, aprimoramento da percepção pública da ciência e o papel de atividades educacionais e de divulgação científica”, sob a orientação do professor Ricardo Plaza. O título da apresentação feita por Rodrigo foi “Fundamentalismo religioso e político como instrumentos de manipulação em contraposição à ciência”. Na sua apresentação Rodrigo destacou o filme “O vento será tua herança” (título em inglês: “Inherit the wind”), de 1999, que aborda o caso real de um professor de ciências nos Estados Unidos, nos anos de 1920 que foi perseguido e preso por ensinar a Teoria da Evolução de Charles Darwin, devido à alegação feita pelo processo criminal que ele sofreu de que essa teoria científica se oporia à doutrina cristã. Esse filme se encontra aberto no YouTube em vários canais e pode ser assistido (na versão legendada), por exemplo, no link <https://youtu.be/NYCfo4hVolQ>. Mais informações (em inglês) sobre essa obra cinematográfica podem ser encontradas no site IMDB no link <https://www.imdb.com/title/tt0196632/?ref_=nv_sr_srsg_2>.

Imagem 4 - Slide apresentado por RodrigoImagem 4 - Slide apresentado por Rodrigo

A segunda apresentação foi feita por Nicoli Rocha Santos que é estudante do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e bolsista do projeto de extensão “Meninas Cientistas Interdisciplinares”, sob a coordenação do professor Ricardo Plaza. O título da sua apresentação foi “Os jovens entre as fake news”. Em sua apresentação, ela procurou explicar a respeito de pegadinhas e golpes nos quais as pessoas caem, no contexto das redes sociais, como o Facebook e o Whatsapp.

Imagem 5 - Slide apresentado por NicoliImagem 5 - Slide apresentado por Nicoli

A terceira apresentação foi feita por Higor Felipe Gonçalves de Arruda que é estudante do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e bolsista de iniciação científica com bolsa fomentada pela FAPESP no projeto de pesquisa intitulado “Ensino de Física e Divulgação Científica a partir do estudo da Astrofísica de Galáxias” sob a orientação do professor Ricardo Plaza. O título da apresentação feita por Higor foi “Fake News e redes sociais”. Em sua apresentação Higor destacou o “Detector de Fake News” que é uma ferramenta de checagem de notícias (“FakeCheck”) elaborada pela USP, com apoio da UFSCar, que está disponível para ser acessada no link <https://nilc-fakenews.herokuapp.com/>.

Imagem 6 - Slide apresentado por HigorImagem 6 - Slide apresentado por Higor

A quarta apresentação foi feita por Indalecio Luiz Borges que é estudante do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e bolsista do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (com bolsa da CAPES) da Licenciatura em Física, programa este coordenado pelo professor Alex Lino, docente de física do IFSP-Caraguatatuba. Indalecio é também orientado pelo professor Ricardo Plaza em atividades de pesquisa, extensão e ensino, de modo voluntário. O título da apresentação feita por Indalecio foi “Negacionismo da ciência e os impactos na saúde”. Em sua apresentação Indalecio destacou os impactos negativos de notícias falsas e do negacionismo da ciência no caso da disseminação de doenças como a AIDS, o Ebola, o Sarampo e a COVID-19

Imagem 7 - Slide apresentado por IndalecioImagem 7 - Slide apresentado por Indalecio

Os estudantes do IFSP-Caraguatatuba envolvidos consideraram muito produtiva a participação nesse evento, sobretudo tendo em vista a troca de ideias e de conhecimentos que ocorreu com os participantes.

Imagem 8 - Slide apresentado pelo professor Ricardo no final do eventoImagem 8 - Slide apresentado pelo professor Ricardo no final do evento

Diversas outras ações de extensão, ensino e pesquisa, realizadas pela equipe de orientados pelo professor Ricardo Plaza desde agosto de 2020, foram gravadas e os seus vídeos se encontram disponíveis para serem assistidos no canal “Debate Consciência” do YouTube no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>.

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) é uma instituição que procura realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão, como esta descrita neste artigo, de modo a contribuir para o desenvolvimento social, econômico e tecnológico do país. Atividades acadêmicas como essa, contribuem para a disseminação de conhecimentos produzidos no âmbito acadêmico do IFSP junto à comunidade externa à instituição. Sugestões e convites para a realização de ações educacionais de extensão de divulgação científica e cultural junto a estudantes da educação básica de escolas estaduais e municipais situadas no litoral norte paulista podem ser feitos para qualquer um dos membros dessa equipe de orientados ou diretamente para o professor Ricardo Plaza.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página