Alunos da Física participam da Miniescola de Física Espacial de 2023 do INPE
Nos dias 28 e 29 de setembro de 2023, quinta-feira e sexta-feira, nove estudantes universitários do curso de Licenciatura em Física do Campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Livia Jeniffer Faria da Silva, Jonathan Campos Souza, Gabriel Santos Silva, Anderson Rodrigues Santos Braz, Isabela de Oliveira Ramos Buglia, Jose Walter Souza Santana, Myllena Gustavo da Silva Ferreira, Roosevelt Pedro Eulogio e Bruna Souza de Medeiros Nunes – participaram (de modo presencial) da 3ª Miniescola de Física Espacial do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), uma importante instituição de pesquisa que está localizada na cidade de São José dos Campos. Eles estiveram acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira que é docente de Física do IFSP-Caraguatatuba. As organizadoras da 3ª Miniescola de Física Espacial do INPE foram a Dra. Eliah São Sabbas e a Dra. Lívia Ribeiro Alves.
A 3ª Edição da Miniescola de Física Espacial do INPE (de 2023) contou com diversas atividades (palestras, seminários, visitas guiadas a laboratórios) que trataram de conceitos fundamentais sobre Física Atmosférica e Espacial, bem como sobre o acoplamento entre esses dois ambientes, e mostraram as pesquisas da Divisão de Heliofísica, Ciências Planetárias e Aeronomia (DIHPA) e da Divisão de Clima Espacial (DICEP) nessas áreas.
O INPE disponibilizou 100 vagas para interessados em participar presencialmente deste curso que foi gratuito. As palestras e ações que ocorreram foram transmitidas pelo canal do INPE e estão gravadas neste canal. As atividades que ocorreram no primeiro dia da Miniescola de Física Espacial (28/09/2023) podem ser assistidas no link <https://www.youtube.com/live/aq7LdOY41I8?si=WaIgOMiB0HkYFt0i> e as atividades do segundo dia (29/09/2023) podem ser assistidas no link <https://www.youtube.com/live/x0HoyWZlHuU?si=t4fxCFFwtAo8fMyF>.
O público-alvo do evento consistiu em estudantes universitários de graduação e pós-graduação em Ciências Exatas, bem como de professores universitários e professores do ensino fundamental e médio ligados à área de ciências. Mais informações sobre a 3ª Miniescola de Física Espacial do INPE podem ser obtidas no link: <https://www.gov.br/inpe/pt-br/eventos/miniescola-de-fisica-espacial/2023>.
A Miniescola de Física Espacial teve dois objetivos principais. O primeiro objetivo foi introduzir conceitos fundamentais das diversas áreas da Aeronomia e Geofísica Espacial, por exemplo sobre: Física Solar, Física da Média e Alta Atmosfera (incluindo sua estratificação em camadas e eletrodinâmica), origem e formação do Campo Magnético da Terra, acoplamento eletrodinâmico das camadas atmosféricas com a região de espaço próximo à Terra e do sistema Sol-Terra como um todo. O segundo objetivo foi apresentar a atuação científica da Divisão de Heliofísica, Ciências Planetárias e Aeronomia (DIHPA) e da Divisão de Clima Espacial (DICEP), ambas do INPE, e seu Curso de Pós-graduação em Geofísica Espacial para possíveis futuros alunos.
Os principais fatores de motivação para a realização da Miniescola de Física Espacial foram: oferecer um curso de Física Espacial para estudantes universitários de graduação e pós-graduação em Ciências Exatas e profissionais do ensino; apresentar a importância da ciência básica como principal geradora de novas ideias e tecnologias; estimular estudantes a descobrirem a fascinante pesquisa em Física Espacial; despertar nos estudantes a possível vocação para se tornarem os cientistas espaciais do futuro.
Durante o evento foram feitas visitas a diversas instalações e laboratórios do INPE, tais como o LIT – Laboratório de Integração e Testes e o EMBRACE – Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial.
No final da tarde e início da noite de quinta-feira, 28/09/2023, foi feita também uma visita guiada ao Miniobservatório Astronômico do INPE, que foi conduzida pelo Prof. Dr. André Milone com o apoio de estudantes de pós-graduação e outros membros do INPE.
No segundo dia da Miniescola de Física Espacial, o licenciando em física Jonathan Campos Souza juntamente com um grupo de outros participantes fizeram uma apresentação que eles prepararam especialmente para o evento e que teve como tema “Química e Dinâmica da Média e Alta Atmosfera: Ozonosfera”.
Os licenciandos em física verbalizaram durante o transcorrer do evento que essa visita ao INPE foi bastante importante para eles perceberem as possibilidades profissionais em suas carreiras. Eles perceberam também que a infraestrutura propiciada pelo INPE para a pesquisa é realmente de alta qualidade. Os licenciandos presentes notaram que é possível continuar os seus estudos em nível de pós-graduação (mestrado e doutorado) no INPE, após o término da graduação, desde que – dentre outros fatores – exista uma grande dedicação por parte deles aos seus estudos durante o curso de Licenciatura em Física que realizam atualmente.
Em particular, esta visita ajudou no aprofundamento, em diversos aspectos, de trabalhos acadêmicos que vem sendo realizados por alguns dos licenciandos que participaram deste evento. Outras atividades de ensino, extensão e pesquisa similares a esta são organizadas por professores do IFSP-Caraguatatuba junto aos alunos da Licenciatura em Física, com o objetivo de colaborar para a sua formação acadêmica.
Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira
Redes Sociais