Alunos da Escola Dr. Eduardo assistiram episódio de “Através do buraco de minhoca”
No dia 12 de abril de 2018, quinta-feira, a partir das 14h00 da tarde, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu a exibição – seguida pelo posterior debate – do episódio “Além da escuridão” da série de documentários científicos “Através do buraco de minhoca”, apresentada pelo ator Morgan Freeman. Estiveram presentes estudantes de ensino médio da Escola Estadual Dr. Eduardo Correa da Costa Junior que vieram ao IFSP acompanhados pelas suas professoras Gisele Sousa (de Matemática e Física) e Marli Solange Ferreira (de Biologia), além de estudantes de diferentes cursos do IFSP-Caraguatatuba.
A organização deste cinedebate contou com o apoio de ex-bolsistas de iniciação científica e do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (Izabela Duarte, Kauã Estevam Cardoso de Freitas e Rafael Honório Morais de Oliveira), bem como dos bolsistas de iniciação científica João Pereira Neto (com bolsa PIBIC/CNPq), Rafael Brock Domingos (com bolsa FAPESP), Diego Corrêa Peres de Souza (com bolsa PIBIFSP) e Rafael do Nascimento Sorensen (com bolsa FAPESP), todos eles orientados pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba.
A participação de estudantes da Escola Dr. Eduardo neste evento aconteceu devido ao contato prévio que a professora Gisele estabeleceu com o professor Ricardo Plaza, de modo a combinar os detalhes a respeito desta participação.
Após uma breve explicação do professor Ricardo Plaza sobre a história e os cursos do IFSP, o documentário foi exibido. A série de documentários “Através do buraco de minhoca” (o seu título em inglês é: “Through the wormhole”) teve oito temporadas e um total de 62 episódios, todos eles tratando de problemas relacionados à fronteira do conhecimento humano e a questões cujas respostas definitivas ainda não existem. A lista com os títulos de todos os episódios de “Através do buraco de minhoca” pode ser conferida no link: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Through_the_Wormhole>.
O documentário exibido (episódio 8 da 1ª temporada) intitulado “Além da escuridão” trata de dois dos maiores problemas não-resolvidos da astrofísica atual, a matéria escura e a energia escura.
Após uma breve explicação acerca deste episódio o licenciando Diego realizou uma apresentação intitulada “O lado escuro do universo”, na qual abordou os mesmos temas em foco no documentário exibido: matéria escura e energia escura.
Para tornar mais claras as questões gravitacionais abordadas por Diego, o estudante Rafael Brock apresentou uma simulação do site PhET da Universidade de Colorado, dos EUA, intitulada “Meu Sistema Solar” (disponível gratuitamente em <https://phet.colorado.edu/sims/my-solar-system/my-solar-system_pt_BR.html>), de modo a avaliar as variáveis que afetam o raio e a velocidade de órbita de objetos em torno de corpos massivos devido à interação gravitacional.
O estudante Kauã também aproveitou o momento para explicar as diferentes formas pelas quais são detectados exoplanetas girando em torno de outras estrelas.
O bolsista João Pereira na sequência explanou a respeito de seu trabalho de pesquisa a respeito de ondas gravitacionais e de como elas são produzidas pela fusão de buracos negros.
Finalmente o bolsista Rafael Sorensen também explicou a respeito de sua pesquisa de iniciação científica que basicamente estuda o uso da ficção científica no ensino de física e de outras disciplinas científicas.
Atividades de divulgação científica e de cinedebates deste tipo são regularmente organizadas por bolsistas e ex-bolsistas de iniciação científica e de extensão no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba que é coordenado pelo professor Ricardo Plaza. Seu objetivo principal é apresentar temas que estão situados na fronteira do conhecimento atual e despertar os interesses de jovens alunos de escolas de ensino fundamental e de ensino médio por áreas científicas. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.
Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira
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