Início > Noticias > Alunos da Escola Avelar visitaram o IFSP e assistiram apresentações científicas
Divulgação Científica

Alunos da Escola Avelar visitaram o IFSP e assistiram apresentações científicas

Publicado: Sexta, 24 de Mai de 2019, 10h14 | Última atualização em Sexta, 24 de Mai de 2019, 10h17

No dia 14 de maio de 2019, terça-feira, pela tarde, entre 15h e 17h30, 16 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Antonio de Freitas Avelar (localizada no bairro Estrela D’Alva, em Caraguatatuba) visitaram o câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), onde participaram de diversas atividades educacionais científicas. Eles realizaram esta visita acompanhados pelo professor Francisco Sergio da Silva Júnior que leciona na Escola Avelar e se formou no curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba.

Foto: Alunos da Escola Avelar juntamente com o professor Francisco

Estas atividades de popularização da ciência foram realizadas pelos estudantes do IFSP André da Silva Mendes (bolsista do projeto de extensão “Apresentações científicas e culturais”), Vinicius Amaral Abrahão (bolsista do projeto de extensão “Cinedebate”), Kauã Estevam Cardoso de Freitas (bolsista de iniciação científica com bolsa da FAPESP), Ryan Nepomuceno Montemor (bolsista de iniciação científica com bolsa PIBIC do CNPq), Rafael Brock Domingos (bolsista do PIBID da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, programa coordenado pelo professor Luis Fernando Viviani Thomazini), Yeté Abunã Marques Labarca, Vinicius Carvalho Rosa e Ana Julia Santos Oliveira; todas as apresentações realizadas foram estruturadas sob a orientação do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

Foto: Professores Ricardo e Francisco

Estas atividades educacionais e científicas foram organizadas a partir do contato inicial estabelecido pelo professor Francisco Sergio com o professor Ricardo Plaza e tiveram o propósito de despertar o interesse dos alunos por temas de caráter científico.

Foto: Professor Ricardo estudantes do IFSP que ajudaram na recepção aos alunos da Escola Avelar

Ao chegarem no IFSP, os alunos da Escola Avelar foram primeiramente recebidos no auditório da instituição, onde receberam as boas vindas por parte da equipe de estudantes do Instituto Federal presentes. Após uma breve explicação acerca da história e dos cursos do IFSP, os alunos da escola Avelar se deslocaram até um laboratório com computadores onde participaram de uma oficina sobre exoplanetas conduzida pelo estudante da licenciatura em física Ryan Montemor.

Foto: Ryan durante a realização de sua oficina para alunos da Escola Avelar

Nesta oficina, os alunos puderam, tendo os computadores como ferramentas, interagir com um simulador de “caça” de exoplanetas em trânsito em frente das estrelas em torno das quais orbitam (“Exoplanet Transit Hunt”) que pode ser acessado gratuitamente aqui.

Foto: Alunos da Escola Avelar durante a oficina sobre exoplanetas

Cada aluno da Escola Avelar escolheu uma estrela em torno da qual orbitava um exoplaneta e realizou determinadas tarefas de modo a tentar descobrir se o exoplaneta estava ou não na chamada região de habitabilidade – aquela região com temperaturas que permitem a existência de água no estado líquido.

Foto: Alunos da Escola Avelar após a oficina realizada por Ryan

Em seguida os alunos da Escola Avelar voltaram para o auditório do IFSP, e assistiram a apresentações sobre diferentes temas científicos que foram realizadas pela equipe de estudantes do IFSP presentes.

Foto: Apresentação de André sobre a física dos esportes

Foto: Apresentação de Yeté sobre física aeroespacial

Foto: Apresentação de Vinicius Carvalho sobre buracos negros

Foto: Apresentação de Vinicius Amaral sobre matéria escura

Foto: Rafael Brock explica aos alunos da Escola Avelar um pouco sobre o software Stellarium

Foto: Kaua apresenta aos alunos da Escola Avelar alguns experimentos de baixo custo

Foto: Ana Julia reflete junto aos alunos da Escola Avelar a respeito da importância das mulheres na ciência

Os alunos da Escola Avelar mostraram com bastante nitidez que estavam bastante interessados pelos temas abordados nas diversas atividades que foram realizadas.

Estas são atividades de educação e divulgação científica que os projetos de extensão “Apresentações Científicas e Culturais” e “Cinedebate”, desenvolvidos no âmbito do IFSP-Caraguatatuba, proporcionam para a comunidade de alunos de escolas da região do litoral norte paulista e municípios situados nas proximidades. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas instituições de ensino participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.