1ª Jornada do IFSP

Aluno de Engenharia Civil do câmpus apresenta trabalho de iniciação cientifica na 1ª Jornada

Publicado: Quinta, 09 de Novembro de 2017, 10h00 | Última atualização em Quinta, 09 de Novembro de 2017, 10h06

No dia 08 de novembro o aluno Daniel José Marcello Haddad, cursando o 2º semestre de Engenharia Civil no Câmpus Caraguatatuba realizou a apresentação oral do trabalho “Aquecedor solar de baixo custo – modelo didático”, do programa voluntário de iniciação científica na 1ª Jornada do IFSP - 8º CONICT - Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP, que é um evento institucional organizado neste ano pelo Câmpus Cubatão. O aluno é orientado pelo professor Samir Fagury da área de construção civil do câmpus.

Em relação à pesquisa desenvolvida os autores citam que, no Brasil, desde a crise energética de 2001, conhecida nacionalmente como época do apagão, diversos segmentos da sociedade passaram a investir em sistemas de energia solar, tanto para economia familiar, como para uma alternativa no caso de novas crises energéticas de origem hídrica. Mas, até pouco tempo, a popularização desses recursos esbarrava no custo elevado.

Em 1992, idealizado pela organização não governamental (ONG) Sociedade do Sol, durante a ECO 92, surge uma alternativa, objeto desta pesquisa, o aquecedor solar de baixo custo (ASBC). O ASBC, que tem o intuito de aquecimento de águas de banho, surge como uma alternativa viável do ponto de vista econômico, apresentando custo de montagem muito aquém de um aquecedor convencional, e gerando uma economia de até 40% na conta de energia, e do ponto de vista de execução e instalação, já que, mediante simples treinamento, o próprio morador pode montar e instalar o sistema ASBC.

Neste trabalho são propostas a montagem e instalação de um ASBC no IFSP Câmpus Caraguatatuba, objetivando a utilização como um modelo didático para diversas disciplinas, e também à instrução e motivação aos docentes, discentes e funcionários do câmpus no tocante à sustentabilidade e fontes energéticas pouco aproveitadas, como o sol.

Em relação ao evento, o CONICT é um evento científico e tecnológico de natureza multidisciplinar que congrega as principais áreas de conhecimento, contando com a participação da comunidade interna e externa por meio de apresentação oral e/ou pôster de trabalhos, cujos respectivos artigos são incluídos em seus Anais, sendo aberta a estudantes do ensino médio e do ensino superior, bolsista de iniciação científica, de diversas instituições de ensino do país.

O evento tem como objetivo divulgar à comunidade os resultados das pesquisas, aproximando os pesquisadores entre si e dos setores produtivos.

O professor Samir Fagury cita que “as pesquisas neste contexto devem ser direcionadas prioritariamente para beneficiar a população menos favorecida do país; não podemos avaliar o desempenho científico e tecnológico de um país se nas pesquisas não há benefícios sociais abrangentes”.

Os autores agradecem ao corpo docente da área de construção civil do Câmpus Caraguatatuba, às técnicas de laboratório Julia Barale e Claudete de Vitta.

Fonte: Prof. Me. Samir Costa Fagury