Início > Noticias > Aluno de Eng. Civil do IFSP-CAR conquista Campeonato Sul-Americano de Beach Tennis
Campeonato

Publicado: Segunda, 01 de Abril de 2019, 10h55 | Última atualização em Segunda, 01 de Abril de 2019, 10h58

Na última semana de fevereiro de 2019, Bruno Moreira, atleta de Caraguatatuba e aluno do 3º ano de Engenharia Civil do IFSP-CAR, sagrou-se Campeão Sul-Americano de Beach Tennis em dupla com o atleta Arthur Marinho em Viña Del Mar, Chile. Juntos também conquistaram o vice-campeonato no Torneio Open de Beach Tennis, realizado na mesma localidade.

Figura 1. Dupla de Caraguatatuba, Arthur Marinho (à esquerda)  e aluno do 3o ano de Engenharia Civil do IFSP-CAR, Bruno Moreira (à direita).
Fonte: Arquivo pessoal de Bruno Moreira.

Segundo a Confederação Brasileira de Tênis (2019), o beach tennis (em português, tênis de praia) foi criado por volta de 1987 na Itália. Em 1996, começou a se profissionalizar, e hoje usa muitas das técnicas empregadas no tênis tradicional, vôlei de praia e badminton. Em 2008, o esporte despontou no Rio de Janeiro, Brasil. Inicialmente, cresceu nas cidades litorâneas, mas atualmente também é praticado em cidades interioranas.

No Chile, os atletas tiveram que ser adaptar à baixa temperatura e às condições locais: Segundo Bruno Moreira, “Mesmo sendo verão, o vento do Oceano Pacífico era muito frio e a temperatura média do local era de aproximadamente 15ºC. Além disso, a textura no solo tinha uma mistura de areia, cascalho, seixos e pedregulhos, bem diferente das praias brasileiras, causando um certo desconforto ao jogar".

Figura 2. Bruno Moreira (à esquerda)  e Arthur Marinho (à direita) no Torneio Open em Viña Del Mar, Chile.
Fonte: Arquivo pessoal de Bruno Moreira.

No quesito financeiro, o aluno explica que precisam de apoio para arcar com as despesas de deslocamento. A Secretaria de Esportes da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba vem dando o suporte necessário para que a dupla possa participar desses torneios.

O aluno Bruno Moreira relata que, pelo fato do curso de engenharia civil ser oferecido em período integral, o conteúdo programático ministrado semanalmente é significativo, fazendo com que ele tenha que gerenciar muito bem o tempo que sobra entre os treinamentos e a faculdade para se manter em dia com os estudos. No entanto, ele afirma que os colegas de sala e os professores têm lhe ajudado da melhor forma possível e que esse sucesso no esporte só vem acontecendo graças ao apoio dos mesmos.

De acordo com Corte-Real et al. (2008), vários estudos destacam o elevado sedentarismo entre os universitários, apesar da evidência de todos os benefícios que o esporte traz para a vida das pessoas em todas as idades. Cunha Neto (2014) relata que "as atividades físicas podem prevenir a obesidade, doenças cardíacas, insônia, estresse, ansiedade e depressão, além de proporcionar benefícios como a melhora da autoestima, aumento da concentração e memória e melhora do humor" e que "o esporte gera bons resultados também quando o assunto é a melhora das relações interpessoais, na socialização e inclusão de estudantes com dificuldade de relacionamento e comunicação". Dessa forma, a prática de atividades físicas deveria ser extremamente estimulada ao longo da vida universitária, principalmente nos ambientes acadêmicos. "Em um contexto de grande demanda intelectual e forte cobrança por bons indicadores de desempenho acadêmico, como ocorre nos cursos de graduação, a importância da prática esportiva é ainda maior, para liberar as tensões", afirma Cunha neto (2014). O aluno e atleta  Bruno Moreira reforça que em sua opinião é possível e totalmente benéfico à saúde física e mental a prática desportiva ao longo dos estudos. Ele afirma que o seu comprometimento, maturidade e disciplina com os estudos evoluíram proporcionalmente ao seu desempenho no beach tennis. Até o momento, os principais títulos obtidos por Bruno Moreira foram:

• Campeão Sul-Americano por equipes (Seleção Brasileira);
  • Vice-campeão Sul-Americano na categoria B em dupla com o atleta Arthur Marinho;
  • Vice-campeão no Torneio Open de Viña Del Mar em dupla com o atleta Arthur Marinho;
  • Terceiro Lugar na categoria simples no Torneio Open em Viña Del Mar.

No momento, a meta do atleta é obter o ranking necessário para participar do Campeonato Mundial que será realizado na Espanha, em Junho de 2019 pela Internacional Federation Beach Tennis (IFBT). Nós do IFSP-CAR desejamos sorte ao atleta para que ele consiga trazer mais títulos para Caraguatatuba e para o Brasil.

Figura 3. Seleções 1 e 2 do Brasil e Seleção do Chile na Categoria B (Bruno Moreira na segunda linha à direita)  no Torneio Open em Viña Del Mar, Chile.
Fonte: Arquivo pessoal de Bruno Moreira.

Autores: Bruno Moreira e Profª. Drª.Vassiliki Terezinha Galvão Boulomytis.

Referências:

Confederação Brasileira de Tênis. História do Beach Tennis. Disponível em: <http://cbt-tenis.com.br/beachtenis.php?cod=5>. Acesso em: 20 Mar. 2019.

Corte-Real et al. Prática desportiva de estudantes universitários: o caso da Universidade do Porto. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v. 8, n. 2, p. 219-228, 2008.

Cunha Neto, H. F. A prática esportiva no âmbito acadêmico. Escola de Ciências e Tecnologia - UFRN, 08 Set. 2014. Disponível em: <https://www.ect.ufrn.br/index.php/a-pratica-esportiva-no-ambito-academico_ocultado>. Acesso em: 25 Mar. 2019.