Início > Noticias > Aluno da Física realiza oficina sobre Ficção Científica na Escola Frúgoli
Licenciatura em Física

Aluno da Física realiza oficina sobre Ficção Científica na Escola Frúgoli

Publicado: Segunda, 25 de Março de 2019, 13h57 | Última atualização em Segunda, 25 de Março de 2019, 14h01

Na tarde do dia 21 de março de 2019, quinta-feira, entre 13h e 15h30, o estudante Rafael do Nascimento Sorensen, do curso de Licenciatura em Física do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) realizou uma oficina educacional sobre Ficção Científica e Ensino de Física na Escola Estadual Professora Maria José da Penha Frúgoli, localizada no bairro da Enseada, no município de São Sebastião. Ele estava acompanhado pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) que orienta as suas atividades de pesquisa em nível de iniciação científica, com bolsa financiada pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Esteve também presente, apoiando esta atividade educacional, Matheus dos Santos Lourenço que é estudante do primeiro ano do curso de Licenciatura em Física no IFSP-Caraguatatuba e estudou na Escola Estadual Professora Maria José da Penha Frúgoli.

Professores Ricardo Plaza e Vitor Gama com licenciandos Matheus Lourenço e Rafael Sorensen

Estas atividades educacionais e científicas foram organizadas a partir do contato inicial estabelecido entre o professor Ricardo Plaza (pelo IFSP) e o professor Vitor Paulo Fida da Gama (diretor da Escola Frúgoli). Neste encontro inicial prévio, ficou definido que estudantes universitários do IFSP orientados pelo professor Ricardo Plaza em projetos de pesquisa, extensão e ensino realizarão oficinas educacionais periódicas (mensais, neste primeiro semestre de 2019) na Escola Frúgoli com o intuito de despertar o interesse pela ciência de seus alunos.

Professor Vitor explica o caráter das oficinas para estudantes da escola Frúgoli

A organização desta primeira oficina coube aos estudantes da Escola Frúgoli envolvidos na organização do Grêmio Estudantil desta instituição de ensino: o professor Vitor explicou que está incentivando a participação dos estudantes no Grêmio, pois muitos dados mostram que estudantes que se envolvem em atividades da escola tendem a valorizar mais o ambiente escolar e a zelar de forma mais intensa pelos bens públicos existentes no local onde estudam.

Professor Vitor e estudantes do Grêmio da Escola Frúgoli que ajudaram a organizar a oficina

Ao chegarem na Escola Frúgoli, no início da tarde do dia 21/03/2019, a equipe do IFSP-Caraguatatuba foi recebida pelo professor Vitor e pelas estudantes Rebeca Sales e Fernanda Gabrielle (que estão organizando o Grêmio Estudantil da escola) que os acompanharam até uma sala que havia sido preparada para o evento, inclusive com equipamentos para exibição de imagens e vídeos.

Alunas que receberam a equipe do IFSP-Caraguatatuba

Antes da oficina educacional iniciar-se, o professor Ricardo Plaza explicou aos alunos presentes um pouco a respeito do IFSP, de sua história, de seus cursos e das formas de seleção para entrar nestes cursos; em particular ele ressaltou que o ingresso nos cursos superiores ocorre por meio da nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Estudantes da Escola Frúgoli presentes durante a oficina

Em seguida, o estudante de licenciatura em física Rafael Sorensen realizou a oficina educacional sobre ficção científica e ensino de física. Após discorrer brevemente sobre a história da ficção científica e sobre algumas obras de ficção científica que se sobressaíram por diferentes motivos, ele apresentou cenas recortadas de quatro filmes de ficção científica (“2001 – Uma odisseia no espaço”, “Passageiros”, “Elysium” e “Interestelar”) de modo que os alunos, em grupos de 2 ou 3 pessoas, tivessem um pouco de tempo após cada exibição para refletir sobre as características científicas da cena exibida e escrever suas impressões em uma folha de papel. As cenas apresentadas abordaram assuntos como produção de “gravidade artificial” e movimentos circulares.

Rafael Sorensen durante a sua oficina

Os alunos puderam participar com perguntas acerca das obras exibidas que foram esclarecidas ao longo da oficina. Esta atividade colaborou também para um aprofundamento na investigação que o licenciando Rafael Sorensen vem realizando acerca do tema “Ficção Científica e Ensino de Física” na pesquisa que ele desenvolve com bolsa de iniciação científica fornecida pela FAPESP.

Rafael Sorensen com alunos da Escola Frúgoli que participaram da oficina

Ao final, após o encerramento da oficina, o professor Ricardo Plaza esteve na sala dos professores da Escola Frúgoli, onde foi possível conversar com docentes da instituição e explicar a natureza da oficina realizada.

Professor Ricardo Plaza com docentes na sala dos professores da Escola Frúgoli

Estas são atividades de educação e divulgação científica que a equipe de bolsistas do IFSP-Caraguatatuba orientados pelo professor Ricardo Plaza propicia para a comunidade de alunos de escolas da região do litoral norte paulista e municípios situados nas proximidades. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas escolas participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.