Início > Noticias > Aluno da Física realiza oficina experimental na Escola Colônia dos Pescadores
Licenciatura em Física

Aluno da Física realiza oficina experimental na Escola Colônia dos Pescadores

Publicado: Terça, 30 de Abril de 2019, 11h27 | Última atualização em Terça, 30 de Abril de 2019, 11h27

Na manhã do dia 24 de abril de 2019, quarta-feira, entre 7h e 12h, o estudante Kaua Estevam Cardoso de Freitas, do 5º semestre do curso de Licenciatura em Física do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), realizou três oficinas educacionais de caráter científico, envolvendo experimentos de física de baixo custo na área da eletrostática, para diferentes turmas de terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Colônia dos Pescadores, localizada no município de Caraguatatuba. Ele estava acompanhado pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (docente do IFSP-Caraguatatuba) que orienta as suas atividades de pesquisa em nível de iniciação científica, com bolsa fomentada pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Kaua durante uma das oficinas que realizou

Durante as atividades, Kaua esteve acompanhado pelos estudantes da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba Rafael Brock Domingos e Lucas Ramos Teixeira de Sousa que ajudaram na realização das atividades educacionais propostas.

Rafael Brock, Kaua e Lucas Ramos

Rafael Brock e Lucas Ramos são bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, que é coordenado pelo professor Luis Fernando Viviani Thomazini, docente de Física do IFSP-Caraguatatuba. Na escola Colônia dos Pescadores, a professora que supervisiona o trabalho desenvolvido pelos bolsistas do PIBID da Física é a professora Gislene Ávila Rodrigues que colaborou decisivamente para que estas oficinas acontecessem.

Professores Ricardo e Gislene

Kaua vem realizando desde meados de 2018 a sua pesquisa de iniciação científica intitulada “Experimentos científicos como ferramentas de aprendizagem no ensino de Física” com ações educacionais cujos impactos e características são analisados em termos da sua efetividade no processo de aprendizagem de conteúdos de física.

Kaua orienta alunos na realização dos experimentos de física propostos

Um dos principais referenciais teóricos de Kaua, tanto para o trabalho de pesquisa, quanto para realização das atividades experimentais, é o livro “Os Fundamentos Experimentais e Históricos da Eletricidade” escrito pelo Prof. Dr. André Koch Torres Assis, docente do Instituto de Física Gleb Wataghin da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) e publicado na versão em papel pela Editora Livraria da Física.

Lucas, Rafael Brock, professora Gislene e Kaua em uma das oficinas realizadas

A obra “Os Fundamentos Experimentais e Históricos da Eletricidade” foi disponibilizada pelo próprio autor no site da UNICAMP e, no formato pdf, pode ser obtida gratuitamente aqui.

Alunos realizam experimentos com bolhas de sabão durante a oficina

Kaua destacou para os alunos, durante as atividades realizadas, algumas das características e princípios envolvidos no estudo da eletrostática, como por exemplo, é o caso da Lei de Coulomb sobre as forças de atração e repulsão entre cargas elétricas.

Alunos prestam atenção nas explicações dadas por Kaua

As explicações sobre os experimentos de eletrostática apresentados envolveram também o contexto histórico em que estas experiências de física foram pela primeira vez realizadas.

Alunos se divertem com experimento de física realizado por eles mesmos

Ficou nítida, durante a atividade, a empolgação dos estudantes com respeito aos experimentos realizados e aos desafios propostos, como, por exemplo, o desafio de fazer uma bolha de sabão flutuar no ar sem cair no chão, usando para isto somente uma bexiga cheia de ar atritada com o cabelo.

Aluno realiza o desafio de fazer uma bolha de sabão flutuar usando somente uma bexiga cheia de ar

Estas são atividades de educação e divulgação científica que a equipe de bolsistas do IFSP-Caraguatatuba orientados pelo professor Ricardo Plaza propicia para a comunidade de alunos de escolas da região do litoral norte paulista e municípios situados nas proximidades. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas escolas participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.