FÍSICA

Aluno da Física obtém bolsa da FAPESP para pesquisar sobre Astrobiologia

Publicado: Segunda, 12 de Setembro de 2022, 08h20 | Última atualização em Sexta, 16 de Setembro de 2022, 08h16

O projeto de pesquisa de iniciação científica intitulado “Astrobiologia, Ensino de Física e Divulgação Científica”, elaborado pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira em conjunto com José Euripedes Bezerra Brito, estudante do curso de Licenciatura em Física do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), foi aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) para ser executado entre setembro de 2022 e agosto de 2023. Assim sendo, José obterá uma bolsa mensal de iniciação científica que custeará suas atividades de pesquisa durante o período de 12 meses. A FAPESP é uma instituição reconhecida no âmbito acadêmico pelo seu rigor na análise e seleção de projetos de pesquisa que recebe. A Astrobiologia, também conhecida como exobiologia, é um campo científico interdisciplinar que estuda as origens, a evolução inicial, a distribuição e o futuro da vida no universo: assim, ela é uma área de pesquisa científica que estuda a vida no universo, em conexão com o ambiente astronômico, e tem como foco a questão de saber se existe vida extraterrestre e, em caso afirmativo, como é possível detectá-la. O projeto aprovado irá investigar o estudo científico acerca das possibilidades de existência de vida fora da Terra, bem como as formas de realizar atividades de ensino de Física e de divulgação científica envolvendo esta temática.

Imagem 1 José Euripedes Bezerra Brito e professor Ricardo PlazaImagem 1 José Euripedes Bezerra Brito e professor Ricardo Plaza

José ingressou no curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba em 2020 e já foi, durante este seu curso de graduação, bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) do curso de Licenciatura em Física, em um projeto com o objetivo de melhorar a qualidade de ensino de física de escolas públicas situadas no município de Caraguatatuba. Durante a sua graduação, ele também já foi bolsista do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”, sob a orientação do professor Ricardo Plaza, tendo participado de diversas atividades de extensão, ensino e pesquisa, sobretudo na área de divulgação científica, junto com a equipe de orientados bolsistas e voluntários do professor Ricardo Plaza.

O resumo deste projeto é o seguinte: “Este trabalho tem como objetivo analisar o contexto e os impactos da inserção de tópicos relacionados à Astrobiologia em atividades educacionais. A partir da análise do desenvolvimento de estudos, nas últimas décadas, sobre a possibilidade de existência de vida fora da Terra e de um vigoroso levantamento bibliográfico sobre conceitos científicos relacionados a área da Astrobiologia, serão estruturadas e realizadas oficinas didáticas e outras ações educacionais sobre esta temática, pelo estudante, sob a orientação do professor proponente deste projeto. Os desdobramentos destas atividades, bem como as concepções dos participantes nelas, serão investigados, por meio de questionários, por exemplo. A partir do estudo dos referenciais teóricos previstos, serão elaborados roteiros didáticos sobre Astrobiologia com características interdisciplinares, para o ensino tanto de física quanto de outras áreas do conhecimento, que serão usados, testados e analisados em situações de ensinoaprendizagem. Estas atividades serão implementadas para diferentes públicos e seus desdobramentos serão caracterizados, quantificados e avaliados, no que tange à aprendizagem desenvolvida principalmente acerca dos métodos usados pela ciência para enfrentar problemas e produzir conhecimentos. Este projeto poderá ser realizado por meios remotos, sempre que for necessário devido à pandemia de COVID-19.”

José é o sexto aluno do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba a receber bolsa de iniciação científica da FAPESP sob a orientação do professor Ricardo Plaza; os outros quatro alunos da Física a receberem bolsas de iniciação científica da FAPESP foram: Rafael Brock Domingos, Rafael do Nascimento Sorensen, Kaua Estevam Cardoso de Freitas, Higor Felipe Gonçalves de Arruda e Rodrigo de Siqueira Bicudo. A tarefa de estimular o interesse dos jovens pelo conhecimento científico é muito importante, pois contribui para o desenvolvimento tecnológico que é fundamental para o progresso econômico e social. A participação de estudantes universitários em trabalhos de pesquisa de iniciação científica, como este trabalho que foi aprovado pela FAPESP, colabora muito tanto com o amadurecimento intelectual e acadêmico do próprio bolsista, quanto também para a melhoria dos padrões de qualidade do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e, consequentemente, para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do país.