Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Engenharia Civil

Alunas de Engenharia Civil do IFSP CAR no curso da parceria entre IFSP e Santa Fe College

Publicado: Sexta, 26 de Novembro de 2021, 13h53 | Última atualização em Sexta, 26 de Novembro de 2021, 13h57

Iniciou-se no dia 8 de setembro, o projeto experimental de colaboração entre o IFSP e o Santa Fe College, localizado em Gainesville, na Flórida, EUA. O projeto envolve o curso em ambiente virtual com temática na área de inteligência artificial (IA) e sustentabilidade, possuindo ramificações mais aprofundadas como: Corporate Social Responsibility (CSR), Analytics & AI (Responsabilidade Social Corporativa, Análise de Dados e IA), ministrada pela Profª. Marie Trabbic (Santa Fe College); Water, Analytics & AI (Água, Análise de Dados e IA), pelo Prof. Gustavo Furquim (IFSP - Araraquara); Sustainable Energy, Analytics & AI (Energia Sustentável, processos analíticos e IA), lecionada pela Profª. Jussara Matos (IFSP - São Paulo); Food Availability and Management, Analytics & AI (Disponibilidade e gestão de alimentos, Análise de Dados e IA), ministrada pelo Prof. Rodrigo Delphino (IFSP - São Paulo). O Prof. Marcelo Murari (IFSP - Votuporanga) também faz parte da organização dessa ação.

O curso vem sendo ministrado completamente em inglês e possui a duração de três meses, com encontros síncronos quinzenais com os professores responsáveis, além de reuniões entre os alunos para a discussão sobre as pesquisas realizadas, culminando em uma apresentação final que consiste na solução de um problema de acordo com o que foi abordado ao decorrer do curso. Dessa forma, pretende-se que os alunos possam demonstrar análises referentes às corporações globais eficientes, tendo como base a influência da inteligência artificial e os demais temas ministrados, além do aperfeiçoamento da habilidade de comunicação.

Figura 1: Plataforma utilizada no curso para organização das atividadesFigura 1: Plataforma utilizada no curso para organização das atividades

O corpo discente desse curso é formado por um total de 48 alunos, sendo 24 do IFSP e 24 do Santa Fe College. Dos 24 alunos pertencentes ao IFSP, quatro são alunas do curso de Engenharia Civil do Câmpus Caraguatatuba: Ana Julia Vilar Vieira, Letícia Victoria Rodrigues Barbosa, Michele Kozoroski Alves de Almeida Torres e Urânia Tuan Cardozo. A Profª. Adriana Marques (IFSP - Itapetininga) foi a responsável pelo convite às alunas da Engenharia Civil do IFSP, Câmpus Caraguatatuba. Na época de inscrição do curso, todos os professores e alunos do IFSP CAR estavam de férias, mas essas alunas já tinham realizado atividades acadêmicas de internacionalização na área de recursos hídricos e sustentabilidade, demonstrando o seu interesse na área e também fluência no idioma, quesitos esses que eram essenciais para poderem participar dessa ação de internacionalização. Cada uma das alunas passou por entrevistas em inglês, para verificar se atendiam aos critérios necessários atribuídos pelos organizadores.

Além dos professores supracitados, muitos colaboradores foram fundamentais para a realização do projeto, por meio da divulgação e convite aos alunos de graduação do IFSP para participarem dessa ação de internacionalização, destacando-se entre eles: Aristeu Gomes Tininis (CEE-MTO), Simone Mendes Delphino (DAA-SPO), Ragnar Orlando Hammarstrom (DRG-ITP), Denise Elaine Emidio Canola (CME-ARQ e representante ARINTER do campus), Janaina Cintra Abib (CAS-ARQ), Celio Caminaga (CMC-ARQ), Eliane Andreoli Gorgonio dos Santos (Coordenadora de Idiomas da Arinter), Teresa Helena Buscato Martins (Representante Arinter Pirituba), Jorge Rodrigues de Souza Junior (Representante Arinter São Paulo), Eduardo Cesar Catanozi (Representante Arinter Votuporanga), Tarcísio Leão (Diretor de graduação) e Jacyro Gramulia Junior (Diretor da área de elétrica campus São Paulo).

Figura 2 – Alunas da Engenharia Civil do IFSP CAR: Letícia, Ana Júlia, Michele e Urânia (da esquerda para a direita)Figura 2 – Alunas da Engenharia Civil do IFSP CAR: Letícia, Ana Júlia, Michele e Urânia (da esquerda para a direita)

As alunas de engenharia civil do IFSP Câmpus Caraguatatuba destacaram a importância de ações de internacionalização como essa no processo de formação do egresso, relatando um pouco da sua experiência internacional.

“A oportunidade de participar de um projeto internacional como esse é incrível. Compartilhar experiências com o pessoal do Santa Fe College é algo está me fazendo crescer até mesmo como pessoa. Todo o trâmite em relação ao fuso horário, agendas e a barreira do idioma estão nos preparando para a vida no mercado globalizado, o que é de grande valia atualmente.” (Ana Julia Vilar Vieira, aluna do 8º semestre de Engenharia Civil do IFSP CAR)

“A experiência tem sido enriquecedora. Além dos temas abordados serem extremamente relevantes, o contato e prática da língua inglesa no contexto acadêmico agrega muito em vários âmbitos do desenvolvimento. O trabalho em equipe com alunos do exterior, com costumes e culturas diferentes, buscando desenvolver um projeto em comum é um reflexo da tendência tanto acadêmica quanto de mercado, de projetos com parcerias multinacionais para solução de problemas globais.” (Letícia Victoria Rodrigues Barbosa, aluna do 6º semestre de Engenharia Civil do IFSP CAR)

“Participar desse curso está sendo uma experiência muito boa e de grande aprendizado. Ele é um curso diferente dos usuais que temos na faculdade, pois o principal objetivo é promover a interação entre os alunos para que no final seja produzido um trabalho colaborativo. Outro aspecto diferente é o contato com os alunos americanos, que possuem uma cultura diferente e nos transmitem diferentes aprendizados.” (Michele Kozoroski Alves de Almeida Torres, aluna do 10º semestre de Engenharia Civil do IFSP CAR)

“A participação no intercâmbio virtual promovido pelo IFSP e Santa Fe College foi um marco para o meu desenvolvimento acadêmico e pessoal. Além de aprender e explorar assuntos como energia sustentável, inteligência artificial, gestão alimentar e mudanças climáticas, essa experiência me permitiu aprimorar minhas habilidades em conversação, escrita e leitura em inglês. Outro fator enriquecedor da experiência foi a flexibilidade para lidar com diferenças culturais e de fuso-horário.” (Urânia Tuan Cardozo, aluna do 8º semestre de Engenharia Civil do IFSP CAR)

É importante ressaltar que esse projeto é de caráter experimental e foi planejado e divulgado por um curto período, havendo diversos fatores condicionantes para o voluntariado nessa participação: disponibilidade para assistir aulas e fazer atividades ao longo do dia; acesso pessoal à internet de banda larga e equipamentos, para transmissão em tempo real, com áudio e vídeo de boa qualidade; nível intermediário para ler, escrever, entender e falar inglês; e o interesse específico na temática do curso. A avaliação dos resultados desse projeto possibilitará que a abrangência das atividades seja cada vez maior. A expectativa é que a parceria entre o IFSP e o Santa Fe College se fortaleça, criando oportunidades para que mais vagas sejam ofertadas em um futuro próximos. A coordenação de engenharia civil do IFSP CAR agradece imensamente aos idealizadores e colaboradores do projeto pela excelente oportunidade que estão propiciando aos nossos alunos.

Autoria: Aluna de Engenharia Civil Letícia Victoria Rodrigues Barbosa e Profª Drª Vassiliki Terezinha Galvão Boulomytis.

registrado em:
Fim do conteúdo da página