Início > Noticias > Aluna debate sobre ondas gravitacionais e mulheres cientistas na Escola Frúgoli
Licenciatura em Física

Aluna debate sobre ondas gravitacionais e mulheres cientistas na Escola Frúgoli

Publicado: Quinta, 18 de Abril de 2019, 12h15 | Última atualização em Quinta, 18 de Abril de 2019, 12h15

Na tarde do dia 15 de abril de 2019, segunda-feira, entre 13h e 15h30, a estudante Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana, do 3º semestre do curso de Licenciatura em Física do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), realizou a oficina educacional de caráter científico intitulada “Ondas Gravitacionais para Meninas Cientistas”, na Escola Estadual Professora Maria José da Penha Frúgoli, localizada no bairro da Enseada, no município de São Sebastião. Ela estava acompanhada pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) que orienta as suas atividades de pesquisa em nível de iniciação científica, com bolsa PIBIFSP (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do IFSP), bolsa esta financiada com recursos do próprio IFSP.

Larissa com alunas da Escola Frúgoli que participaram da oficina

Bolsistas orientados pelo professor Ricardo Plaza têm realizado atividades educacionais e científicas na Escola Frúgoli desde o ano de 2014, em diferentes parcerias com docentes e gestores desta instituição de ensino, parcerias estas que têm rendido bons frutos em termos do estímulo para o estudo de temas relacionados a áreas científicas.

Professor Ricardo Plaza e Larissa Comodaro na frente da Escola Frúgoli

Ao chegarem na Escola Frúgoli, o professor Ricardo Plaza e a estudante Larissa Comodaro foram recebidos pela atual diretora da instituição, professora Virginia Célia Gomes da Silva, e pelo vice-diretor Renato Coimbra que ajudaram na organização do evento.

Professores Virginia, Ricardo e Renato

O professor Ricardo Plaza e a licencianda Larissa Comodaro também estiveram na sala dos professores da Escola Frúgoli e explicaram aos docentes presentes a natureza do evento educacional que ocorreria.

Professor Ricardo Plaza com docentes da Escola Frúgoli na sala dos professores

Estas atividades educacionais e científicas foram organizadas a partir do contato inicial estabelecido, em março de 2019, entre o professor Ricardo Plaza (pelo IFSP) e o professor Vitor Paulo Fida da Gama (ex diretor da Escola Frúgoli). Neste encontro inicial prévio, ficou definido que ocorreria uma parceria entre as duas instituições de ensino, de modo que estudantes universitários do IFSP orientados pelo professor Ricardo Plaza em projetos de pesquisa, extensão e ensino realizarão oficinas educacionais na Escola Estadual Professora Maria José da Penha Frúgoli com o intuito de despertar o interesse pela ciência por parte do corpo discente.

Esta foi a segunda oficina realizada na Escola Frúgoli, por orientados do professor Ricardo Plaza, no ano de 2019. A sala onde a oficina foi realizada foi preparada por alunas bastante prestativas que colaboraram significativamente com o bom andamento desta atividade educacional.

Larissa com alunas que ajudaram na organização do espaço onde ocorreu a oficina

Antes da oficina educacional iniciar-se, o professor Ricardo Plaza explicou às alunas presentes um pouco sobre o funcionamento do IFSP, de seus cursos e das formas de ingresso nestes cursos; em particular ele enfatizou que o ingresso nos cursos superiores do IFSP ocorre por meio da nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Alunas da Frúgoli durante a oficina que foi realizada

O projeto de pesquisa de iniciação científica, desenvolvido pela estudante Larissa intitulado “Ondas Gravitacionais, Divulgação Científica e Ensino de Física” (com bolsa PIBIFSP), foi selecionado pelo IFSP para ser implementado ao longo de todo o ano de 2019. Um dos seus objetivos é a realização e a análise de atividades de divulgação científica sobre Ondas Gravitacionais, Buracos Negros e outros temas de Astrofísica, de modo a avaliar possíveis estratégias para a inserção deste tema nas aulas regulares de física, sobretudo para o ensino médio.

Larissa durante a sua oficina na Escola Frúgoli

Durante a oficina Larissa trabalhou em torno da figura de algumas mulheres cientistas, tais como: Hipácia (matemática e astrônoma que foi diretora da antiga Biblioteca de Alexandria há cerca de 1600 anos), Marie Curie (física responsável pelas primeiras descobertas sobre radioatividade), Janna Levin (autora do livro “A música do universo: Ondas gravitacionais e a maior descoberta científica dos últimos cem anos”) e Katie Bouman (uma das cientistas responsáveis pela produção da primeira imagem de um Buraco Negro que foi divulgada recentemente, em 10/04/2019). Ela também apresentou um pouco acerca da física envolvida na primeira detecção de ondas gravitacionais que ocorreu em 2015, enfatizando as possibilidades abertas para o futuro da Astrofísica a partir desta nova “janela” de observação do Universo.

Alunas realizando uma atividade solicitada por Larissa durante a oficina educacional

Muitas das alunas presentes relataram que tinham interesse por assuntos científicas e, após o término da oficina, algumas delas inclusive afirmaram ter bastante interesse em conhecer o IFSP: a bolsista Larissa se dispôs a recebê-las na instituição de modo a apresentar os seus espaços e cursos.

Estas são atividades de educação e divulgação científica que a equipe de bolsistas do IFSP-Caraguatatuba orientados pelo professor Ricardo Plaza propicia para a comunidade de alunos de escolas da região do litoral norte paulista e municípios situados nas proximidades. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas escolas participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.