Aluna de Engenharia Civil apresenta palestra sobre sua iniciação científica na SNCT
Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Caraguatatuba, entre os dias 20 e 26 de outubro de 2025, a estudante Alícia de Andrade Freire, do 4º semestre do curso de Engenharia Civil, apresentou a palestra “Entre gelo e vapor: O desafio da água líquida em Marte”. O evento aconteceu no dia 21 de outubro de 2025 e fez parte das atividades de divulgação científica promovidas pela instituição.
A apresentação teve como base a pesquisa de iniciação científica “Estudos das propriedades físicas de Marte no ensino de física e na divulgação científica”, desenvolvida entre 2024 e 2025, com fomento do CNPq. O trabalho foi orientado inicialmente pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira e, após seu falecimento, teve continuidade sob orientação do professor Renato Douglas G. L. Ribeiro.
Imagem 1: Alícia e professor Renato com a equipe Os Inquebráveis
Durante a palestra, Alícia abordou as propriedades físicas e químicas de Marte e as semelhanças com a Terra, destacando os desafios que impedem a existência de água em estado líquido no planeta vermelho. Entre os fatores apontados estão a atmosfera rarefeita, a baixa pressão atmosférica e as temperaturas extremamente baixas, que fazem com que a água ocorra apenas nos estados sólido e gasoso.
Imagem 2: Alícia apresentando sobre as características de Marte
A estudante também compartilhou sua trajetória na iniciação científica, apresentando os materiais didáticos, produções acadêmicas e a oficina realizada com alunos da Escola Colônia dos Pescadores, como parte das ações de popularização da ciência. A atividade teve duração de 45 minutos, seguida de 15 minutos de interação com o público, que participou com perguntas e curiosidades sobre Marte.
Imagem 3: Público presente
De acordo com Alícia, o ensino mediado pela astronomia contribui para promover a interdisciplinaridade e despertar o senso crítico dos estudantes por meio da alfabetização científica. “Estudar Marte também é estudar a Terra, pois ambos os planetas compartilham muitas características, como a presença de água, minerais, rochas e estruturas geológicas. Descobrir a história geológica de Marte é também compreender se a Terra poderia, um dia, vivenciar condições semelhantes.”, destacou.
A palestra reforçou a importância da pesquisa e da divulgação científica no IFSP-Caraguatatuba, evidenciando como os estudos sobre o planeta Marte podem inspirar novos avanços tecnológicos e fortalecer o ensino das ciências dentro e fora do ambiente acadêmico.
Redes Sociais