FÍSICA

Aluna da Licenciatura em Física do IFSP-CAR faz palestra na Escola Dr. Eduardo

Publicado: Quinta, 28 de Setembro de 2023, 18h19 | Última atualização em Quinta, 28 de Setembro de 2023, 18h19

No dia 22 de setembro de 2023, a partir das 14h30, Nicoli Rocha Santos, estudante do curso de Licenciatura em Física no campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), realizou uma palestra presencial sobre tópicos relacionados à Teoria do Big Bang, na Escola Estadual Dr. Eduardo Corrêa da Costa Junior, situada no município de Caraguatatuba. O evento educativo, que se estendeu até aproximadamente as 16h, fez parte do rol de atividades da disciplina eletiva de Astronomia, criada em conformidade com as diretrizes do novo ensino médio. A iniciativa de convidar Nicoli para apresentar a palestra foi da professora Adriana Timóteo, que buscou um exemplo de uma mulher que estudasse Física em uma instituição de ensino pública e de qualidade como o IFSP. A intenção era mostrar aos alunos da escola que ingressar em um curso de graduação de qualidade era uma possibilidade tangível para eles.
Durante a palestra, Nicoli também compartilhou sua experiência como ex-bolsista de diferentes projetos de pesquisa, ensino e extensão, todos sob a orientação do Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente da área de Física no campus do IFSP-Caraguatatuba. Essas experiências incluíram sua participação como: bolsista em um projeto de pesquisa intitulado "Vídeos de curta duração como ferramentas educacionais contra discursos de ódio e fake news" (com bolsa PIBIFSP) na área de Educação, que se estendeu do final de 2019 até o início de 2020; bolsista do projeto de extensão intitulado "Meninas Cientistas Interdisciplinares", ao longo do ano de 2021; bolsista do projeto de pesquisa de iniciação científica (com bolsa PIBIFSP) intitulado "Teoria do Big Bang, Divulgação Científica e Ensino de Ciências" durante todo o ano de 2022. Atualmente, Nicoli é bolsista do Programa de Residência Pedagógica (PRP) da CAPES, com o objetivo de aperfeiçoar a sua formação como educadora.

Imagem 1 - Licenciada Nicoli Rocha Santos realizando a palestraImagem 1 - Licenciada Nicoli Rocha Santos realizando a palestra

A realização desta palestra sobre a Teoria do Big Bang teve diversos desdobramentos positivos. Em primeiro lugar, essa palestra ofereceu aos estudantes a oportunidade de expandir seus conhecimentos sobre um dos conceitos mais fundamentais da cosmologia atual: ao explorar como o universo teve início e como evoluiu ao longo do tempo, os alunos puderam ganhar uma compreensão mais profunda das origens do cosmos, bem como contextualizar os tópicos de Astronomia presentes no currículo escolar. A atividade permitiu também perceber como conceitos teóricos, muitas vezes bastante abstratos, se aplicam à realidade, o que pode tornar o aprendizado mais tangível e significativo. Outra consequência positiva foi o estímulo ao interesse científico: a apresentação de um tópico intrigante e complexo como o Big Bang inspirou diversos dos alunos presentes a desenvolverem um apreço mais profundo pela ciência e pela astronomia, algo que pode inclusive levar alguns a considerarem seguir carreiras em campos STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Adicionalmente, a palestra destacou a relevância da diversidade de gênero no campo científico e a importância de mulheres em carreiras das ciências exatas que são tradicionalmente dominadas por homens.

Imagem 2 - Nicoli com alunos e as professoras Adriana Timóteo e Edna de AndradeImagem 2 - Nicoli com alunos e as professoras Adriana Timóteo e Edna de Andrade

A palestra incorporou exemplos práticos que ilustram de forma eficaz os princípios da Teoria do Big Bang, como, por exemplo, explicar a formação dos elementos químicos mais leves, como Hidrogênio e Hélio. Foram utilizadas animações para representar a expansão do universo desde um estado extremamente quente e denso até os dias de hoje, de modo que os alunos tivessem a oportunidade de visualizar a evolução do cosmos desde o seu início. Em resumo, a palestra proporcionou uma experiência educativa abrangente com o intuito de estimular o entusiasmo pela ciência, promover a igualdade de gênero e inspirar os alunos a considerarem carreiras em campos relacionados à astronomia e à física.
Além de apresentar um tema contemporâneo de astrofísica aos alunos participantes, ampliando os seus horizontes, esta palestra evidenciou, também, a eles a importância da existência de instituições de ensino superior públicas e de qualidade – como é o caso do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – que desenvolvam projetos de pesquisa, ensino e extensão que possam beneficiar a sociedade.

Fonte: Nicoli Rocha Santos e Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira