Engenharia

Aluna da Engenharia Civil tem Trabalho Premiado no III CONGRESA

Publicado: Segunda, 30 de Agosto de 2021, 15h43 | Última atualização em Sexta, 09 de Setembro de 2022, 16h59

No dia 13 de agosto, 5 grupos de alunos do curso de Engenharia Civil do IFSP Câmpus Caraguatatuba apresentaram seus trabalhos de pesquisa no III CONGRESA - Congresso de Engenharia Civil da Universidade Federal Rural do Semi Árido (UFERSA).

Entre eles, apresentou-se a aluna do 5º semestre, Letícia Victoria Rodrigues Barbosa, sob orientação da Profª Dra. Vassiliki Terezinha Galvão Boulomytis. Seu trabalho, intitulado “Análise do processo de internacionalização como subsídio ao ensino na área de recursos hídricos: caso do curso de engenharia civil do IFSP CAR” é parte da sua pesquisa no programa PIBIFSP 2021. Neste estudo, ela analisou todas as ações de internacionalização conectadas ao tema de recursos hídricos que foram realizadas pela Engenharia Civil do IFSP CAR desde 2017. Todos os trabalhos foram avaliados por uma banca composta por professores e pesquisadores da área.

Figura 1. Banca de avaliadores com a aluna Letícia BarbosaFigura 1. Banca de avaliadores com a aluna Letícia Barbosa

No final do congresso, foram premiados os melhores trabalhos científicos apresentados no III CONGRESA. O prêmio intitulado “Professora Desireé Alves de Oliveira” foi em homenagem à professora do Departamento de Engenharias, da UFERSA e se justifica por sua contribuição à formação dos estudantes do Curso de Engenharia Civil e à dedicação no planejamento e organização do evento III CONGRESA, em 2021, além de outros campos do ensino e extensão.

Figura 2. Trabalho apresentado pela aluna Letícia BarbosaFigura 2. Trabalho apresentado pela aluna Letícia Barbosa

Para a nossa alegria, na categoria de melhor artigo científico completo da área de meio ambiente, a aluna Leticia Victoria Rodrigues Barbosa foi premiada em primeiro lugar com Diploma de Honra ao Mérito, mostrando a relevância dos trabalhos realizados no IFSP CAR e a importância dos incentivos à pesquisa por meio de programas institucionais.

Aos alunos que se apresentaram, nossos sinceros agradecimentos, porque mesmo atarefados com o final do semestre, esforçaram-se para se apresentar com excelência nesse evento. À aluna Letícia, estamos muito orgulhosos por vê-la representar o nome da nossa instituição com tanto empenho.

Sentimentos de muita gratidão também devem ser dados aos professores da Engenharia Civil do IFSP CAR. Em cada aula que ministraram ao longo desses 5 primeiros anos do curso, frente a tantos desafios, ensinaram o que foi necessário para a construção desse perfil dos nossos alunos. Além de serem investigativos, os alunos nos surpreendem com a sua visão abrangente sobre os problemas e possíveis soluções que hoje existem no contexto global.

Aos demais alunos de Engenharia Civil do IFSP CAR, desejamos que continuem se esforçando para obter conhecimento, durante e após a graduação, sempre atuando de forma ética e responsável. Disseminem conhecimento e colaborem com a construção de um país justo, inclusivo e sustentável. Parabéns a todos que estão conosco nessa jornada.

Autora: Profa. Dra. Vassiliki Terezinha Galvão Boulomytis