Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Robótica

Adolescentes da Fundação Casa participam de aulas de Robótica Básica

Publicado: Quarta, 26 de Outubro de 2022, 19h41 | Última atualização em Quarta, 26 de Outubro de 2022, 19h48

Nos dias 20 e 21 de outubro, o Instituto Federal de São Paulo e a Secretaria de Educação Municipal de Caraguatatuba realizaram um projeto em parceria que ministrou aulas de Robótica Básica para os adolescentes da Fundação Casa. Também participou do projeto a escola Ismael Iglesias na figura da professora Cintia Ribeiro.

Figura 1 - Robô Lego sendo testadoFigura 1 - Robô Lego sendo testado

O projeto consistiu em apresentar kits didáticos Lego Mindstorms que fazem parte do programa da Prefeitura para o ensino de Robótica. Esses kits permitem aos estudantes montar pequenos robôs que se movimentam e realizam tarefas diversas. As aulas consistiram em montar um pequeno robô que se movimentava pela sala.

Figura 2 - Aluno conhecendo as peças de um kit LegoFigura 2 - Aluno conhecendo as peças de um kit Lego

No final, cada aluno podia modificar o robô, acrescentando recursos e habilidades. Os estudantes se divertiram muito durante as aulas, demonstrando interesse e admiração pelas novas descobertas que fizeram.

Figura 3 - Aluno do IFSP auxiliando nas montagensFigura 3 - Aluno do IFSP auxiliando nas montagens

O maior propósito foi gerar encantamento e mostrar novas possibilidades que as tecnologias trarão ao mundo. Dar novas perspectivas, incentivar as pessoas a estudarem e acreditar no ser humano é uma das tarefas mais nobres das escolas e tanto o Instituto quanto a Secretaria de Educação buscam cumprir esse papel onde for possível. 

Figura 4 - Aluno montando robôFigura 4 - Aluno montando robô

O projeto envolveu os professores Nelson Alves Pinto e Mário Tadashi Shimanuki, ambos do IFSP na área de Informática. Também é de autoria desses dois professores o projeto “Garotas adoram Tecnologia”, que visa incentivar garotas de escolas públicas a conhecerem as áreas de Eletrônica e Informática através de projetos práticos de Arduino. 

Figura 5 - Professor Nelson Alves e aluno Jonathan PerobeliFigura 5 - Professor Nelson Alves e aluno Jonathan Perobeli

Também participaram dois alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Jonathan Perobeli e Caique Alexandroni Leme. Os dois alunos relataram a experiência como gratificante.

Figura 6 - Aluno Caique LemeFigura 6 - Aluno Caique Leme

Figura 7 - Aluno Jonathan PerobeliFigura 7 - Aluno Jonathan Perobeli

Por conta da pouca diferença da idade entre os adolescentes que aplicaram e os adolescentes que receberam as aulas a interação foi muito produtiva. As aulas foram realizadas nos dias 20 e 21 de outubro, das 13:30 até 17:30 e envolveram próximo de trinta adolescentes. 

Os realizadores agradecem aos diretores do IFSP, técnicos administrativos, terceirizados e outros docentes que se envolveram no projeto de uma ou outra forma. 

Também agradecem à Secretaria de Educação de Caraguatatuba pelo constante apoio, divulgação e envolvimento em projetos que envolvem Robótica e Informática nas escolas públicas do município. 

Agradecimentos especiais para a Fundação Casa, que na pessoa de Maria Cristina nos recebeu de forma carinhosa e acolhedora. Todos saímos muito satisfeitos com os resultados. 

Fonte: Professor Nelson Alves

registrado em:
Fim do conteúdo da página