Acolhimento aos ingressantes da Licenciatura em Física de 2023 do IFSP-CAR

Publicado: Quarta, 05 de Abril de 2023, 20h34 | Última atualização em Quarta, 05 de Abril de 2023, 20h56

Na noite de 24 de março de 2023, sexta-feira, entre 21h00 e 22h30, os alunos ingressantes no curso de Licenciatura em Física do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) em 2023 participaram de uma festa de acolhimento organizada pelos alunos veteranos deste curso. Em particular a estudante universitária Giovana Reis do Espírito Santo liderou a organização desta atividade de recepção que contou com “comes e bebes”, além de momentos de diversão e atenção. Este evento ocorreu no andar de cima do prédio do IFSP-Caraguatatuba em frente à lanchonete. A ação teve o apoio do coordenador da Licenciatura em Física, professor José Roberto Severino Martins Júnior, e de outros professores do curso de Licenciatura em Física que também estiveram presentes, dentre os quais, os professores Alex Lino, Priscila Enrique de Oliveira e Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

imagem 1 calouros da licenciatura em fisica do ifsp caraguatatuba de 2023imagem 1 calouros da licenciatura em fisica do ifsp caraguatatuba de 2023

imagem 2 veteranos e calourosda licenciatura em fisica do ifsp caraguatatubaimagem 2 veteranos e calourosda licenciatura em fisica do ifsp caraguatatuba

imagem 3 festa para os calouros da licenciatura em fisica do ifsp caraguatatubaimagem 3 festa para os calouros da licenciatura em fisica do ifsp caraguatatuba

Durante o evento, os calouros se apresentaram falando seus nomes, suas idades e suas cidades de origem. Além disso, cada calouro foi “adotado” por um estudante veterano. Os calouros se sentiram acolhidos e se mostraram felizes com o evento. Aos calouros foi explicado que o corpo discente e docente do IFSP é contra qualquer tipo de trote violento e que eles só participariam de modo voluntário das atividades que desejassem.

imagem 4 aluna giovana reis do espirito santoimagem 4 aluna giovana reis do espirito santo

A equipe docente do curso de Licenciatura em Física e os servidores do IFSP-Caraguatatuba estão à disposição para ajudar os calouros no processo de transição para a vida acadêmica universitária. Muitos dados indicam que o acolhimento e o senso de pertencimento a uma determinada turma, em geral, encorajam os estudos e ajudam a combater a evasão.

Fonte: Professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira