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Engenharia Civil

Ação do curso de Engenharia Civil Para a Redução da Desigualdade Educacional

Publicado: Segunda, 27 de Setembro de 2021, 14h37 | Última atualização em Sexta, 09 de Setembro de 2022, 16h58

Ingressar no ensino superior pode ser um grande desafio para muitos, tanto devido às dificuldades socioeconômicas como também devido à desigualdade educacional. Diversos pesquisadores apontam que há uma forte relação entre a origem social e o sucesso profissional do aluno (BIMBATI, 2021; SUMIYA, 2020). Fatores como a renda familiar e a região de onde vêm os alunos podem claramente influenciar no seu acesso e habilidade ao aprendizado. No entanto, as ações institucionais conseguem reduzir essas desigualdades no aprendizado, independente da origem social do aluno (SUMIYA, 2020). 

O curso de férias “Matemática, Física e Informática Básica como subsídio à Engenharia” foi organizado pela Profa. Dra. Vassiliki Boulomytis, Coordenadora do curso de Bacharelado em Engenharia Civil, e ministrados pelos professores Me. Luis Mateus Genova e Me. Ruan Larisson Toninatto Vilela, com o auxílio da aluna bolsista Gabrielly da Silva Azevedo, do 2º ano. O curso foi realizado entre 03 e 15 de setembro de 2021, ao longo de 20 h no formato remoto. 

Para os professores responsáveis e tutora, o curso foi uma experiência muito gratificante. Eles relataram que receberam diversos comentários positivos e agradecimentos dos alunos participantes, inclusive dos que são acompanhados pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais (NAPNE) do IFSP Câmpus Caraguatatuba. A tutora afirmou que além dos quesitos essenciais de matemática (como frações e relações trigonométricas), os alunos puderam relembrar termos específicos e melhorar a compreensão de enunciados para elucidação dos problemas.

Aula do Prof. Me. Luis Mateus sobre conceitos de física no curso de fériasAula do Prof. Me. Luis Mateus sobre conceitos de física no curso de férias

Aula do Prof. Me. Ruan Larisson sobre conceitos de matemática no curso de fériasAula do Prof. Me. Ruan Larisson sobre conceitos de matemática no curso de férias

O curso teve 16 inscritos e quase alcançou o número limite de 20 vagas. O total de 13 alunos foi aprovado no curso, tendo mais que 75% das suas atividades concluídas com sucesso. A maioria dos alunos inscritos (81,25%) participou ativamente durante as aulas síncronas e assíncronas. 

Anualmente, o curso de Bacharelado em Engenharia Civil do IFSP CAR recebe 40 alunos de diferentes regiões, escolas e faixa etária, apresentando também habilidades de aprendizagem variadas. O IFSP tem como meta propiciar um ambiente inclusivo para os seus alunos. Muitos ingressantes concluíram o ensino médio há mais de uma década. Por isso, é essencial criar mecanismos para aprimorar a adaptação desses alunos ao novo ritmo da graduação que exige uma dedicação intensa. Além de tornar a jornada acadêmica mais harmoniosa para o aluno, esse tipo de ação promove a inclusão e evita a evasão, sem deixar rastros de frustração na vida de quem teve condições prévias desiguais ao conhecimento. 

Durante a pandemia, essa missão tem sido muito desafiadora, tanto para os alunos como para os professores, mas de forma simples e inovadora, o curso de férias atingiu os seus objetivos e conseguiu aprimorar a fundamentação conceitual básica dos alunos em matemática, física e informática. Com o curso foi possível nivelar o conteúdo dos alunos para que sigam com mais facilidade a sua trajetória no curso de bacharelado em engenharia civil. 

Referências Bibliográficas: 

BIMBATI, Ana Paula. Sem computador nem apoio: Desigualdades na educação aumentam na pandemia. Uol educação, 2021. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/noticias/2021/04/28/desigualdades-da-educacao-durante-a-pandemia.htm. Acesso em: 25, de setembro de 2021.

SUMIYA, Lilia Asuca. Desigualdade educacional. Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, 2020. Disponível em: https://ccsa.ufrn.br/portal/?p=12616. Acesso em: 25, de setembro de 2021. 

Autores: Prof. Me. Luís Mateus Genova, Profª. Drª Vassiliki Boulomytis e Prof. Me. Ruan Vilela Toninatto Vilela.

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