Ação do curso de Engenharia Civil Para a Redução da Desigualdade Educacional
Ingressar no ensino superior pode ser um grande desafio para muitos, tanto devido às dificuldades socioeconômicas como também devido à desigualdade educacional. Diversos pesquisadores apontam que há uma forte relação entre a origem social e o sucesso profissional do aluno (BIMBATI, 2021; SUMIYA, 2020). Fatores como a renda familiar e a região de onde vêm os alunos podem claramente influenciar no seu acesso e habilidade ao aprendizado. No entanto, as ações institucionais conseguem reduzir essas desigualdades no aprendizado, independente da origem social do aluno (SUMIYA, 2020).
O curso de férias “Matemática, Física e Informática Básica como subsídio à Engenharia” foi organizado pela Profa. Dra. Vassiliki Boulomytis, Coordenadora do curso de Bacharelado em Engenharia Civil, e ministrados pelos professores Me. Luis Mateus Genova e Me. Ruan Larisson Toninatto Vilela, com o auxílio da aluna bolsista Gabrielly da Silva Azevedo, do 2º ano. O curso foi realizado entre 03 e 15 de setembro de 2021, ao longo de 20 h no formato remoto.
Para os professores responsáveis e tutora, o curso foi uma experiência muito gratificante. Eles relataram que receberam diversos comentários positivos e agradecimentos dos alunos participantes, inclusive dos que são acompanhados pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais (NAPNE) do IFSP Câmpus Caraguatatuba. A tutora afirmou que além dos quesitos essenciais de matemática (como frações e relações trigonométricas), os alunos puderam relembrar termos específicos e melhorar a compreensão de enunciados para elucidação dos problemas.
O curso teve 16 inscritos e quase alcançou o número limite de 20 vagas. O total de 13 alunos foi aprovado no curso, tendo mais que 75% das suas atividades concluídas com sucesso. A maioria dos alunos inscritos (81,25%) participou ativamente durante as aulas síncronas e assíncronas.
Anualmente, o curso de Bacharelado em Engenharia Civil do IFSP CAR recebe 40 alunos de diferentes regiões, escolas e faixa etária, apresentando também habilidades de aprendizagem variadas. O IFSP tem como meta propiciar um ambiente inclusivo para os seus alunos. Muitos ingressantes concluíram o ensino médio há mais de uma década. Por isso, é essencial criar mecanismos para aprimorar a adaptação desses alunos ao novo ritmo da graduação que exige uma dedicação intensa. Além de tornar a jornada acadêmica mais harmoniosa para o aluno, esse tipo de ação promove a inclusão e evita a evasão, sem deixar rastros de frustração na vida de quem teve condições prévias desiguais ao conhecimento.
Durante a pandemia, essa missão tem sido muito desafiadora, tanto para os alunos como para os professores, mas de forma simples e inovadora, o curso de férias atingiu os seus objetivos e conseguiu aprimorar a fundamentação conceitual básica dos alunos em matemática, física e informática. Com o curso foi possível nivelar o conteúdo dos alunos para que sigam com mais facilidade a sua trajetória no curso de bacharelado em engenharia civil.
Referências Bibliográficas:
BIMBATI, Ana Paula. Sem computador nem apoio: Desigualdades na educação aumentam na pandemia. Uol educação, 2021. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/noticias/2021/04/28/desigualdades-da-educacao-durante-a-pandemia.htm. Acesso em: 25, de setembro de 2021.
SUMIYA, Lilia Asuca. Desigualdade educacional. Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, 2020. Disponível em: https://ccsa.ufrn.br/portal/?p=12616. Acesso em: 25, de setembro de 2021.
Autores: Prof. Me. Luís Mateus Genova, Profª. Drª Vassiliki Boulomytis e Prof. Me. Ruan Vilela Toninatto Vilela.
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