ENTRETODOS

Ação de extensão debateu curtas de direitos humanos do festival Entretodos 2020

Publicado: Sexta, 25 de Setembro de 2020, 15h32 | Última atualização em Sexta, 25 de Setembro de 2020, 15h36

Em 18 de setembro de 2020, sexta-feira, a partir das 15h30, aconteceu, de modo virtual, uma atividade de extensão envolvendo a exibição e o debate acerca de curtas-metragens do 13º Festival Entretodos (2020), que foi organizada por bolsistas do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”. Este projeto ocorre no âmbito do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e é coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

Larissy, Lais, Danilo, Ricardo, Vinicius, Kaue e SofiaLarissy, Lais, Danilo, Ricardo, Vinicius, Kaue e Sofia

Essa foi a 13ª edição do Festival Entretodos, um festival gratuito dedicado aos filmes de curta metragem (até 25 minutos) que tratam de questões relevantes aos direitos humanos. O seu objetivo é ampliar o acesso a debates de qualidade envolvendo os mais diversos temas abarcados pela Declaração Universal de Direitos Humanos, para com pluralidade, trabalhar com temas que afetam a sociedade e a individualidade de cada cidadão, usando o cinema como ferramenta artística e pedagógica para sensibilizar, mobilizar e alimentar mentes de todas as idades na direção de uma maior empatia para com o outro. O Festival Entretodos acontece anualmente, no mês de setembro, em diversos pontos de cultura, escolas e no sistema prisional de São Paulo, bem como em diferentes unidades do IFSP. Em 2020, devido ao Covid 19, os conteúdos e o festival em si migraram para o universo online. O Festival Entretodos é organizado pela Secretaria Municipal de Cultura da cidade de São Paulo e conta com a parceria do Instituto Federal de São Paulo.

Na mostra competitiva do Festival Entretodos de 2020, os curtas foram distribuídos em cinco blocos: Adentro; Somos Muitas e Muitos; Brotos; Rizomas; Estamos Aqui. Além dos blocos da Mostra Competitiva, o 13º Festival Entretodos contou também com três blocos da Mostra Juventude e com um bloco da Mostra Infantil. Os curtas que participaram deste Festival são provenientes de diversos países do mundo.

Cinco Blocos da Mostra Competitivas do Entretodos 2020Cinco Blocos da Mostra Competitivas do Entretodos 2020

Esta atividade foi organizada de forma ativa pelos extensionistas Larissy Santos da Silva, Kaue Marques Barbosa, Lais Rodrigues Ramos, Vinicius Carvalho Rosa, Sofia Kaiser Sant Ana de Jesus e Danilo Henrique Oliveira Souza, todos estudantes universitários do IFSP-Caraguatatuba. Durante o evento a equipe de bolsistas de extensão coordenada pelo professor Ricardo Plaza debateu sobre diversos aspectos acerca de curtas participantes do Festival Entretodos, se aprofundando em alguns dos assuntos abordados por essas obras artísticas. O debate foi realizado pela plataforma “Google Meet” com uma transmissão simultânea (streaming) feita via YouTube pelo canal “Debate Consciência” que pode ser acessado no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>. A gravação do vídeo com toda a atividade realizada (com duração de 2 horas e 53 minutos) pode ser assistida no link <https://www.youtube.com/watch?v=G7MSy8VhDwc&ab_channel=DebateConsci%C3%AAncia>.

Extensionistas Larissy, Danilo, Lais, Sofia, Kaue e ViniciusExtensionistas Larissy, Danilo, Lais, Sofia, Kaue e Vinicius

Em especial a equipe do IFSP-Caraguatatuba agradece a Jorge Grinspun, da Coordenação e Curadoria do Festival Entretodos, e a Dyane Guedes Cunha, da Diretoria de Atividades extensionistas da Pró-Reitoria de Extensão do IFSP, pelo apoio para a realização desta atividade de forma remota. Mais informações sobre o Entretodos podem ser obtidas no link <https://entretodos.com.br>.

Esta foi uma ação realizada pelo projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”. Este projeto foi aprovado no âmbito do Edital 196 de 11 de junho de 2020 da Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal de São Paulo – IFSP, referente ao “Programa Institucional de Apoio a Atividades de Extensão do IFSP – Em tempos de Distanciamento Social” definido para o período da pandemia de COVID-19. Os recursos viabilizados por este edital 196 permitem o financiamento de bolsas a seis alunos extensionistas selecionados para a execução das atividades previstas para este projeto. O objetivo deste projeto de extensão é colaborar para disseminar o conhecimento, a cultura e a ciência, por meio da internet, durante a pandemia de coronavírus.

Os bolsistas extensionistas deste projeto agradecem tanto à Pró-Reitoria de Extensão do IFSP pelas bolsas fomentadas pelo edital 196, quanto às pessoas que participaram ativamente e prestigiaram este vídeo-debate, inclusive com a realização de perguntas e reflexões pelo chat do YouTube. Sugestões para temas das ações futuras deste projeto são bem-vindas e podem ser feitas para qualquer membro da equipe.