Cenário Pandemia

Ação de extensão debateu as novas perspectivas no cenário da pandemia

Publicado: Quinta, 10 de Setembro de 2020, 16h04 | Última atualização em Quinta, 10 de Setembro de 2020, 16h16

No final da tarde de 29 de agosto de 2020, sábado, a partir das 18h00, aconteceu, de modo virtual, a atividade de extensão “Uma nova perspectiva no cenário atual” que foi organizada por bolsistas do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet” que ocorre no âmbito do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e que é coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

Foto: Larissy, Laís, Danilo, Ricardo, Vinicius e KaueFoto: Larissy, Laís, Danilo, Ricardo, Vinicius e Kaue

Esta foi a primeira ação realizada pelo projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”. Este projeto foi aprovado no âmbito do Edital 196 de 11 de junho de 2020 da Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal de São Paulo – IFSP, referente ao “Programa Institucional de Apoio a Atividades de Extensão do IFSP – Em tempos de Distanciamento Social” que dialoga com este período da pandemia de COVID-19. Os recursos viabilizados por este edital 196 permitem o financiamento de bolsas a seis alunos extensionistas selecionados para a execução das atividades previstas para este projeto. O objetivo deste projeto de extensão é colaborar para disseminar o conhecimento, a cultura e a ciência, por meio da internet, durante a pandemia de coronavírus.

Os bolsistas extensionistas que organizaram e participaram diretamente desta atividade – juntamente com o professor Ricardo Plaza – foram os seguintes alunos de cursos superiores do IFSP-Caraguatatuba: Lais Rodrigues Ramos, Larissy Santos da Silva, Kaue Marques Barbosa, Danilo Henrique Oliveira Souza e Vinicius Carvalho Rosa. A bolsista Sofia Kaiser Sant Ana de Jesus também colaborou para o planejamento prévio desta atividade.

Foto: Cartaz de divulgação da atividade de extensão “Uma nova perspectiva no cenário atual”Foto: Cartaz de divulgação da atividade de extensão “Uma nova perspectiva no cenário atual”

O evento se efetivou como uma webconferência da RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa e a transmissão em tempo real (“streaming”) foi realizada no Youtube, pelo canal “Debate Consciência”.

Foto: Canal “Debate Consciência” do YoutubeFoto: Canal “Debate Consciência” do Youtube

No início, após a apresentação inicial dos membros da equipe de extensão e dos objetivos desta ação foi apresentado o vídeo “Tudo vai voltar ao normal” (de 4 minutos de duração) do canal “Antídoto” do Youtube, disponível no link. Os conteúdos trabalhados neste vídeo permitiram na sequência uma discussão a respeito de questões como os movimentos de negação da ciência e a importância do estado e dos investimentos públicos para o fomento da ciência.

Foto: Cena do vídeo “Tudo vai voltar ao normal”Foto: Cena do vídeo “Tudo vai voltar ao normal”

O segundo vídeo trabalhado nesta ação foi “Quem matou a sua determinação” (de 7 minutos de duração) do canal Meteoro Brasil em conjunto com o canal “Ludoviajante”, ambos do Youtube, disponível no link. Este vídeo possibilitou a discussão de temas como procrastinação, perfeccionismo e insegurança, em particular no atual contexto do coronavírus.

Foto: Cena do vídeo “Quem matou a sua determinação”Foto: Cena do vídeo “Quem matou a sua determinação”

Durante a transmissão os participantes puderam realizar perguntas e fazer comentários por meio do “chat” do Youtube; os bolsistas reproduziram vários destes comentários por áudio durante a ação e tentaram responder as questões formuladas, a partir dos conhecimentos existentes atualmente. O vídeo desta ação intitulado “Nossa primeira conversa: Uma nova perspectiva no cenário atual” (com duração de 1 hora e 41 minutos) está disponível para todos os interessados assistirem no link.

Os bolsistas deste projeto agradecem tanto à Pró-Reitoria de Extensão do IFSP pelas bolsas fomentadas pelo edital 196, quanto aos cidadãos que participaram e prestigiaram este vídeo-debate, inclusive com a realização de perguntas e reflexões. Sugestões para temas das ações deste projeto são bem-vindas e podem ser feitas para qualquer membro da equipe.