Física

3ª Jornada da Licenciatura em Física ocorrerá no IFSP-Caraguatatuba

Publicado: Quinta, 17 de Outubro de 2019, 17h59 | Última atualização em Quinta, 17 de Outubro de 2019, 17h58

Título do Evento: 3ª Jornada da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba

• Local: Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Caraguatatuba – Avenida Bahia, 1739 – Indaiá – Caraguatatuba/SP.

• Dias em que ocorrerão as atividades: de 21 a 25 de outubro de 2019 (de segunda-feira a sexta-feira) durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Essas atividades ocorrerão na maior parte no período noturno, mas algumas delas ocorrerão também nos períodos vespertino e matutino.

ATIVIDADES

- Dia 21/10/2019 (segunda-feira) das 19h às 20h40 – Local: Sala 105 do IFSP-Caraguatatuba – Abertura da SNCT – Palestra “A Era do Capital Improdutivo” que será ministrada pelo Prof. Ladislau Dowbor.

- Dia 22/10/2019 (terça-feira) das 19h às 20h40 – Local: Auditório do IFSP-Caraguatatuba – Palestra “Energia Nuclear e o Sísifo de Itaorna: Uma História do Programa Nuclear Brasileiro e o seu potencial didático” que será ministrada pelo professor Winston Gomes Schmiedecke.

- Dia 22/10/2019 (terça-feira) das 21h às 22h35 – Local: Laboratório de Informática do IFSP-Caraguatatuba a ser definido – Oficina didática “Conhecimentos de Física Aeroespacial” que será realizada pelos estudantes Yeté Abunã Marques Labarca, André da Silva Mendes, Vinicius Amaral Sousa Abrahão e Higor Felipe Gonçalves de Arruda, sob a orientação do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

- Dia 22/10/2019 (terça-feira) das 21h às 22h35 – Local: Sala de aula 205 do IFSP-Caraguatatuba – Oficina didática “Rodeados por preconceitos” que será realizada pelas estudantes Beatriz Aguida Gomes, Nicoli Rocha Santos e Amanda Gabriela Ribeiro, sob a orientação do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

- Dias 22/10/2019 (terça-feira) e 23/10/2019 (quarta-feira) das 14h às 16h (pela tarde) – Local: Laboratório de Física do IFSP-Caraguatatuba – Oficina didática “Oficina de Física Quântica para o Ensino Médio” que será realizada pelos estudantes Lara Cardoso Nunes da Silva, Larissa Siqueira Vieira Nogueira e Rafael do Nascimento Sorensen, sob a orientação do professor Alex Lino.

- Dia 23/10/2019 (quarta-feira) das 19h às 20h40 – Local: Sala 204 do IFSP-Caraguatatuba – Cinedebate “Chernobyl” (com a exibição do episódio 5 dessa série) que será realizado pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira com o apoio de bolsistas e estudantes voluntários.

- Dia 23/10/2019 (quarta-feira) das 21h às 22h35 – Local: Auditório do IFSP-Caraguatatuba – Apresentação das ações e trabalhos realizados no âmbito do PIBID da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba que será realizada sob a coordenação dos professores Luis Fernando Viviani Thomazini e Patrícia Teixeira Tavano, com o apoio de bolsistas do PIBID.

- Dia 24/10/2019 (quinta-feira) das 17h40 às 22h35 – Local: sala do IFSP-Caraguatatuba a ser definida – Apresentação dos trabalhos da área de física aprovados para o Seminário de Iniciação Científica do Litoral Norte, sob a coordenação dos professores Ricardo Roberto Plaza Teixeira e Alex Lino

- Dia 25/10/2019 (sexta-feira) das 10h30 às 12h30 (pela manhã) – Local: Auditório do IFSP-Caraguatatuba – Palestra “Astrobiologia e as Implicações para a busca de vida em Marte” que será realizada pela professora Thays Bentes.

- Dia 25/10/2019 (sexta-feira) das 12h30 às 14h (no início da tarde) – Local: Auditório do IFSP-Caraguatatuba – Palestra “Discriminação do estado duro de 1E1740.7-2942, uma fonte binária de raios X candidata a buraco negro” que será realizada pelo professor Jurandi Leão Santos.

- Dia 25/10/2019 (sexta-feira) das 17h às 19h (no final da tarde) – Local: Pátio do IFSP-Caraguatatuba em frente à lanchonete – Feira de Ciências da Física que será coordenada pelo professor Aleandro Ribeiro Marquesi com o apoio de estudantes do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba.

- Dia 25/10/2019 (sexta-feira) das 19h às 20h40 – Local: Auditório do IFSP-Caraguatatuba – Palestra “Políticas de ações afirmativas no ensino superior” que será ministrada pela professora Juliana Jodas.

• Resumo do Evento: Entre os dias 21 e 25 de outubro de 2019, o IFSP-Caraguatatuba sediará a 3ª Jornada da Licenciatura em Física, com palestras, oficinas, apresentações de trabalhos acadêmicos, um cinedebate e uma feira de ciências da física. As atividades são parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do IFSP-Caraguatatuba.

• Essas atividades são totalmente GRATUITAS e abertas aos interessados por questões científicas, educacionais e culturais, das comunidades interna e externa ao IFSP. O seu objetivo é cultural e educacional.

• Responsável pelas atividades: Prof. Dr. Alex Lino (coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba).

• Por favor: ajude a divulgar este evento, compartilhando este informativo em redes sociais e grupos de whatsapp.