Licenciatura em Física

1º Sarau da Licenciatura em Física do IFSP-CAR integrou estudantes e professores

Publicado: Terça, 28 de Mai de 2019, 13h34 | Última atualização em Terça, 28 de Mai de 2019, 13h39

No dia 21 de maio de 2019, terça-feira, de noite, entre 19h e 22h35, no pátio externo situado atrás do auditório do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu o 1º Sarau do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, que foi realizado com o apoio de professores e alunos deste curso. O coordenador da Licenciatura em Física, Prof. Dr. Alex Lino, articulou as atividades artísticas, culturais e científicas que ocorreram durante toda esta noite. Este evento se inseriu nas ações da Semana Cultural do IFSP-Caraguatatuba.

Foto: Professores Ricardo Plaza e Alex Lino com estudantes

Dentre os estudantes do IFSP-Caraguatatuba que ajudaram na estruturação, organização, divulgação e realização deste Sarau, estiveram bolsistas de pesquisa, de extensão e de ensino, além de voluntários de diversos cursos do IFSP.

Foto: Alguns dos professores presentes – Aleandro, Rafael, Ana Maria, Ângela, Patrícia e Alex

Dentre os diversos professores presentes, participaram com maior intensidade do evento os seguintes docentes: Alex Lino, Ricardo Roberto Plaza Teixeira, Alexandre Machado Rosa, Aleandro Ribeiro Marquesi, Rafael Nogueira Luz, Patricia Teixeira Tavano, Ana Maria Stabelini, Ângela Maria dos Santos, Rodrigo Antonio dos Santos, Samuel Gomes Duarte.

Foto: Público no Sarau

Durante a noite ocorreram apresentações musicais, leitura de poesias, exibição de vídeos, apresentações de debate sobre temas econômicos e educacionais, jogos de xadrez, observações do céu noturno com os telescópios (um refrator e um refletor) do IFSP-Caraguatatuba, etc.

Foto: Professores Aleandro, Ricardo, Rafael e Alex

Nas observações do céu noturno feitas com os dois telescópios do IFSP-Caraguatatuba, foi possível ver os planetas Júpiter e Saturno.

Foto: Observações do céu noturno feitas com telescópios

Numa das atividades deste sarau, organizada pelo professor Ricardo Plaza, com apoio de seus bolsistas dos projetos de extensão “Cinedebate” e “Apresentações Científicas e Culturais (Vinicius Amaral e André Mendes, respectivamente) foi exibido o vídeo “Como fotografar um buraco negro” com cerca de 10 minutos, produzido pelo canal Meteoro do youtube e que está disponível para ser assistido aqui.

Foto: Professores Alex Lino, Alexandre Machado e Ricardo Plaza

O Diretor Adjunto Educacional Samuel Gomes Duarte esteve presente e participou de algumas das atividades que foram realizadas.

Foto: Vinicius Amaral e professor Samuel Gomes Duarte

Alguns alunos e professores presentes aproveitaram para jogar algumas partidas de xadrez durante este evento.

Foto: Presentes jogam partidas de xadrez

Uma das músicas que mereceu destaque neste sarau, e que foi interpretada pelo estudante de licenciatura em física Rodrigo Bicudo, foi a bela canção “Ciência e Arte” de Cartola que nos seus versos finais nos lembra que o Brasil teve cientistas do porte de Cesar Lattes: “Não querendo levá-los ao cume da altura / Cientistas tu tens e tens cultura / E neste rude poema destes pobres vates / Há sábios como Pedro Américo e César Lates”

A equipe de servidores da CTI (Coordenadoria de Tecnologia da Informação) forneceu todo o apoio para que este evento acontecesse com sucesso; em particular estiveram presentes fornecendo o apoio necessário, os servidores técnico-administrativos da CTI, Leandro Oliveira da Silva e Thyago Nicollas dos Santos Lima.

Foto: Leandro Oliveira e Thyago Nicollas

Apresentamos abaixo algumas fotos de momentos marcantes deste evento.

Foto: Larissa Comodaro e Rafael Brock declamam uma poesia

Foto: Professora Ângela Maria dos Santos declama uma poesia de Millor

Foto: Luiz Gustavo Correia Silva recita uma poesia

Foto: Lara Cardoso declama uma poesia

Foto: Nicolas Gama lê uma poesia

Foto: Gabriela Lima lê uma poesia

Foto: João Alberto Rodrigues Rossi lê um poema

Foto: Lucas Henrique lê uma poesia

Foto: Victoria Castilho declama uma poesia

Foto: André Mendes declama uma poesia

Foto: Denise Lopes declama uma poesia

Foto: José, Ruy e Rafael Sorensen mostram quadrinhos que produziram sobre a história da física

Foto: Jonathan Campos com um poema de sua autoria

Foto: Desenhos produzidos pela aluna Bárbara Leone

Foto: Thomas Diego e João Pereira junto ao telescópio refrator

Foto: Yeté, Kaua, André e Ryan junto ao telescópio refletor

Foto: Kaua Freitas e Pérola Thomé jogam xadrez

Foto: Lucas Ramos e Alex Lino tocam Pink Floyd

Foto: Julia Alessandra Silvério toca durante o Sarau

Foto: Vinicius Amaral tocando “Billie Jean”

Foto: William Pereira e Rodrigo Bicudo tocam “Fly me to the moon” de Frank Sinatra

Foto: Vinicius Souza, Alexandre Cardoso Jr. e Lucas Ramos tocam durante o Sarau

Foto: Sabrina Rodrigues Dutra canta a música “1910”

Foto: Montando os telescópios antes do início do evento

Foto: Desmontando e guardando os telescópios no final do evento

Atividades como esta são realizadas no âmbito do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba com o objetivo de promover reflexões críticas sobre temas associados à ciência, à cultura, à história e à arte, bem como de integrar a comunidade acadêmica.