1º Curso de Moda Inclusiva de Caragautatuba
O NAPNE participou, nos meses de outubro e novembro do I Curso de Moda Inclusiva de Caraguatatuba, “Moda Inclusiva – Módulo Criação”, em parceria com a Secretaria Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência de São Paulo e o Centro de Tecnologia e Inovação.
O curso foi dividido em quatro encontros on-line pela plataforma Microsoft Teams, tendo início no dia 28 de outubro e seguindo pelos dias 04, 09 e 11 de novembro, das 9h às 11h.
A moda inclusiva tem como prioridade a ergonomia, a mobilidade e a funcionalidade no projeto de criação de um traje e o programa Moda Inclusiva da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência propôs uma reflexão comportamental sobre a moda, destacando que, embora essas prioridades já estejam presentes em diversas confecções, vemos que não atende a todas as pessoas e a diversidade de necessidades. Dessa forma a criação de roupas deve ser capaz de atender pessoas com deficiência e sem deficiência, com adaptações que proporcionem conforto durante o uso e facilidade e autonomia nos movimentos de vestir-se e despir-se.
Os temas abordados no curso foram: Tendências e Inspirações na Moda Inclusiva; A importância dos acessórios na Moda; Processo Criativo – Cartela de cores, tecidos e aviamento; Processo Criativo – Design inclusivo; Modelagem Plural; Desenho e Representação Técnica Funcional; Concepção e Desenvolvimento de Projeto; Visão Mercadológica – Como transformar seu projeto em realidade.
Redes Sociais