Cinedebate

IFSP terá cinedebate sobre filme “Blow-Up – Depois daquele beijo”

Publicado: Quinta, 09 de Mai de 2019, 12h55 | Última atualização em Quinta, 09 de Mai de 2019, 12h55

• Título da obra que será exibida neste cinedebate: “Blow-Up – Depois daquele beijo”.

• Local: Auditório do IFSP (Instituto Federal de São Paulo) - Câmpus Caraguatatuba – Avenida Bahia, 1739 – Indaiá – Caraguatatuba/SP.

• Dia da exibição do filme seguido pelo debate:  16 de maio de 2019 (quinta-feira).

• Horário de início da exibição do filme: 16:15 da tarde (o filme será debatido após o seu término).

• Público-alvo: estudantes do IFSP e qualquer pessoa das comunidades interna e externa ao IFSP que esteja interessada nos temas que serão discutidos.

• As atividades deste Cinedebate são totalmente GRATUITAS e abertas a todos os interessados. O seu objetivo é cultural e educacional.

• Tema: O filme “Blow-Up – Depos daquele beijo” (produzido em 1966) narra a história de um fotógrafo de moda de Londres que decide tirar fotos de um casal misterioso em um parque; quando ele revela os negativos passa a acreditar que presenciou e fotografou um assassinato. Por meio desta obra prima do cineasta Michelangelo Antonioni, o professor Dr. Igor Alexandre Capelatto, após exibição do filme, discutirá temas relacionados aos pensamentos de Jacques Lacan (a linguagem entre o real e a ficção), Umberto Eco (o conceito de percepção), Jean-Paul Sartre (o que é subjetividade) e Hannah Arendt (a banalidade do mal), fazendo uma ponte com as concepções de gosto e desejo abordados no colóquio "Gosto do Conteúdo ou Gosto da Forma?".

• Inscrição: não é necessário se inscrever para assistir estes filmes, basta comparecer ao auditório no horário definido para a exibição. Os membros da comunidade externa precisam apenas apresentar um documento de identificação na portaria do IFSP.

• Responsável pela atividade: professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

• Estas atividades educacionais estão vinculadas diretamente ao programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” que vem sendo realizado no IFSP-Caraguatatuba desde 2016.

• Por favor: ajude a divulgar este evento cultural, compartilhando este informativo em redes sociais e grupos de whatsapp.