Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

CASEC - Centro de Ação Social de Engenharia Civil

Publicado: Terça, 14 de Abril de 2020, 12h05 | Última atualização em Terça, 14 de Abril de 2020, 16h43

Missão: Contribuir para a capacitação técnica, desenvolvimento profissional e ampliação da visão de mercado dos membros estudantes de Engenharia Civil, por meio de serviços de excelência que superem as expectativas e causem impacto social.

Visão: Agregar valor ao curso de Engenharia Civil do IFSP-Car e seus futuros alunos, favorecendo a sua notoriedade na região do Litoral Norte, bem como no país inteiro.

Valores: Busca, comprometimento, proatividade, gratuidade, responsabilidade social.

O CASEC (Centro de Ação Social de Engenharia Civil) é um projeto do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Câmpus Caraguatatuba) que visa prestar serviços gratuitos a famílias carentes com a elaboração de projetos arquitetônicos, elétricos, hidráulicos, levantamentos topográficos, entre outros tipos de serviços de engenharia civil.

Fundado em 2019, o CASEC é formado por um professor-coordenador de Engenharia Civil e cinco graduandos do curso Bacharelado em Engenharia Civil do IFSP. A iniciativa se enquadra como uma associação civil sem fins lucrativos ou econômicos e com fins educacionais, de acordo com o Código Civil (Lei nº 10.406/02).

De acordo com um levantamento do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), divulgado em 2016, 20% da população do município de Caraguatatuba, cerca de 23 mil habitantes, possui uma renda per capita de R$ 250. Além do mais, 33,4% dos domicílios possuem rendimento de até meio salário mínimo por pessoa. A pesquisa levou em conta o universo de 116 mil habitantes ao todo na cidade.

O CASEC entende que o dado apresentado acima representa uma parcela significativa dos cidadãos que podem ser beneficiados pelos serviços gratuitos do projeto, assegurados pela Lei nº 11.888, de 24 de dezembro de 2008, que garante assistência técnica pública e gratuita às famílias com renda de até três salários mínimos.

Oferecendo serviços por meio de práticas solidárias com ações sociais, o CASEC promove à sociedade um retorno dos investimentos feitos nas instituições públicas de ensino. A iniciativa, vale ressaltar, contribui com o desenvolvimento econômico e social da cidade de Caraguatatuba, além de fornecer aos graduandos experiências práticas da construção civil e complementar os conhecimentos teóricos obtidos durante o curso.

Fim do conteúdo da página