Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > Antigas > Trabalho premiado leva professora do Campus Caraguatatuba à Universidade de Gifu no Japão
Início do conteúdo da página

Trabalho premiado leva professora do Campus Caraguatatuba à Universidade de Gifu no Japão

Publicado: Quinta, 03 de Março de 2011, 11h37 | Última atualização em Quinta, 03 de Março de 2011, 11h37

De 13 a 19 de dezembro de 2010 a professora da área de Construção Civil do Campus Caraguatatuba, Profª Msc. Vassiliki Terezinha Galvão Boulomytis ganhou uma bolsa para participar do evento VIII JAPAN-BRAZIL INTERNATIONAL WORKSHOP ON ENERGY, ENVIRONMENT AND SUSTAINABLE DEVELOPMENT, na Universidade de Gifu, Japão.

O trabalho de sua autoria juntamente com professor da Faculdade de Engenharia Civil da UNICAMP, Prof. Dr. Ruben Bresaola Júnior, “The use of GIS for monitoring the risk areas of water contamination caused by pesticides”, fora premiado anteriormente pela Comissão Organizadora e pelo Comitê de Avaliação Internacional após a realização do VII BRAZIL-JAPAN INTERNATIONAL WORKSHOP ON RENEWABLE ENERGY, SUSTAINABLE DEVELOPMENT AND STUDENT MOBILITY, em outubro de 2009 na UNICAMP.

Esta premiação fez com que o trabalho fosse reapresentado durante o workshop no Japão e o grupo ainda realizou visitas técnicas a empresas e faculdades.

Segundo a Profª Msc. Vassiliki Boulomytis, a viagem foi muito importante para o intercâmbio cultural e transferência de tecnologias entre as comunidades acadêmicas dos dois países, dentre as quais estiveram o IFSP Campus Caraguatatuba, UNICAMP, Universidades de Gifu e de Tókio.

O trabalho foi fruto da dissertação de mestrado da professora Vassiliki, orientada pelo professor Ruben Bresaola Júnior, e trata do uso de novas tecnologias, entre elas, o Sistema de Informações Geográficas (SIG, em inglês, GIS), para subsidiar a verificação de áreas com risco potencial à degradação hídrica devido ao uso indiscriminado de agrotóxicos.

Uma nova apresentação ocorrerá novamente no Campus Caraguatatuba durante a Semana de Ciência e Tecnologia, em outubro de 2011, mostrando para toda a comunidade a importância do uso adequado de produtos agroquímicos, além da multidisciplinaridade e das novas tecnologias envolvidas para o estudo dos impactos ambientais.

Vassiliki Terezinha Galvão Boulomytis no JapãoVassiliki Terezinha Galvão Boulomytis no Japão

Foto 1 - Profª. MsC. Vassiliki Terezinha Galvão Boulomytis, IFSP Campus Caraguatatuba, na cerimônia de encerramento com os representantes da UNICAMP, Prof. Dr. Leandro R. Tessler, Prof. Dr. Gustavo P. Valença e Doutorando Eric Fujiwara.

Estação de tratamento de água (ETA) da cidade de GifuEstação de tratamento de água (ETA) da cidade de Gifu

Foto 2 - Visita técnica à estação de tratamento de água (ETA) da cidade de Gifu, com o Prof. Dr. Hirosshi Moritomi, da Universidade de Gifu, o Engº responsável pela ETA e a delegação brasileira (Profª. MsC. Vassiliki Terezinha Galvão Boulomytis, IFSP Campus Caraguatatuba, Prof. Dr. Gustavo P. Valença, da UNICAMP, Rafael Dantas, aluno de graduação da Universidade de Gifu, e Doutorando da UNICAMP, Eric Fujiwara)

registrado em:
Fim do conteúdo da página