Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > Antigas > Professor do IFSP-Caraguatatuba é promovido a titular
Início do conteúdo da página

Professor do IFSP-Caraguatatuba é promovido a titular

Publicado: Quarta, 30 de Abril de 2014, 14h36 | Última atualização em Quarta, 30 de Abril de 2014, 14h36

O professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira do IFSP-Caraguatatuba foi promovido a professor titular no dia 29/04/2014. O processo de promoção a professor titular ocorreu por meio de defesa de memorial elaborado pelo candidato. A apresentação e arguição do memorial aconteceram no campus da capital no IFSP.

Quando o antigo CEFETSP foi transformado em IFSP ocorreram mudanças na carreira dos docentes da instituição e uma delas foi a criação nos institutos federais de uma correspondência com a carreira dos professores das universidades federais, inclusive com a existência de um degrau final da carreira correspondente a professor titular.

Mas esta possibilidade só foi de fato regulamentada no IFSP neste ano de 2014. As diretrizes para promoção à Classe de Titular de Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no IFSP foram estabelecidas por meio da Resolução número 6 de 2014.

Podem pleitear esta promoção professores doutores que tenham chegado à última etapa da carreira anterior a de titular e, portanto, que tenham muitos anos de carreira dentro da instituição. O professor candidato elabora um memorial descrevendo toda a sua produção docente nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão ao longo da sua carreira profissional. A partir de uma lista feita com dez professores com experiência acadêmica (sete externos ao IFSP), são sorteados quatro professores (três externos ao IFSP) para compor uma banca que deve ler previamente o memorial e arguir o candidato com questionamentos e comentários a respeito deste memorial e da produção acadêmica descrita nele, em uma data definida previamente. O processo é organizado pela CPPD (Comissão Permanente de Pessoal Docente).

No mês de abril de 2014, no IFSP foram promovidos a professor titular os primeiros cinco docentes “tituláveis”. O professor Ricardo Plaza foi o primeiro docente do IFSP de fora do campus da capital a se tornar professor titular. A sua banca para arguição do memorial foi composta por três professores titulares do Instituto de Física da USP – Prof. Dr. Vito Vanin, Profa. Dra. Marina Nielsen e Prof. Dr. Fernando Navarra – e pelo Prof. Dr. Garabed Kenchian do próprio IFSP.

Professores Vito, Marina, Ricardo, Fernando e Garabed após a arguição do memorialProfessores Vito, Marina, Ricardo, Fernando e Garabed após a arguição do memorial

O professor Ricardo Plaza tem 20 anos de casa e 5 anos atuando no campus de Caraguatatuba; ao todo escreveu 55 artigos acadêmicos e orientou 35 trabalhos de pesquisa de alunos bolsistas de iniciação científica. Na última década e meia ele se envolveu fortemente com o curso de Licenciatura em Física do campus da capital e com o curso de Licenciatura em Matemática do campus de Caraguatatuba, curso ao qual se dedica na maior parte de seu tempo docente na atualidade: sua principal colaboração tem sido, portanto, na formação de bons professores de física e de matemática que são tão necessários para o desenvolvimento do país. Seus mais recentes trabalhos de pesquisa ocorreram nas áreas de ensino de física, educação matemática, história da ciência, educação científica e divulgação da ciência.

Texto produzido pela professora Jaqueline Lopes.

registrado em:
Fim do conteúdo da página