Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > Antigas > Mulheres Mil participam da Rio+20
Início do conteúdo da página

Mulheres Mil participam da Rio+20

Publicado: Quinta, 28 de Junho de 2012, 14h36 | Última atualização em Quinta, 28 de Junho de 2012, 14h36

As alunas do programa Mulheres Mil, curso de Formação Inicial e Continuada do campus Caraguatuba, participaram no dia 21 de junho, da Conferência Rio+20, através da Cúpula dos Povos, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), realizada na cidade na cidade do Rio de Janeiro.

Alunas do Programa Mulheres Mil assistem à palestras durante eventoAlunas do Programa Mulheres Mil assistem à palestras durante evento

A Cúpula dos Povos teve a intenção de atender a sociedade civil organizada e foi realizada no Aterro do Flamengo. O evento, que aconteceu entre os dias 16 e 22, foi estruturado por uma série de debates acerca da temática ambiental, que convergiu em plenárias de discussão relativas aos temas de justiça social, recursos naturais, soberania alimentar, energia e trabalho. Na oportunidade as alunas participaram da Assembleia dos Povos, momento de integração dos resultados focado em definições de propostas a serem enviadas para a Conferência Rio+20, intitulada como “Nossas Soluções”.

Esta viagem didática foi uma atividade complementar à disciplina Comportamento Sustentável, idealizada e ministrada pelo Prof. Francisco Fabbro Neto. O objetivo da disciplina, segundo o professor, foi à promoção do fortalecimento comunitário, visando o desenvolvimento de habilidades que permitam a participação ativa das alunas nos momentos de decisão previstos durante a elaboração de instrumentos de planejamento territorial, como o Plano Diretor Municipal e o Plano de Bacia Hidrográfica.

Ainda de acordo com o professor, o intuito da viagem foi propiciar a participação em um momento de decisão em âmbito internacional. “Desta forma, as alunas estarão familiarizadas com atividades políticas, permitindo que estejam melhor preparadas para atuar nas audiências públicas ocorridas em seu município.”, explica.

Além do professor Francisco Fabbro Netto, os professores Ernesto Donizetti Aparecido da Silva e Samara Salamene acompanharam as alunas durante o evento e compõem a equipe docente do Programa Mulheres Mil, que visa à capacitação profissional de mulheres em vulnerabilidade social para promover sua inserção no mercado de trabalho, a fim de gerar o aumento da renda familiar.

A Cúpula dos Povos foi realizada no Aterro do FlamengoA Cúpula dos Povos foi realizada no Aterro do Flamengo

registrado em:
Fim do conteúdo da página