Licenciandos em Matemática do IFSP-Caraguatatuba realizam atividades de extensão em escola de Paraibuna
Em 22 de setembro de 2014, estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) realizaram atividades de extensão na Escola Estadual Coronel Eduardo José de Camargo, situada na cidade de Paraibuna (SP). Eles estiveram acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (docente do IFSP-Caraguatatuba) e realizaram diversas atividades de educação e de divulgação científica para alunos do 2º e do 3º anos do Ensino Médio. O convite foi feito pela coordenadora de ensino médio da escola, professora Heloisa Antunes de Faria dos Santos. A diretora da escola, professora Rosa de Fátima Pazzini, acompanhou e apoiou as atividades realizadas pelos alunos do IFSP.
Estiveram presentes os seguintes estudantes do curso de Licenciatura em Matemática: Vitor Fernandes da Silva, Adriana de Andrade, Thays Garakis Poggi Pollini, Eber da Motta Medeiros Junior e João Pereira Neto. Os quatro primeiros têm bolsa de extensão institucional mantida pelo IFSP, fazendo parte do projeto de extensão “Educação ambiental e educação científica para alunos do litoral norte de São Paulo” que é coordenado pelo professor Ricardo e foi aprovado após um processo de seleção. João Pereira Neto é bolsista de iniciação científica, orientado pelo professor Ricardo e tem, para isso, bolsa PIBIC fornecida pelo CNPq, órgão do governo federal que financia atividades de pesquisa no Brasil; seu projeto de iniciação científica é intitulado “História da ciência na educação científica: contribuições, metodologias e propostas” e também foi aprovado após um processo de seleção.
A possibilidade de realizar estas atividades de extensão foi efetivada pela iniciativa de um dos licenciandos em matemática do IFSP presentes, Vitor Fernandes da Silva, que estudou até o ano de 2012 nas turmas de ensino médio desta escola estadual de Paraibuna. Vitor entrou em contato com a direção da escola propondo a realização de tais atividades, o que foi decisivo para a sua realização.
No auditório da Escola Coronel Eduardo, o bolsista de iniciação científica João Pereira Neto apresentou sua palestra audiovisual intitulada “O cosmos e a gravidade” que por meio de cenas de documentários científicos e de filmes de ficção científica procura despertar a curiosidade científica dos alunos, incentivando-os a investigar e estudar mais a fundo sobre os temas apresentados.
Após a palestra, João e Vitor esclareceram dúvidas dos alunos sobre vários temas, explicando a respeito do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo, de seus cursos e do SISU, o sistema usado pela instituição para a seleção dos alunos de seus cursos superiores, por meio do ENEM. Além disso, ambos esclareceram questões específicas a respeito do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba e sobre as razões que os motivaram a escolher tal curso.
Um das atividades experimentais que foi realizada pela extensionista Adriana de Andrade envolveu a questão da transformação de energia mecânica em energia elétrica; com este objetivo ela utilizou uma “bicicleta conversora de energia” que foi construída por ela e que contou para isto com a importante e decisiva colaboração de Aécio Bonani Freire, seu marido. Os alunos se interessaram bastante em procurar uma explicação para o mecanismo que converte as energias envolvidas e a licencianda aproveitou a oportunidade para coletar dados, por meio de questionários, para a pesquisa que está realizando a respeito do tema.
O extensionista Eber da Motta Medeiros Junior realizou atividades experimentais com o fluido não-newtoniano que é feito a partir da mistura de amido de milho (maisena) com água; trata-se de uma substância que em certos momentos (com movimentos suaves) tem propriedades semelhantes as de um líquido, mas em outros momentos (com movimentos bruscos) tem propriedades mais próximas as de um sólido. Ele também aproveitou para coletar dados para o trabalho acadêmico que está escrevendo sobre o assunto.
A extensionista Thays Garakis Poggi Pollini apresentou aos alunos presentes diversos jogos científicos, lógicos e geométricos, bastante úteis para desvendar alguns fenômenos e explicar conceitos científicos e matemáticos. Os alunos ficaram bastante encantados por diversos destes jogos, como foi possível notar ao longo de toda esta manhã, sobretudo devido ao fato de se sentirem desafiados pelos diversos enigmas envolvidos.
Este grupo de bolsistas de extensão e de iniciação científica espera realizar muitas outras atividades como estas em instituições escolares da região, de modo a estimular a curiosidade científica, a dedicação aos estudos e a vontade dos jovens de continuar a formação educacional em nível superior, após o término do ensino médio. Todos os cinco licenciandos presentes nestas atividades recebem bolsas que são financiadas direta ou indiretamente com recursos do governo federal.
Para quem quiser conhecer melhor estas atividades de extensão e de pesquisa realizadas no âmbito do IFSP-Caraguatatuba, o e-mail de contato do professor Ricardo é: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Texto elaborado com a colaboração de professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira.
Redes Sociais