Estudantes participam da VI Semana da Matemática e Educação Matemática
No dia 25 de maio de 2015, um grupo alunos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Câmpus Caraguatatuba, esteve presente na VI Semana da Matemática e Educação Matemática do IFSP Câmpus Guarulhos, acompanhados pelos Professores: Mestre Luís Américo Monteiro Júnior e Mestre Renato Douglas Gomes Lorenzetto Ribeiro.
Após o credenciamento, no período da manhã, todos os participantes se dirigiram ao auditório para acompanhar a apresentação de um grupo de Viola de Guarulhos seguida pela palestra de abertura proferida pelo Professor Doutor José Sérgio Fonseca de Carvalho (FE-USP) com o tema “A Crise na Educação e a Especificidade do Escolar”. No período da tarde o palestrante que conduziu o evento foi o Professor Doutor Umberto de Andrade Pinto (EFLCH-UNIFESP) com o tema “Políticas Educacionais e seu impacto no trabalho docente”.
Grupo de Viola de Guarulhos
Ao término da palestra houve um período para exposição de banners - das 16h30 às 18h - momento em que os alunos apresentaram suas pesquisas e foram avaliados.
Quatro estudantes do Câmpus Caraguatatuba apresentaram trabalhos durante o evento: Deive José Aparecido de Faria e João Pereira Neto com o trabalho intitulado “Educação Matemática: o negligenciamento da geometria no ensino”, Eber da Motta Medeiros Júnior com o trabalho “Pitágoras e a História da Matemática como estratégia didática”, ambos os trabalhos sob orientação do professor doutor do IFSP Ricardo Roberto Plaza Teixeira, e Roberta da Silva com o trabalho “O Uso da Tecnologia Contribuindo com o Desenvolvimento do Raciocínio Lógico de uma Criança Aspie”, em coautoria com Isabella Noima Alves.
Na opinião da aluna Roberta, além dos momentos de discussão e trocas de experiências proporcionadas ao longo do evento, os participantes também contaram com a apresentação cultural da Orquestra de violeiros Coração da Viola, de um espaço de entretenimento reservado para práticas de esportes e lanches comunitários ao ar livre e de um Coffee Break servido durante a apresentação dos pôsteres o que tornou o ambiente rico para a integração entre alunos e professores dos dois Câmpus.
Aproveitamos para agradecer à Prefeitura Municipal de Caraguatatuba por ter viabilizado a participação de nossos alunos em mais um evento cedendo o transporte e parabenizar o IFSP Câmpus Guarulhos pela iniciativa e organização.
Redes Sociais