Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Encontro de Grêmios de Estudantes Secundaristas aconteceu no IFSP-Caraguatatuba

Publicado: Terça, 13 de Dezembro de 2016, 06h52 | Última atualização em Terça, 13 de Dezembro de 2016, 06h52

No dia 19 de novembro de 2016, sábado, de tarde, entre 14:00 e 19:00, ocorreu o “Encontro de Grêmios de Estudantes Secundaristas” da cidade de Caraguatatuba. O encontro aconteceu no câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), inicialmente no auditório e depois no pátio da instituição. Diversas faixas que foram expostas durante o evento faziam referência às reivindicações dos estudantes na atual conjuntura.

Encontro de Grêmios de Estudantes Secundaristas aconteceu no IFSP-CaraguatatubaEncontro de Grêmios de Estudantes Secundaristas aconteceu no IFSP-Caraguatatuba

Este “Encontro de Grêmios” contou com o apoio do DAJED – Diretório Acadêmico Jovem Eremias Delizoicov que congrega o movimento estudantil no IFSP-Caraguatatuba. A estudante Thiffany Souza do Nascimento, representante do movimento estudantil da Escola Estadual Alcides de Castro Galvão, colaborou decisivamente para que este “Encontro de Grêmios” ocorresse com sucesso. A abertura do evento contou também com a presença do diretor do IFSP-Caraguatatuba, Prof. Me. Nelson Alves Pinto. O presidente da União Paulista de Estudantes Secundaristas (UPES), Emerson Santos, esteve presente conferindo o apoio de sua instituição a este Encontro, que também contou com o apoio da UBES (União Brasileira de Estudantes Secundaristas).

Os debates também aconteceram no pátio do IFSP-CaraguatatubaOs debates também aconteceram no pátio do IFSP-Caraguatatuba

Estiveram presentes neste encontro representantes de diversas escolas de ensino médio do município de Caraguatatuba, dentre elas: Escola Estadual Alcides de Castro Galvão, Escola Estadual Colônia dos Pescadores, Escola Estadual Avelino Ferreira, Escola Estadual Ismael Iglesias, Escola Técnica Estadual (ETEC) de Caraguatatuba, Escola Estadual Thomaz Ribeiro de Lima, Escola Estadual Prof. Ângelo Barros de Araújo, Escola Estadual Vereador Benedito Paes Sobrinho, Escola Estadual Benedito Miguel Carlota e Escola Estadual Antônio Alves Bernardino.

Estudantes debatem temas relacionados à educaçãoEstudantes debatem temas relacionados à educação

Durante os debates, foram discutidas as perspectivas para o movimento estudantil, tendo em vista uma unificação dos Grêmios em torno da UMES – União Municipal de Estudantes Secundaristas. Os estudantes puderam relatar e falar livremente acerca dos problemas existentes em suas escolas. Um dos temas da discussão foi a “Escola dos nossos sonhos”. Eles debateram também acerca da PEC 55/241, da MP 746 e do Projeto “Escola Sem Partido”. Os estudantes de modo geral defendem que não sejam congelados os recursos para a educação, mas sim ampliados; eles defendem também uma Reforma do Ensino Médio que seja dialogada com a comunidade escolar e pensam que a escola tem que ser um local de liberdade para que diferentes temas – inclusive aqueles relacionados à política e à religião – sejam discutidos abertamente e sem qualquer tipo de censura.

Eventos como estes colaboram para a formação cidadã e o amadurecimento acadêmico de todos os envolvidos, sobretudo pelo fato de que as questões discutidas irão ser determinantes para o futuro da educação brasileira. É fundamental também que o IFSP se abra para a comunidade externa de modo que esta se sinta acolhida pela instituição. A Escola deve ser antes de tudo um local de liberdade, de pluralidade e de debate respeitoso sobre temas que afetam a cidadania e a vida de todos.

As opiniões e os pontos de vista manifestados nas atividades descritas neste texto não necessariamente refletem a posição institucional do IFSP e são de inteira responsabilidade das pessoas que manifestaram tais opiniões e pontos de vista.

registrado em:
Fim do conteúdo da página