Colóquio ministrado por professor titular da USP discutiu a Física do Universo no IFSP-Caraguatatuba
No dia 10 de maio de 2017, quarta-feira, entre 19h e 20h40, no auditório do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu o colóquio intitulado “A Física do Universo” que foi ministrado pelo Prof. Dr. Iuda Dawid Goldman vel Lejbman que é professor titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP). Esta atividade foi organizada pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, em conjunto com sua equipe de bolsistas de extensão do programa “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (Kauã Estevam Cardoso de Freitas, Rodrigo Henrique Revelete Godoy, Julia Cristina Barbosa Lucoveis, Thiffany Souza do Nascimento, Juliana Caroline da Silva Sousa, Diego Corrêa Peres de Souza, Rafael Honório Morais de Oliveira e Rafael do Nascimento Sorensen) e de bolsistas de iniciação científica (João Pereira Neto, Rafael Brock Domingos, Adriana de Andrade e Izabela Duarte).
O professor Iuda Goldman realiza pesquisas na área de física nucelar desde os anos 1950, inicialmente com o estudo de raios cósmicos. Ele teve uma colaboração importante nos anos 1970 com a Faculté des Sciences d’Orsay (Faculdade de Ciências de Orsay), na França, que redundou na produção de um importante trabalho sobre o espalhamento próton-dêuteron, evidenciando as propriedades do chamado di-próton. Desde os anos 1980 ele tem também uma ativa colaboração com a Universidade da Califórnia, em Berkeley, nos Estados Unidos, onde atualmente um orientado seu de doutoramento, Pedro Vinicius Guillaumon, realiza investigações com meteoritos em análises químicas utilizando métodos de ativação radioativa por captura de nêutrons, particularmente estudando a presença de irídio, elemento extremamente raro na crosta terrestre, mas presente no sistema solar.
O professor Iuda Goldman dividiu o seu colóquio em três partes: 1- A origem do universo; 2- A origem dos elementos e da energia do universo; 3- Vida artificial. No início desta conferência, foi feita uma estimativa da densidade de “prótons equivalentes” existente no universo, bem como foi explicada a “anomalia” da velocidade de translação das estrelas periféricas das galáxias, evidência esta que levou à conclusão da existência da matéria escura, uma área de conhecimento que ainda está se iniciando e que seguramente está aberta para a realização de promissoras pesquisas por parte de jovens com interesses em física e astronomia.
Na segunda parte de seu colóquio, o professor Iuda explanou a respeito das reações que ocorrem em estrelas e sobre o processo de cosmogênese dos elementos existentes no universo, desde o Hidrogênio e o Hélio, passando por elementos mais leves como Carbono e Oxigênio até o Ferro, e afinal atingindo elementos muito mais pesados como o Bismuto, o Tório e o Urânio, inclusive com uma alusão à produção em laboratório do gás nobre superpesado com número atômico Z=118. A abundância dos elementos no universo – a partir de dados obtidos por técnicas de espectroscopia – em função do número atômico Z foi analisada justamente tendo em vista a sua formação nas estrelas.
Finalmente, na última parte do colóquio, foi feita uma descrição dos importantes trabalhos publicados em um número especial da revista “Science” de 10 de março de 2017 sobre vida artificial, mais especificamente sobre a inserção de genoma sintetizado artificialmente em um fermento unicelular. Mais informações sobre este tema podem ser obtidas no link <http://science.sciencemag.org/content/355/6329>.
Diversos docentes do próprio IFSP-Caraguatatuba estiveram presentes e assistiram este colóquio, tais como Regina Aparecida Berardi Osório, Priscila Cristini dos Santos, Jurandi Leão Santos e Carlos Henrique de Vasconcelos, dentre outros. No público que praticamente lotou o auditório, estavam cidadãos interessados por temas científicos da comunidade externa ao IFSP e estudantes de diferentes cursos do próprio IFSP, tais como Licenciatura em Física, Licenciatura em Matemática, Tecnologia em Processos Gerenciais, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia Civil, Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Administração, dentre outros.
A participação de estudantes dos mais variados cursos em eventos acadêmicos como este colabora muito com o seu amadurecimento intelectual e ajuda a desenvolver o interesse e a motivação para o estudo de temas científicos. Após o colóquio, o professor Iuda atendeu pessoalmente muitos jovens que fizeram perguntas a respeito de temas abordados em seu colóquio.
Atividades como este colóquio são regularmente organizadas por bolsistas de iniciação científica e de extensão orientados pelo professor Ricardo Plaza, no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural”. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre temas associados à ciência, à história e à cultura. Todas as atividades realizadas são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Professores e gestores de escolas públicas que queiram que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza, para juntos organizarem os detalhes.
Redes Sociais