Início > Antigas > Campus Caraguá sedia VI Workshop RedeLitoral

Campus Caraguá sedia VI Workshop RedeLitoral

Publicado: Sexta, 10 de Mai de 2013, 14h41 | Última atualização em Sexta, 10 de Mai de 2013, 14h41

Aconteceu, na última sexta-feira, dia 3, a 6ª edição do Workshop RedeLitoral, no auditório do campus Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo, com a presença de mais de 100 participantes.

O projeto RedeLitoral consiste em uma rede de pesquisas envolvendo diversas instituições como ITA, INPE, USP, UNIFEI, que visa gerar subsídios para a consolidação e atualização de conhecimentos na área de impactos das mudanças climáticas globais em sistemas costeiros locais, dentre outras questões, com ênfase no Litoral Norte paulista.

O Workshop RedeLitoral  tem como objetivos: divulgar para a sociedade todo o estudo que está sendo desenvolvido pelos integrantes do projeto; promover a parceria entre os diferentes atores (sociedade, academia e gestores), buscar uma sinergia entre os interesses de todos de modo a incentivar o desenvolvimento sustentável da região integrando os diferentes projetos institucionais.

Mesa redonda realizada com as pesquisadoras Nadiane Smaha Kruk, docente (ITA), Vassiliki T. G. Boulomytis, docente (IFSP), Gabriele Tschoke, mestranda (ITA) e Alessandra Carvalho, mestranda (UNIFEI)Mesa redonda realizada com as pesquisadoras Nadiane Smaha Kruk, docente (ITA), Vassiliki T. G. Boulomytis, docente (IFSP), Gabriele Tschoke, mestranda (ITA) e Alessandra Carvalho, mestranda (UNIFEI)

Neste workshop foram ministradas palestras, foram apresentadas sessões de trabalhos orais e escritos, além da finalização do evento com a mesa redonda “Mudanças climáticas e impactos sobre zonas costeiras: qual o passo adiante?”. Todos os participantes puderam então se unir para o debate do que se pretende fazer na região a fim de aprimorar a comunicação entre os diferentes setores e o poder de ação da sociedade, com o subsidio dos estudos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa RedeLitoral.

Para a professora organizadora do evento no campus Caraguatatuba, Vassiliki Terezinha Galvão Boulomytis, um evento deste porte é extremamente necessário para a região, já que a academia passa a trabalhar como parceira da sociedade e dos gestores. “Os assuntos abordados no workshop podem ser acompanhados pela comunidade ao longo do seu desenvolvimento e subsidiar a tomada de decisão dos gestores públicos”, enfatiza.

Ainda segundo a professora Vassiliki Boulomytis, a participação do público, a maior das seis edições realizadas, superou as expectativas e teve grande envolvimento de todos os atores.

Segundo um dos participantes, o também aluno do curso de Edificações do campus Caraguatatuba, Samuel Torres Ferreira Junior, os temas foram pertinentes, pois tratam sobre assuntos atuais e focados na realidade litorânea. Para o estudante, o evento que mais chamou a atenção foi a mesa redonda, pois evidenciou o comprometimento e a preocupação de todos os atores envolvidos, além de proporcionar a troca de experiências e conscientizar o público da vulnerabilidade ambiental da região.

Numa visão geral, para Samuel Ferreira, o workshop ajudou a reforçar a ideia de que se deve ver o ambiente como uma prioridade. “Seguindo deste princípio, as soluções e políticas de crescimento devem ser criadas de modo a minimizar o impacto causado pela interferência no ambiente em que estamos inseridos”, aponta.

A realização do workshop e a participação efetiva, através de acordo de cooperação, no projeto RedeLitoral mostra o comprometimento do IFSP em atingir um nível de excelência em pesquisa e educação. Para a professora Vassiliki Boulomytis, vale a pena destacar, que presenciando eventos como este, os alunos ampliam os seus horizontes, além de buscarem inspiração nos profissionais que participaram do evento. “É gratificante assistir palestrantes que declaram ter sido alunos dos cursos técnicos do antigo CEFET, como foi o caso  do Wilson Cabral de Souza Junior e da Nadiane Smaha Kruk que atualmente são professores do ITA e expressaram ser muito orgulhosos de voltar às raízes e participar de um evento no ambiente onde tudo um dia começou”, finaliza.

Público acompanha trabalhos do VI Workshop RedeLitoral, realizado no campus CaraguatatubaPúblico acompanha trabalhos do VI Workshop RedeLitoral, realizado no campus Caraguatatuba