Bolsistas do IFSP realizaram atividades de educação científica na Escola Josepha de São Sebastião
Na tarde e noite do dia 16 de agosto de 2016, terça-feira, sete estudantes do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) estiveram presentes na Escola Estadual Professora Josepha de Sant Anna Neves, localizada no município de São Sebastião, onde realizaram diversas atividades educacionais e científicas de extensão universitária. Eles estavam acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) que orienta as suas atividades de extensão, pesquisa e ensino. Estas ações foram realizadas por bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (Josiene Vieira Nascimento Dourado, Aline da Silva de Oliveira, Brenda da Rocha e André Luiz Oliveira dos Santos Junior) e contou com o apoio de bolsistas de pesquisa dos projetos de iniciação científica “Ensino de cosmologia e astronomia por meio de recursos audiovisuais e de telescópios” (João Pereira Neto), “Investigação e inovação sobre o uso das atividades experimentais no processo de aprendizagem nas disciplinas das ciências naturais” (Adriana de Andrade) e “O uso de softwares como ferramentas auxiliares para o ensino de astronomia” (Rafael Brock Domingos). Todos os estudantes que estiveram presentes na Escola Josepha são orientados pelo professor Ricardo Plaza, recebem bolsas financiadas por recursos do governo federal para a realização destas atividades e estudam no curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba.
[caption id="attachment_14963" align="aligncenter" width="448"] Eduardo Plácido Santiago e Professor Ricardo Plaza com bolsistas do IFSP na Escola Josepha[/caption]
O contato inicial para a organização desta tarde de atividades foi feito por Eduardo Plácido Santiago que é estudante do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba e servidor da Escola Josepha; ele colocou a equipe do IFSP-Caraguatatuba em contato com os gestores da Escola Josepha, com o objetivo de realizar atividades de divulgação científica nesta escola. Na Escola Josepha, a ideia contou com o apoio da coordenadora de Ensino Médio e EJA, Professora Monica Maria Nobre de Carvalho Trevisani, da coordenadora pedagógica Alessandra Sizinio da Silva e da diretora Ana Claudia da Silva Gonçalves Hermano que convidaram o professor Ricardo Plaza e alguns bolsistas para participar de uma reunião inicial com professores da escola que ocorreu em maio de 2016.
[caption id="attachment_14964" align="aligncenter" width="340"]
Professores Alessandra, Ana Cláudia, Ricardo Plaza e Monica[/caption]
As atividades ocorreram entre 13:30 e 21:20 e envolveram estudantes de diferentes turmas de Ensino Médio regular do período vespertino e noturno, bem como turmas de EJA (Educação de Jovens e Adultos) do período noturno da Escola Josepha.
Em uma sala de aula, os bolsistas João e André realizaram suas apresentações audiovisuais sobre cosmologia e astrobiologia, respectivamente.
[caption id="attachment_14965" align="aligncenter" width="448"]
André e João discutindo temas de astrobiologia e cosmologia com os alunos[/caption]
Em uma segunda sala de aula, Rafael Brock realizou sua apresentação audiovisual sobre Etnoastronomia, inclusive mostrando para os alunos o modo de funcionamento do programa Stellarium de modelagem do céu noturno.
[caption id="attachment_14966" align="aligncenter" width="448"]
Rafael em sua apresentação sobre Etnoastronomia[/caption]
A estudante Adriana utilizou uma terceira sala de aula para apresentar diversos experimentos de física de baixo custo que ela está estruturando em seu trabalho de pesquisa de iniciação científica.
[caption id="attachment_14967" align="aligncenter" width="448"]
Adriana explicando o funcionamento de um pequeno motor elétrico[/caption]
A Biblioteca da Escola Josepha também foi utilizada, tendo sido dividida em duas partes. Numa delas, as universitárias Aline e Brenda apresentaram demonstrações de diversos experimentos de física, com o objetivo de despertar a curiosidade dos alunos para os conceitos e leis envolvidos.
[caption id="attachment_14968" align="aligncenter" width="448"]
Aline e Brenda explicando o Pêndulo de Newton[/caption]
Em outro canto da Biblioteca, a estudante Josiene apresentou aos alunos diversos jogos e enigmas de caráter matemático, como uma estrutura em isopor para provar o Teorema de Pitágoras utilizando bolinhas de gude.
[caption id="attachment_14969" align="aligncenter" width="448"]
Josiene explicando o teorema de Pitágoras usando bolinhas de gude[/caption]
A professora de Física da Escola Josepha, Gislene Avila, colaborou com o andamento das atividades de diversos destes ambientes de ensino, o que foi importante para que os alunos se interessassem ainda mais pelas palestras e oficinas.
[caption id="attachment_14970" align="aligncenter" width="448"]
Alunos da EJA na oficina de experimentos científicos com a professora Gislene e a licencianda Adriana[/caption]
Os depoimentos de diversos alunos presentes revelaram um grande interesse de muitos deles por assuntos científicos. Um dos alunos que mais se envolveu em todas as atividades foi Renan Magalhães que afirmou ter bastante interesse pela ciência e, em particular, pela física, inclusive com uma pequena biblioteca pessoal com livros de divulgação sobre temas científicos diversificados, como a teoria da evolução e a física moderna e contemporânea.
[caption id="attachment_14962" align="aligncenter" width="448"]
Rafael, Renan, João, André, Adriana e Josiene[/caption]
Os bolsistas do IFSP-Caraguatatuba envolvidos nesta atividade agradecem muito o empenho do servidor Eduardo Plácido Santiago que se envolveu intensamente e procurou criar as melhores condições possíveis para o sucesso destas atividades educacionais.
Este rol de atividades educacionais do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba está disponível e pode ser propiciado para a comunidade externa à instituição, em particular para instituições de ensino. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas escolas participem de atividades deste tipo devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP-Caraguatatuba ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.
Redes Sociais