Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Alunos do Pronatec recebem certificado das mãos da presidenta Dilma Rousseff

Publicado: Sexta, 28 de Fevereiro de 2014, 08h24 | Última atualização em Sexta, 28 de Fevereiro de 2014, 08h24

A presidenta Dilma Roussef participou da formatura simbólica dos formandos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) durante a manhã desta quinta-feira, 27 de fevereiro.

O aluno do IFSP, Câmpus Caraguatatuba, Domingo Sávio Rodrigues Faria, do curso de Cuidador de Idoso do Câmpus Caraguatatuba, representou os demais estudantes da Instituição ao receber o diploma das mãos da presidenta. Já o aluno Luís Fernando Azevedo, do curso de Eletricista Industrial do Câmpus Catanduva, realizou o juramento, repetido por todos os formandos do Pronatec.

O aluno do Câmpus Caraguatatuba, Domingo Sávio, recebe seu diploma das mãos da presidenta Dilma RousseffO aluno do Câmpus Caraguatatuba, Domingo Sávio, recebe seu diploma das mãos da presidenta Dilma Rousseff

Participaram da cerimônia os estudantes do IFSP e do Sistema S (SENAI, SENAC, Senat e Senar), ofertantes do Pronatec com o apoio do Ministério da Educação. O Instituto Federal foi representado em peso pelos alunos dos Câmpus Avaré, Boituva, Caraguatuba, Catanduva, Capivari, Hortolândia, Itapetininga, São João da Boa Vista, Registro, Suzano, Presidente Epitácio, Salto, São Paulo, São Roque, Votuporanga, Cubatão e Sertãozinho.

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, destacou os avanços na Educação Profissional durante as gestões do ex-presidente Lula e da atual presidenta, Dilma. “Em apenas três anos, o Brasil matriculou 5,8 milhões de jovens brasileiros no Pronatec”, apontou. Hadad anunciou a entrega de uma escola pronta ao IFSP, em São Miguel Paulista, Zona Leste de São Paulo.

Segundo o ministro da Educação, Henrique Paim, o Pronatec tem ampliado as oportunidades para os jovens brasileiros.“A educação profissional é a porta para a promoção social e para o desenvolvimento do país”, disse. Ele acrescentou o cumprimento da meta do Governo Federal de atingir oito milhões de matrículas no Pronatec até o final de 2014. “O governo dá a oportunidade aos jovens, mas a conquista é de cada um dos estudantes”, finalizou.

A presidenta Dilma Rousseff parabenizou os alunos, citando o aluno do campus Caraguatatuba, Domingo Sávio Rodrigues Faria e as escolas participantes da formatura. Ela ressaltou o trabalho dos docentes como “responsáveis pela mudança na vida dos alunos. Sinônimo de educação é professor + alunos”, apontou.

Dilma mencionou a satisfação em participar de formaturas do Pronatec. “Aqui cumprimento brasileiros e brasileiras vencedores pelo seu próprio esforço, que tiveram o apoio das suas famílias para chegarem até aqui”, disse. Ao enumerar a educação como prioridade em seu governo, a presidenta falou sobre a importância do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e do Sistema Nacional de Seleção Unificada (SiSU), que facilitam o acesso dos jovens e adultos ao ensino superior, além do sucesso do Pronatec e da expressiva participação das mulheres no Programa.A presidenta Dilma Rousseff em discurso durante formatura do Pronatec, em São PauloA presidenta Dilma Rousseff em discurso durante formatura do Pronatec, em São Paulo

O reitor do IFSP, Eduardo Antonio Modena, enalteceu a participação dos alunos e dos servidores dos câmpus, os quais viajaram por horas para prestigiar o evento. “A reitoria deve render homenagens aos diretores-gerais dos câmpus, pelo grande esforço em participar deste importante momento, que foi uma merecida homenagem aos estudantes e as suas famílias”.

Para Modena, a presença da presidenta foi essencial para que ela conhecesse a grandiosidade do IFSP e a capacidade da Instituição em atender os desafios de um evento de grande porte. “Assim, agradeço também os pró-reitores, os diretores e os servidores do gabinete. Nossos alunos ovacionaram a presidenta e abrilhantaram o evento, garantindo uma participação marcante na cerimônia”, apontou o reitor.

Alunos do Câmpus São Paulo entregaram à presidenta Dilma Rousseff uma blusa e uma camiseta com o logotipo do IFSP e uma carta com reivindicações.

O reitor do IFSP, Eduardo Antonio Modena, posa com alunos durante formatura do PronatecO reitor do IFSP, Eduardo Antonio Modena, posa com alunos durante formatura do Pronatec

Vagas

Em 2013, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) formou 2.500 alunos em diversos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). No segundo semestre de 2014, o IFSP oferecerá 6.225 vagas em 49 cidades do estado de São Paulo.

Texto: IFSP (www.ifsp.edu.br)

registrado em:
Fim do conteúdo da página