Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > Antigas > Alunos do Curso Técnico em Edificações constroem paredes sustentáveis
Início do conteúdo da página

Alunos do Curso Técnico em Edificações constroem paredes sustentáveis

Publicado: Quinta, 07 de Janeiro de 2016, 06h54 | Última atualização em Quinta, 07 de Janeiro de 2016, 06h54

No dia 03 de dezembro, os alunos do 1º módulo do Curso Técnico em Edificações, realizaram a apresentação das paredes sustentáveis. A construção de uma parede sustentável faz parte das etapas de avaliação da disciplina Práticas de Construção Civil 1, ministrada pelos professores Samir Fagury e Valter Mendonça. Nesta disciplina os alunos aprendem inicialmente as técnicas e componentes construtivos presentes no início de uma obra, desde a avaliação do nível do terreno, a marcação dos eixos construtivos da obra, indo até a elevação das alvenarias das edificações, verificando os alinhamentos verticais e horizontais.

11

Como avaliação final, os alunos devem executar, em equipe, e em escala reduzida, duas paredes com tijolos cerâmicos, e uma terceira parede com critérios de sustentabilidade. Esta última deve apresentar quesitos que, claramente, contribuam com a redução do impacto ao meio ambiente, sendo realizada uma defesa pela equipe de alunos perante os professores responsáveis pela disciplina e os demais alunos da turma.

22

Diversas idéias foram postas em práticas, desde paredes executadas com revestimento de caixa tetrapak, paredes com técnicas de taipa de mão, garrafas PET, tijolos de solo cimento, potes de vidro, chegando até em paredes executadas com revestimento cerâmico e enchimento de resíduos de construção.

33

Segundo o professor Samir Fagury, os impactos causados pela extração de matérias primas como areia, pedra, argilas, etc. para manter a cadeia produtiva da construção civil tornaram-se insustentáveis, e é importante fixar nos alunos estas propostas de mudança de atitude com relação aos processos construtivos.

O professor Samir Fagury cita ainda que, o mercado da construção civil apresenta constante necessidade de profissionais habilitados para o desempenho de funções que vão desde projetistas até ao gerenciamento de obras, seja em empresas públicas ou privadas. Nos últimos anos, o mercado do setor tem crescido consideravelmente, assim como os salários e a demanda por profissionais qualificados na área; com isso percebe-se claramente que a prática faz falta no instante de uma disputa por emprego; as disciplinas práticas do curso vêm ao encontro desta demanda.

44

O professor Valter Mendonça finaliza dizendo que, por outro lado é de suma importância que os alunos venham a conhecer e buscar desenvolver tecnologias alternativas de construção, como é o caso das paredes sustentáveis, que devem conduzir a uma redução não somente dos recursos naturais, mas também nos custos da construção civil, com redução de “ entulhos” porem com garantia de conforto e segurança estrutural  aos usuários das edificações; para se alcançar tal objetivo é importante que os projetos sejam claros, completos, bem definidos e acima de tudo, pensados e planejados de forma que no futuro nós tenhamos geração zero de resíduos de construção civil.

registrado em:
Fim do conteúdo da página