Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > Antigas > Alunos de Licenciatura em Matemática realizam atividade de extensão na Escola Dr. Eduardo
Início do conteúdo da página

Alunos de Licenciatura em Matemática realizam atividade de extensão na Escola Dr. Eduardo

Publicado: Quinta, 07 de Agosto de 2014, 13h48 | Última atualização em Quinta, 07 de Agosto de 2014, 13h48

No dia 31 de julho de 2014, alunos do curso de Licenciatura em Matemática do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) iniciaram um trabalho de pesquisa e extensão universitária em colaboração com a Escola Estadual Dr. Eduardo Correa da Costa Junior, situada na mesma cidade. Os alunos sob orientação do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira do IFSP começaram a trabalhar com equipamentos laboratoriais de física e de outras ciências que foram adquiridos para esta escola, de modo a testá-los e colocá-los à disposição para que possam ser usados didaticamente junto aos alunos do ensino médio, colaborando com a sua equipe docente e organizando roteiros didáticos com este objetivo.

Neste dia foram trabalhados equipamentos como o Gerador Eletrostático (também conhecido como Gerador de Van de Graaff), a bateria solar (que converte energia luminosa em eletricidade) e o termômetro de Galileu. O convite partiu da direção da escola estadual que viabilizou uma parceria entre as duas instituições de modo a utilizar licenciandos em formação no IFSP para refletirem sobre práticas docentes de cunho experimental que possam de fato despertar a curiosidade dos estudantes para a ciência, estruturando atividades didáticas com este objetivo.

Experiência com o gerador eletrostáticoExperiência com o gerador eletrostático

Os alunos do IFSP envolvidos neste projeto são: Gilberto Ribeiro Rafael, Gabriel Ramos Maia, João Pereira Neto, Davi José dos Santos Guimarães, Adriana de Andrade, Marieta Angélica dos Santos, Thays Garakis Poggi Pollini, Cintia Ribeiro de Jesus e Paulo Ricardo Fernandes Barbieri. A equipe de alunos contou neste dia 31-agosto com a colaboração também do aluno de engenharia da Unifesp-Santos, Gustavo Andrade.

Experiência com o Termômetro de GalileuExperiência com o Termômetro de Galileu

O grupo de alunos sob orientação do professor Ricardo pretende, durante o segundo semestre de 2014, uma vez por semana, durante o período da tarde, trabalhar nos laboratórios didáticos da Escola Estadual Dr. Eduardo de modo a pensar nas possibilidades educacionais dos equipamentos existentes, colaborando com o trabalho dos professores existentes na instituição. O projeto inicial é o de trabalhar diferentes experiências científicas a cada semana. A escola vem recebendo equipamentos de Física, Química, Biologia e Matemática para seus laboratórios e o trabalho destes licenciandos estará justamente focado no objetivo de colocar este material todo para funcionar.

Alunos do IFSP e da Unifesp presentesAlunos do IFSP e da Unifesp presentes

No dia 31 de agosto estiveram também presentes na Escola Dr. Eduardo, o diretor do IFSP-Caraguatatuba, professor João Roberto Moro, e a gerente educacional do IFSP-Caraguatatuba, professora Marta Senghi Soares. Eles conheceram as instalações dos laboratórios existentes na Escola Dr. Eduardo e se reuniram com membros da sua equipe de gestão e docentes da área: a diretora Ana Angélica de Oliveira Faria, a vice-diretora Darlene Ciciliato Menegassi, a coordenadora de Ensino Médio para a área de ciências da natureza Karina Augusto da Silva Santos e os professores de física José Bernardo e Ricardo Soares Fontinele.

Com a exceção do aluno Gilberto, que está realizando seu TCC nesta área, todos os outros alunos do IFSP envolvidos nestas atividades estão recebendo bolsas de extensão ou de iniciação científica financiadas pelo governo federal, por meio do IFSP ou do CNPq.

Professores Ricardo Plaza e Jose Bernardo com alunos do IFSPProfessores Ricardo Plaza e Jose Bernardo com alunos do IFSP

No dia 6 de agosto, os alunos do IFSP acompanhados do professor Ricardo Plaza retornaram à Escola Dr. Eduardo, onde, em colaboração com o professor José Bernardo, montaram e estruturaram experiências físicas com o trilho de ar, com a torre para medição e estudo da queda dos corpos e com o radiômetro. O comparecimento semanal, durante o segundo semestre de 2014, dos alunos e do professor Ricardo Plaza nos laboratórios da Escola Dr. Eduardo visará colaborar para o desenvolvimento de atividades didáticas de cunho experimental para os alunos do ensino médio da escola.

registrado em:
Fim do conteúdo da página