Aluna de Matemática do IFSP implementou um minicurso de xadrez na Escola Avelino
Encerrou, na tarde de terça-feira, 3 de novembro de 2015, a primeira edição do minicurso de xadrez, realizado na Escola Estadual Avelino Ferreira, de Caraguatatuba, como parte do projeto de iniciação científica “Abordagens interdisciplinares para o ensino da matemática utilizando o xadrez como ferramenta didática”, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), câmpus de Caraguatatuba.
Estudantes da escola Avelino com licenciandos em matemática no encerramento do minicurso de xadrez
Este minicurso de xadrez foi ministrado pela estudante do curso de licenciatura em matemática e bolsista de iniciação científica, Adriana de Andrade, sob a orientação do Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira. Ele foi realizado nas tardes das terças-feiras, no período de 15/09/2015 até 03/11/2015, totalizando uma carga horária de 20 horas. No total se inscreveram 23 alunos de ensino médio, mas, no encerramento estiveram presentes 10 participantes, e os “vencedores” do torneio que ocorreu neste último dia, foram os estudantes Gustavo Marques e Luis Ricardo Severo.
Gustavo Marques, campeão do grupo A, e Luis Ricardo Severo, campeão do grupo B, com Adriana
Na categoria do grupo A, Gustavo demonstrou seu favoritismo liderando de ponta a ponta. Com três vitórias chegou ao título e recebeu como premiação uma medalha, um certificado e o troféu de campeão (ouro). Na categoria do grupo B, o estudante Luis Ricardo, que aprendeu a jogar no minicurso, acabou sendo a surpresa da competição. Fez um torneio consistente, superou os favoritos e também terminou de forma invicta, recebendo o troféu de campeão (prata).
O diretor do IFSP-Caraguatatuba que também é enxadrista, apoiou o projeto e recebeu uma medalha da licencianda Adriana.
Professor Ricardo e Adriana no momento da entrega da medalha para professor Nelson Alves Pinto
Da mesma forma, o coordenador do curso de Licenciatura em Matemática e do Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), Prof. Me. Luis Américo Monteiro Junior, também recebeu uma medalha da licencianda Adriana, pelo seu empenho que foi decisivo para o sucesso do minicurso, inclusive estimulando os bolsistas do programa Pibid que atuam na Escola Avelino a colaborarem com a sua implantação.
Professor Ricardo e Adriana entregam uma medalha para o professor Luis Américo Monteiro Junior
O sistema de disputa levou à divisão dos alunos em dois grupos (A e B) e baseou-se na força de jogo demonstrada em cada rodada (número de pontos) para fazer o emparceiramento de jogadores, que buscaram um maior número de pontos obtidos, a partir das vitórias e derrotas, sagrando-se vencedor aquele que tivesse mais pontos ganhos. Mas na premiação, foram entregues para todos os alunos um certificado e uma medalha; além disso, para cada campeão do grupo A e do grupo B, foi entregue também um troféu. Todos os alunos que participaram do minicurso de xadrez estão de parabéns: eles são estudantes das turmas de ensino médio do período matutino que iam à escola no período vespertino para terem as aulas de xadrez.
O professor Francisco Leitão de Oliveira Neto, docente e supervisor do programa Pibid na Escola Avelino, foi um entusiasta do minicurso de xadrez desde o início, incentivou seus alunos a participarem dele e relatou que pode constatar uma nítida melhoria no desempenho destes alunos nas aulas de matemática. Da mesma forma, foi fundamental o apoio dos licenciandos em matemática que participam dos processos educativos da Escola Avelino como bolsistas do Pibid, com bolsas custeadas por recursos do governo federal: Adriana Cavarzere Taveira da Silva, Ivanilda Sena Olegário e Vinicius Bispo dos Santos.
Dois alunos em momento de concentração durante um jogo do minicurso de xadrez
Na avaliação feita pelos alunos no último dia de aula, foi solicitado a cada um que preenchesse uma pesquisa sobre o xadrez e os efeitos do minicurso sobre a vida deles. Foram unânimes as respostas que apontaram o xadrez como um grande facilitador para o desenvolvimento do raciocínio lógico. Dos dez alunos que responderam o questionário, oito deles relataram que manterão contato para continuar jogando o xadrez após o termino do minicurso. Também estiveram muito presentes respostas como: “fiquei mais paciente”; “fiquei mais concentrado”; “consigo respeitar melhor o próximo”; “tenho mais estratégia”. Essas respostas indicam que o xadrez estimula capacidades importantes para o desenvolvimento cognitivo por meio de um processo dinâmico que é capaz de provocar mudanças e estabelecer táticas cooperativas, dialógicas e interativas. Deste modo, analisando os diversos momentos da pesquisa científica, é possível concluir que, do ponto de vista pedagógico, o jogo de xadrez é uma importante ferramenta pedagógica que pode ajudar bastante no desenvolvimento da relação ensino-aprendizagem nas escolas de educação básica.
A estudante Adriana de Andrade foi contemplada com uma bolsa de iniciação científica custeada pelo IFSP para implementar as ações do seu projeto de pesquisa.
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