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História da Ciência

Webconferência tratou do estudo histórico das práticas científicas

Publicado: Segunda, 17 de Outubro de 2022, 17h49 | Última atualização em Segunda, 17 de Outubro de 2022, 17h51

Em 14 de outubro de 2022, sexta-feira, a partir das 16h, ocorreu uma atividade de extensão e de divulgação científica, de modo virtual, na forma de webconferência, intitulada “O que podemos aprender sobre as ciências a partir do estudo histórico das práticas científicas?”, que teve como conferencistas a Profa. Dra. Andreia Guerra e Profa. Dra. Priscila do Amaral. Essa atividade foi organizada pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do campus Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e pelo estudante Rodrigo de Siqueira Bicudo, contando com o apoio das estudantes Thamiris Pacheco dos Santos e Kamily da Silva Xavier. No IFSP-Caraguatatuba, Thamiris é estudante do curso de Licenciatura em Matemática, enquanto Kamily e Rodrigo são estudantes do curso de Licenciatura em Física. Rodrigo é bolsista do projeto de pesquisa de iniciação científica “Alfabetização científica, aprimoramento da percepção pública da ciência e o papel de atividades educacionais e de divulgação científica”, fomentado pela FAPESP e sob a orientação do professor Ricardo Plaza. Esta webconferência foi organizada no âmbito do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”, que conta com Thamiris e Kamily como bolsistas e é coordenado pelo professor Ricardo Plaza. Essa atividade foi realizada com transmissão simultânea pelo canal “Debate Consciência” do YouTube e sua gravação, com duração de cerca de 1 hora e 45 minutos, pode ser assistida no link. Essa foi uma ação promovida com o apoio do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.

 Imagem 1 Professoras Priscila do Amaral e Andreia GuerraImagem 1 Professoras Priscila do Amaral e Andreia Guerra

A professora Andreia Guerra de Moraes é Licenciada em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1986, com mestrado em Difusão de Ciência e Tecnologia na Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1993 e doutorado em História e Filosofia da Ciência na Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2002. É professora e pesquisadora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Celso Suckow da Fonseca – RJ e foi coautora das coleções “Breve História da Ciência Moderna” (Editora Zahar) e “Ciência no Tempo” (Editora Atual). Entre 2019 e 2022, foi presidente do “International History, Philosophy and Science Teaching Group” – IHPST (link). Atua junto ao grupo de pesquisa “Núcleo de Investigação em Ensino, História da Ciência e Cultura” - NIEHCC (link). Estuda as relações entre história, cultura e ciências, buscando compreender questões referentes à educação científica e formação de professores contemporâneas, orientando teses e dissertações nesses campos. As suas áreas de investigação são: História, Filosofia e Sociologia das ciências, História Cultural da Ciência, educação científica e formação de professores.

Por sua vez, a professora Priscila do Amaral é Graduada no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e professora da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro desde 2009. Foi bolsista de Iniciação Científica da Unidade Multidisciplinar de Genômica do Estado do Rio de Janeiro, no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde participou de projeto relacionado a análise proteômica e genômica de bactérias patogênicas. É especialista em Educação Ambiental pela Universidade Cândido Mendes e em Ensino de Ciências pelo Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ. É mestra e doutora em Ciência, Tecnologia e Educação no CEFET/RJ na linha de pesquisa em História e Filosofia da Ciência e da Tecnologia aplicada ao Ensino. Seus temas de pesquisa de interesse são: Ensino de Ciências, História e Filosofia das Ciências aplicadas ao Ensino, História Cultural das Ciências, Abordagens Culturais da Ciência na Educação.

 Imagem 2 – Ricardo, Priscila, Andreia, Thamiris, Kamily e RodrigoImagem 2 – Ricardo, Priscila, Andreia, Thamiris, Kamily e Rodrigo

A equipe que organizou esta atividade agradece muito as professoras Andreia e Priscila por terem aceitado o convite feito pelo estudante Rodrigo para que realizassem essa webconferência de modo a compartilharem os seus conhecimentos com os interessados que participaram da ação e assistiram à apresentação.

Imagem 3 – Slide inicial apresentado pela professora AndreiaImagem 3 – Slide inicial apresentado pela professora Andreia

No início da webconferência, o professor Ricardo e os estudantes Thamiris, Kamily e Rodrigo se apresentaram e foi explicado o modo como a atividade iria transcorrer. Em seguida, as professoras Andreia e Priscila foram apresentadas por Rodrigo e a professora Andreia começou a conferência.

Imagem 4 – Slide sobre o processo de construção da ciência modernaImagem 4 – Slide sobre o processo de construção da ciência moderna

A professora Andreia inicialmente explicou que a webconferência estava dividida em 5 partes: 1. De onde falamos? 2. Por que ensinar ciências na contemporaneidade? 3. Discutindo uma vertente historiográfica. 4. Um estudo de caso: a prática da dissecação nos séculos XVI e XVII. 5. Considerações Finais. Um ponto destacado pela professora Andreia em sua explanação foi o fato de que na educação o processo de construção da ciência moderna precisa ser discutido e não apenas os seus produtos; assim, o ensino de ciências precisa ser dialógico e, portanto, contextual. Foi lembrado também que a ciência moderna foi construída sob a tríade do capitalismo, do colonialismo e do patriarcado.

Imagem 5 – Slide sobre o estudo do corpo humanoImagem 5 – Slide sobre o estudo do corpo humano

Após a apresentação inicial feita pela professora Andreia, a professora Priscila discorreu sobre aspectos da história da ciência relacionados ao estudo do corpo humano e à prática da dissecação nos séculos XVI e XVII. Ela comentou a respeito dos trabalhos de Galeno e de Harvey (neste último caso, no que tange ao estudo da circulação do sangue no corpo humano) e lembrou da importância para a anatomia moderna dos trabalhos desenvolvidos por Andreas Vesalius, particularmente de seu livro “Tratado de Anatomia”.

Imagem 6 – Slide sobre a abertura dos corposImagem 6 – Slide sobre a abertura dos corpos

Diversas reflexões, comentários e perguntas foram feitos pelos participantes dessa atividade, por meio do chat da transmissão que ocorreu pelo YouTube.

Outras atividades de extensão, ensino e pesquisa, realizadas pela equipe de orientados pelo professor Ricardo Plaza desde agosto de 2020 foram gravadas e os seus vídeos se encontram disponíveis para serem assistidos no canal “Debate Consciência” do YouTube no link.

O objetivo dessa atividade foi o de colaborar para disseminar o conhecimento e a cultura, usando a internet como recurso. A equipe envolvida nesta ação agradece muito às pessoas que divulgaram e participaram ativamente dela, inclusive por meio da realização de perguntas e reflexões pelo chat do YouTube. Sugestões para temas de futuras ações são bem-vindas e podem ser feitas para qualquer um dos membros da equipe ou diretamente para o professor Ricardo Plaza.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

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