Webconferência da professora Angela Olinto versou sobre as mulheres na Astrofísica
Em 10 de dezembro de 2021, sexta-feira, a partir das 19h, ocorreu uma atividade de extensão, de forma virtual, sobre o tema “Mulheres na Astrofísica”, que teve como conferencista a Profa. Dra. Angela Villela Olinto, docente e atual Reitora de Ciências Físicas da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos. Essa atividade foi organizada pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do campus Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), e pelas estudantes Jessica Pedrosa Bocalini, Nicoli Rocha Santos e Izabella Chemello Bersani de Souza, e contou com o apoio também dos estudantes Vinicius Carvalho Rosa, Giovanni Dedonatti e Bruna Souza de Medeiros Nunes. Jessica, Nicoli, Giovanni e Bruna são alunos do curso de Licenciatura em Física, Izabella é aluna do curso de Licenciatura em Matemática e Vinicius é aluno do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba. A atividade contou ainda com a participação da Profa. Dra. Regina Thaíse Ferreira Bento, docente de matemática do IFSP-Caraguatatuba. Essa atividade foi realizada com transmissão simultânea pelo YouTube e sua gravação, com duração de cerca de 1 hora e 44 minutos, pode ser assistida no link <https://youtu.be/b1IGK6uTluA>. Essa foi uma webconferência promovida pelo Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.
A professora Angela realizada pesquisas na área da física de astropartículas e é professora da Universidade de Chicago, instituição na qual é Reitora (“Dean”) de Ciências Físicas. Seu trabalho se concentra na compreensão da origem dos raios cósmicos, raios gama e neutrinos de alta energia. Ela formou-se em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 1981 e recebeu seu Ph.D. em física pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (M.I.T.), nos Estados Unidos, em 1987. Após o doutorado, ela ingressou no Grupo de Astrofísica Teórica do Fermilab, em um Pós-Doutorado. Do Fermilab, Olinto mudou-se para a Universidade de Chicago, onde se tornou a primeira mulher a atuar como professora no Departamento de Astronomia e Astrofísica. Em 2021, Angela passou a integrar a Academia Americana de Artes e Ciências e a Academia Nacional de Ciências.
Jessica, Nicoli e Izabella são orientadas pelo professor Ricardo Plaza no âmbito do projeto de extensão “Meninas Cientistas Interdisciplinares” (Nicoli e Izabella como bolsistas e Jessica como voluntária), enquanto Giovanni e Bruna são bolsistas do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”, também coordenado pelo professor Ricardo Plaza. Vinicius por sua vez foi orientado entre março e novembro de 2021 pelo professor Ricardo Plaza no projeto de pesquisa de iniciação científica “Astrofísica e Computação: Interfaces e possibilidades para a Educação Científica”, com bolsa PIBIFSP.
A equipe que organizou o evento agradece muito a professora Angela por ter aceitado realizar generosamente essa web-conferência e compartilhar os seus conhecimentos com todos os interessados que participaram da ação. O convite inicial para a professora Angela ministrar essa conferência foi feito por e-mail pela licencianda em física Jessica.
No início da web-conferência, o professor Ricardo Plaza apresentou a atividade explicou o modo como ela iria transcorrer. Durante a atividade foi lembrada a importância da realização de eventos como este, sobretudo para combater preconceitos e estereótipos associados a gênero.
A apresentação da professora Angela foi intitulada “Mulheres na Astrofísica: Inspiradas por muitas dimensões”. De início, após mencionar acerca da vida da física Marie Curie, foi citada a astrônoma Carole Herschel (“Inspirada pelo poder dos telescópios”) e explicado um pouco acerca do “Giant Magellan Telescope” - GMT (“Telescópio Gigante de Magalhães”) um telescópio que usará 7dos maiores espelhos ópticos já feitos e que está se localizará nos Andes Chilenos e está sendo construído com a participação da Universidade de Chicago e com recursos do Estado de São Paulo, por meio de financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Mais informações sobre o GMT (em português) podem ser obtidas no link <https://www.gmt.iag.usp.br/>.
Na sequência, a professora Angela tratou acerca da física Lise Meitner (“Inspirada pelo mundo subatômico e pelo poder dos microscópios”), aproveitando o contexto para explicar um pouco acerca do “Large Hadron Collider” - LHC (“Grande Colisor de Hadrons”), o maior acelerador de partículas em funcionamento atualmente e que se localiza próximo à cidade de Genebra, na fronteira da Suíça com a França. Mais informações sobre o LHC (em inglês) podem ser obtidas no link <http://home.cern/science/accelerators/large-hadron-collider>.
Uma outra física que foi destacada na apresentação da professora Angela foi Vera Rubin, uma astrônoma que realizou um trabalho pioneiro acerca da velocidade de rotação das estrelas de galáxias espirais em torno do centro galáctico, o que se tornou uma das principais evidências acerca da existência de matéria escura.
Muitas reflexões e perguntas foram feitas pelos participantes dessa ação, por meio do chat da transmissão que ocorreu pelo YouTube. Algumas das reflexões e perguntas colocadas no chat foram lidas e debatidas durante o evento.
Outras atividades de extensão, ensino e pesquisa, realizadas pela equipe de orientados pelo professor Ricardo Plaza desde agosto de 2020 foram gravadas e os seus vídeos se encontram disponíveis para serem assistidos no canal “Debate Consciência” do YouTube no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>.
O objetivo dessa atividade foi o de colaborar para disseminar o conhecimento, usando a internet como recurso, devido à pandemia de COVID-19. A equipe envolvida nesta ação agradece muito às pessoas que divulgaram e participaram ativamente dela, inclusive por meio da realização de perguntas e reflexões pelo chat do YouTube. Sugestões para temas de futuras ações são bem-vindas e podem ser feitas para qualquer um dos membros da equipe ou diretamente para o professor Ricardo Plaza.
Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira
Redes Sociais